Como cozinhar carne congelada

Como cozinhar carne congelada
Imagem: agricolaboccea.it

Apesar de que o ideal é sempre descongelar a carne antes de a cozinhar, para garantir que o alimento seja preservado da forma adequada até ao momento da preparação, muitas vezes pode ser que por esquecimento ou por falta de tempo tenhamos a necessidade de cozinhar a carne congelada. Então como fazer para não danificar o alimento e obter um prato igualmente delicioso? Em umComo.com.br explicamos como cozinhar carne congelada.

Passos a seguir:
1

O primeiro que deve ter em consideração é que ao cozinhar a carne congelada é possível que se perca grande parte do seu líquido e umidade, sendo necessário escolher uma forma de preparação que permita manter a umidade da mesma: recomenda-se usar molhos ou legumes que ajudem a deixar a peça suculenta e deliciosa.

É possível cozinhar qualquer tipo de carne congelada sempre que siga algumas recomendações básicas para obter os melhores resultados.

2

Da mesma forma, a temperatura de cozimento nunca deve ser muito alta, pois corremos o risco de que o interior fique cru e o exterior cozido ou queimado. É por isso que ao cozinhar carne congelada você deve diminuir um pouco a temperatura sugerida na receita ou a que costuma usar para elaborar este prato.

Por exemplo, suponhamos que está cozinhando um lombo de porco que deve ser feito a 200ºC: neste caso a recomendação seria cozinhar a 180ºC ou 170ºC para assegurar um bom resultado.

3

Outro truque para cozinhar carne congelada e que fique perfeita é ajustar o tempo de cozimento. O recomendável é acrescentar à receita 50% do tempo sugerido para a preparação, pois este tempo é calculado normalmente para a carne fresca ou descongelada adequadamente.

Sendo assim, se estamos preparando um prato de carne de panela que normalmente demora 1 hora a ser feito, ao ter a carne congelada é recomendável acrescentar mais 30 minutos para evitar que a mesma fique crua.

4

Também é possível descongelar um pouco a carne antes e evitar longos períodos de cozimento. A melhor forma de fazer isso é colocar a porção de carne em água fria e deixá-la ali por alguns minutos para que descongele de forma parcial, deste modo demorará menos a preparar.

5

Um truque que ajudará você a cozinhar a carne congelada mais rápido é reduzir o tamanho das porções para que cozinhe mais rápido. Isto é útil principalmente quando pretendemos preparar grandes peças de carne no forno ou na grelha.

Lembre-se que é sempre recomendável ter a certeza de que a carne está realmente bem cozinhada antes de consumir, para garantir sua saúde.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cozinhar carne congelada, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.