Como cozinhar aspargos no vapor

Como cozinhar aspargos no vapor

Aprender a cozinhar aspargos no vapor é fácil, requer poucos ingredientes e leva só uns minutos. Os aspargos ao vapor são um alimento super saudável e cozido de uma forma que mantém todo o gosto e propriedades do aspargo. Estes aspargos são perfeitos para acompanhar pratos como carne na brasa ou salmão no forno.

Vai precisar de:
  • Aspargos (pelo menos 10)
  • 3-4 colheres de sopa de manteiga ou azeite de oliva
  • Sal
  • Pimenta preta
  • Especiarias a gosto, tais como sal de alho ou cominho
  • Papel de alumínio
  • Tábua de cortar
Passos a seguir:
1

Coloque um pedaço de papel de alumínio de forma quadrada, e de uns 30 cm de lado, sobre uma mesa. Coloque uma colher de sopa de manteiga no centro da folha (ou aproximadamente a mesma quantidade de azeite de oliva, o que preferir).

2

Lave bem os aspargos (se não forem orgânicos). Escorra o excesso de água e leve-os à tábua de cortar. Corte aproximadamente três centímetros da parte inferior de cada unidade. Certifique-se de que elimina os extremos brancos e duros de cada uma das unidades.

3

Coloque os aspargos cortados no papel alumínio, sobre a manteiga ou azeite de oliva, no centro deste. Tempere com sal e pimenta preta. Para 10 unidades, utilize uma pitada de pimenta preta e duas pitadas de sal. você também pode acrescentar outras especiarias neste momento; saiba que o aspargo absorve bem a maioria dos sabores. É delicioso com tudo, do cominho ao alho, tomilho ou orégano. Se você estiver utilizando manteiga, corte duas ou três colheres de sopa de manteiga e divida-a em pequenos quadrados. Acrescente-os na parte superior dos aspargos temperados e de maneira espalhada. Se você estiver utilizando azeite, passe mais algumas colheres nos aspargos.

4

Segure os extremos do quadrado de alumínio e dobre em forma de pacote. Pode deixar uma pequena abertura, mas que não seja muito grande.

5

Coloque o pacote de papel de alumínio na grelha, longe do centro, onde o calor é maior. Para aspargos mais firmes, cozinhe durante uns 4-6 minutos. Se o que deseja são aspargos mais moles, cozinhe os aspargos no vapor durante uns 7-9 minutos.

6

Pode utilizar o pegador da grelha para agitar o pacote enquanto cozinha, o que ajuda a manteiga ou o azeite a juntarem-se melhor com as especiarias. Retire do fogo e sirva os aspargos ao vapor.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cozinhar aspargos no vapor, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Conselhos
  • Cozinhar os aspargos ao vapor é a forma mais saudável de comê-los