Como cozinhar navalhas

Como cozinhar navalhas
Imagem: cocinasintonterias.blogspot.com

A navalha é um dos moluscos mais deliciosos que podemos encontrar, muito rica em minerais, como o cálcio, o iodo e o magnésio, sendo um ingrediente ideal quando desejamos desfrutar de um marisco delicioso e simples de comer. No entanto, nem sempre sabemos como prepará-las em casa. Por isso, em umComo, explicamos as formas mais tradicionais para que descubra como cozinhar navalhas e desfrutar delas ao máximo em sua casa.

Cozinhar navalhas na chapa

A forma mais tradicional de cozinhar e comer navalhas é na chapa, uma receita muito simples de preparar e muito deliciosa.

É conveniente usar uma chapa ou frigideira antiaderente para obter os melhores resultados. Coloque a chapa ou frigideira para esquentar e adicione algumas gotas de azeite de oliva e um pouco de sal, de preferência grosso.

Quando estiver quente, coloque as navalhas na chapa com a parte carnuda para baixo para cozinhar. Observe o tempo de cozimento, pois as navalhas só precisam de um minuto de cozimento. Se exceder esse tempo, o marisco ficará duro.

Podem ser servidas desta forma ou com um molho à base de alho, salsa e azeite de oliva preparado misturando-se um ou meio dente de alho a um punhado de salsa e azeite de oliva. Bata no liquidificador ou batedeira, acrescente uma pitada de sal e, em seguida, espalhe sobre as navalhas. Delicioso!

Imagem: cocinayrecetas.hola.com

Cozinhar navalhas no vapor

Se procura uma forma mais rápida e simples de desfrutar deste marisco, pode optar por cozinhar navalhas no vapor, uma receita que pode ser feita, inclusive, sem panela a vapor.

Basta esquentar em uma panela um copo de água e acrescentar as navalhas. Tampe a panela e deixe-as cozinhar com o vapor. Você saberá que estão prontas da mesma forma que ocorre com os moluscos, como os mexilhões, quando a sua concha abrir, já poderá apagar o fogo e servir.

Imagem: pescaderiascorunesas.es

Os melhores acompanhamentos

Ainda que haja quem prefira desfrutar das navalhas apenas com um pouco de sal, os melhores acompanhantes destes moluscos são o azeite de oliva e o limão, por isso nunca os deixe faltar em sua mesa no momento de cozinhar navalhas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cozinhar navalhas, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.