Como cozinhar mandioca

Como cozinhar mandioca
Imagem: survivalinternational.de

A mandioca é um dos tubérculos mais populares da cozinha latina, mas seu consumo também se espalhou para países africanos e asiáticos. Trata-se de uma alternativa deliciosa e muito nutritiva que serve de acompanhamento e também de ingrediente principal para elaborar diversos aperitivos. São muitas as opções para desfrutar dela, por isso em umComo.com.br explicamos a você como cozinhar mandioca, quer experimentar?

Cozinhar mandioca frita

A mandioca frita é uma das apresentações mais comuns deste alimento. Como a mandioca é um tubérculo parecido com a batata mas com uma consistência mais suave e uma textura mais de farinha, é ideal para fritar.

Você só tem que descascar, lavar, cortar em palitos da espessura que preferir e fritar em óleo quente abundante. Você pode servir como aperitivo, junto com o molho de sua preferência (o de abacate é muito popular), ou como acompanhamento de carnes e peixes.

Cozinhar mandioca fervida

A mandioca fervida é a forma mais clássica de cozinhar e apresentar este alimento e é igualmente deliciosa. Para elaborá-la você precisa descascar e lavar a mandioca, cortá-la ao meio e depois se quiser, dividir em pedaços menores.

Coloque a mandioca em uma panela com água fervendo, adicionando previamente o sal e deixando cozinhar. Lembre-se que a mandioca pode ser um pouco dura e demorar um tempo para cozinhar e ficar macia. Também é possível que alguns pedaços cozinhem mais rápido do que outros, neste caso vá tirando os mais molezinhos primeiro e deixe cozinhar os outros mais tempo.

Se acrescentar a este prato um pouco de alho e salsinha picada, você conseguirá uma mandioca deliciosa.

Chips de mandioca

Para quem procura uma alternativa diferente aos clássicos chips de batata, a mandioca é um ingrediente ideal. Da mesma forma que cortamos a batata em rodelas muito finas para depois fritar, faremos o mesmo com a mandioca mas em tiras, respeitando sua forma alongada. Jogue no óleo quente e vigie para não queimar. Ao tirar do óleo podemos acrescentar sal e, se gostar, um pouco de alho em pó.

Esta forma de cozinhar mandioca é ideal para acompanhar com hambúrguer ou lanches.

Outras receitas com mandioca

Também é possível usar este ingrediente para a preparação de outras receitas, por exemplo bolinhos de mandioca ou croquetes de mandioca. São pratos um pouco mais elaborados mas igualmente deliciosos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cozinhar mandioca, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.