Partilhar

Como cozinhar no lava-louças

Como cozinhar no lava-louças

Cozinhar no lava-louças se tornou uma tendência nos lares, ainda que há anos cozinhar em temperatura baixa fosse um procedimento habitual entre os chefs. Se você tem em casa este eletrodoméstico, é quase certeza que você pensa que é uma boa ideia aproveitar a lavagem de alguns utensílios para cozinhar verduras, carnes, peixes e até sobremesas sem o mínimo esforço e poupando em recursos. Se isto é exatamente o que você tem em mente, em umComo.com.br damos a você alguns conselhos úteis para que descubra como cozinhar no lava-louças.

Também lhe pode interessar: Como cozinhar mandioca

Cozinhar no lava-louças: temperatura e programa

Ao contrário de outros métodos de cozimento como o forno, ao cozinhar no lava-louças está sujeito ao tipo de programa com que seu eletrodoméstico conta. Abordaremos pois as três temperaturas/programas mais comuns nos lava-louças regulares junto com o tipo de alimentos adequados para cada programa:

  • 50ºC: este costuma ser o programa ecológico, nele poderá cozinhar carnes, peixes, mariscos e ovos.
  • 60ºC ou 65ºC: um programa rápido de maior temperatura com o qual também poderá cozinhar carnes, peixes, mariscos e ovos.
  • 75ºC: este programa de longa duração é ideal para cozinhar alimentos mais duros e fibrosos como os vegetais ou as frutas.
Como cozinhar no lava-louças - Cozinhar no lava-louças: temperatura e programa

Cozinhar no lava-louças: tipo de embalagens a usar

No lava-louças há restos de comida, sujeira e sabão, por isso para cozinhar aproveitando o calor da água deste eletrodoméstico é fundamental escolher a embalagem apropriada. Esta técnica deve ser realizada com embalagens herméticas de vidro que se fechem perfeitamente.

Não são adequadas as embalagens de plástico que usamos regularmente para guardar a comida, e nem aqueles de vidro com tampa plástica.

Se você tem em casa uma máquina para embalar a vácuo, também pode utilizar este tipo de empacotamento para cozinhar no lava-louças; só deverá se certificar que os que compra são também aptos para o cozimento e não apenas para conservar os alimentos.

Como cozinhar no lava-louças - Cozinhar no lava-louças: tipo de embalagens a usar

Cozinhar no lava-louças: a higiene

Quando cozinhamos de forma tradicional temos uma vantagem: as altas temperaturas acabam com uma grande parte das bactérias que possam estar presentes nos ingredientes. No entanto, ao cozinhar no lava-louças com temperaturas baixas, esta propriedade não está garantida, por isso é muito importante ter em conta algumas medidas de higiene na hora de preparar as refeições:

  • Certifique-se de que a superfície que usa para cortar, bem como as facas e panos que usar, estejam completamente limpos.
  • Lave muito bem as verduras e vegetais antes de guardar na embalagem hermética.
  • Sempre congele o peixe antes de cozinhar, desta forma prevenirá o contágio de anisaquíase.
  • Utilize frascos perfeitamente limpos e previamente esterilizados para garantir uma melhor qualidade dos alimentos e uma boa higiene.
Como cozinhar no lava-louças - Cozinhar no lava-louças: a higiene

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cozinhar no lava-louças, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário sobre Como cozinhar no lava-louças

Como cozinhar no lava-louças
1 de 4
Como cozinhar no lava-louças

Voltar ao topo da página