Como cortar o atum para o sushi

Como cortar o atum para o sushi
Imagem: dolcetriz.com

O sushi converteu-se em uma das alternativas mais populares, uma vez que, apesar de se tratar de uma parte fundamental da gastronomia japonesa, com o tempo está cada vez mais presente na cultura ocidental. E com os conhecimentos adequados, é possível fazer sushi em casa e obter peças tão deliciosas como as de qualquer restaurante. Quer preparar sashimi ou um rolo de atum e não sabe por onde começar? Em umComo.com.br vamos explicar como cortar o atum para o sushi.

Passos a seguir:
1

Para começar, é fundamental escolher a peça de atum adequada para fazer sushi e sashimi, pois só assim garantirá um resultado final delicioso e de qualidade.

O atum deve estar sempre fresco, com uma cor viva e sem cheiros fortes, sendo também importante ter uma cor vermelha uniforme, sem manchas marrom de sangue. Selecione uma peça com o mínimo de nervos, a região do ventre, conhecida como ventresca, bem como o lombo são ideais para usar no sushi e o sashimi.

Imagem: fordrepublic.com
2

Após escolher a peça perfeita, chegou o momento de cortar o atum para o sushi. O ideal para facilitar o trabalho é usar uma peça o mais retangular possível, e conseguiremos assim cortar o atum em fatias longas, como o sashimi costuma ser servido.

3

Use uma faca afiada para fazer cortes perfeitos. Este passo é fundamental, pois a faca deverá ser deslizada pela peça de peixe de cima para baixo em um único corte, sem a necessidade de fazer movimentos da frente para trás ou caso contrário danificará a peça.

4

Corte a peça de atum em forma de retângulo com uma espessura de aproximadamente um dedo. Em seguida, corte as peças de atum para sashimi. Corte a peça grande em retângulos de cerca de dois dedos de largura e no máximo um dedo de espessura. Estas serão servidas como sashimi, portanto, o corte deverá ser impecável.

Imagem: la recomendadora.com
5

Se deseja fazer niguiris de atum, ou seja, a bola de arroz que posteriormente é coberta por um uma peça de peixe, siga as indicações anteriores, mas, ao invés de cortar peças com um dedo de espessura, corte-as mais finas, com aproximadamente dois milímetros.

Imagem: restaurantetakumi.com
6

Para fazer um rolo de atum, basta cortar uma tira de peixe da largura de um rolo e com uma espessura aproximada de um dedo, quantidade suficiente para recheá-lo de forma perfeita.

Imagem: blogodisea.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cortar o atum para o sushi, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.