Partilhar

Como cozinhar de forma saudável

Como cozinhar de forma saudável

Comer de forma saudável e equilibrada é uma das melhores formas de cuidar da nossa saúde. No entanto, muitas pessoas associam o conceito de cozinha saudável com comida chata ou sem sabor, quando na verdade se trata fundamentalmente de prestar atenção na forma em que preparamos os alimentos para manter seu sabor sem ganhar muitas calorias. Se estiver pronto para se unir a uma vida mais saudável, em umComo.com.br oferecemos alguns truques para que descubra como cozinhar de forma saudável sem sacrificar o sabor das suas comidas.

Passos a seguir:
1

O primeiro passo para cozinhar de forma saudável e manter uma alimentação mais equilibrada é planejar nossas refeições, evitando cair constantemente na armadilha dos alimentos rápidos ou preparados que, normalmente, vêm cheios de calorias e com menos nutrientes dos que deveriam.

Fazer um menu diário ou semanal com antecedência permite a você preparar suas refeições de forma bem mais saudável, pois antes já saberá o que deve comprar e quanto tempo precisa para preparar o que quiser.

2

Para cozinhar de forma saudável você deve saber como escolher os alimentos, pois uma "matéria prima" de qualidade traz como resultado um prato bem mais saudável. Por isso recomendamos a você considerar estes conselhos:

  • Sempre, sempre e sempre, prefira os alimentos frescos em vez dos enlatados, congelados ou em conserva. Isto inclui os vegetais, frutas, peixes e carnes. Este tipo de preparações sacrificam os nutrientes dos alimentos e acrescentam outro tipo de substâncias como conservantes, que é melhor não ingerir.
  • Na hora de comprar carne prefira sempre as magras, com menos quantidade de gordura, pois são bem mais saudáveis. Normalmente custam um pouco mais, mas o investimento vale a pena.
  • Escolha alimentos da época, desta forma garante sua frescura e melhor preço.
  • Atenção com o conteúdo de gordura e de açúcar nos alimentos empacotados que consome; escolha sempre as versões mais leves e com menos açúcar e conseguirá pratos bem mais saudáveis.
  • Evite os alimentos desidratados, pois costumam conter grande quantidade de sal e aditivos químicos.
  • Considere estas recomendações na hora de comprar: não é o mesmo aspargo fresco do que congelado, não é a mesma coisa comprar um pacote de vegetais prontos na grelha do que fazer você mesmo em casa. É claro que estes produtos são práticos, mas se a meta for cozinhar de forma saudável, nada melhor do que produtos frescos e caseiros.
3

Na hora de cozinhar de forma saudável, o método de preparação dos alimentos é fundamental, sendo o segundo passo que devemos seguir para melhorar nossa alimentação; por isso convidamos você a experimentar:

  • As carnes e peixes na grelha são uma excelente e saudável opção. Ficam suculentos e permitem a incorporação de temperos, além de ser uma forma de cozinhar muito rápida.
  • Os alimentos assados são outra alternativa deliciosa e saudável com uma vantagem importante: permitem economizar tempo, pois simplesmente colocamos no forno vigiando o tempo e podemos, ao mesmo tempo, fazer outras tarefas.
  • Quando se trata de vegetais, não há nada melhor do que refogar com uma colher de chá de azeite de oliva em uma frigideira ou wok antiaderente. Uma forma deliciosa e muito saudável de prepará-los.
  • Os peixes e vegetais ao vapor ou fervidos também são boas alternativas que nos permitem cozinhar de forma saudável sem investir muito tempo.
4

Comer saudável também inclui saber como temperar nossos alimentos sem exagerar. É possível substituir o sal na hora de cozinhar para manter uma dieta mais saudável, eliminando assim alguns hábitos que podem ser nocivos; por isso, recomendamos a você:

  • Usar o sal com cuidado, e ao invés dele, incluir ervas aromáticas que dão um sabor incrível aos seus pratos sem afetar o coração.
  • Usar sempre azeite de oliva em vez de qualquer outro azeite.
  • Evitar o uso de cremes ou temperos pesados para cozinhar. Prefira, ao invés disso, os molhos mais leves.
  • Use o azeite de forma prudente e sem exagerar.
5

Por último, existem algumas coisas que devemos evitar se nossa meta for cozinhar de forma saudável:

  • Consumir muitos alimentos enlatados, desidratados, congelados ou empacotados. Prefira o fresco.
  • Limite a preparação de alimentos fritos.
  • Preste atenção ao uso de molhos muito calóricos, cremes, muito sal ou açúcar.

Por último, convidamos você a ver e considerar a pirâmide alimentar, que indica em que quantidade é conveniente consumir os alimentos da nossa dieta diária, assim poderá cozinhar porções mais saudáveis e benéficas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cozinhar de forma saudável, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário sobre Como cozinhar de forma saudável

Como cozinhar de forma saudável
Como cozinhar de forma saudável

Voltar ao topo da página