Como cozinhar a quinoa

Como cozinhar a quinoa
Imagem: tuboticarosa.com

Apesar de ter uma antiguidade de mais de 5000 anos, atualmente a quinoa converteu-se em um alimento da moda devido aos seus muitos benefícios. Este vegetal é um excelente aliado para a saúde de nosso coração e nosso corpo em geral, fornecendo aminoácidos essenciais, fibra, proteína e gorduras favoráveis que o convertem em uma grande alternativa alimentar, também usada habitualmente para a perda de peso. Se deseja incluí-la em sua dieta, em umComo.com.br explicamos como cozinhar a quinoa.

Passos a seguir:
1

A quinoa é um vegetal que não pertence aos cereais, no entanto devido ao seu conteúdo de amido e sua aparência, ela tem sido considerada popularmente como um cereal, por isso sua preparação é muito similar à de outros cereais.

2

Primeiro, antes de cozinhar a quinoa, lave-a muito bem, caso contrário o sabor do grão será amargo e desagradável. Neste processo, você deve ser muito minucioso para obter os melhores resultados; para conseguir isso, convidamos você a consultar nosso artigo sobre como lavar a quinoa.

Imagem: verema.com
3

Quanto à aparência e rendimento, a quinoa é muito similar ao cuscus. Uma xícara de quinoa sem preparar rende três xícaras do produto preparado.

Para cada xícara de quinoa você precisará de duas de líquido e seu tempo de cozimento é bastante rápido, em 20 minutos poderá desfrutar de uma xícara de quinoa cozida.

4

Em sua preparação a quinoa é muito similar aos cereais como o arroz ou o cuscus.

Depois de lavá-la muito bem, coloque uma xícara de quinoa em uma panela com uma colher de sopa de azeite de oliva previamente quente. Mexa a quinoa durante 2 minutos ou até que toda a água seja bem absorvida.

Depois adicione as duas xícaras de líquido. Pode ser duas xícaras de água, mas se deseja que a quinoa fique mais saborosa, o mais conveniente é adicionar caldo de verduras ou de frango. Acrescente 1/4 de colher pequena de sal, tampe e deixe cozinhar em fogo baixo por 15 minutos, mexendo de vez em quando. Depois deste tempo sua quinoa estará pronta.

Imagem: respuestario.com
5

Uma boa alternativa para cozinhar a quinoa e dar-lhe um toque bem mais suculento é realizar o mesmo passo anterior, mas adicionando especiarias ou vegetais à mistura. O alho cortado, a cebola, os pimentões, o alho-poró, o brócoli ou a abóbora são excelentes alternativas para preparar uma quinoa deliciosa e saudável.

6

Outra forma de servir a quinoa é como salada. Cozinhe-a como indicamos no passo 4 e, uma vez que esteja fria, misture-a com vegetais frescos como o tomate, pimentão, cebola, alcachofra, entre outros, acrescente o complemento de sua preferência e a sirva em uma deliciosa e saudável salada.

Veja também: Como fazer farinha de quinoa

Imagem: quinua.pe

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cozinhar a quinoa, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.