Como cortar batata canoa

Como cortar batata canoa

Cortar vegetais e legumes, normalmente, não tem nada de difícil. Talvez por isso que muitos não costumam atentar-se às melhores técnicas para fazê-lo. Entretanto, utilizar boas técnicas para cortar pode economizar muito tempo e facilitar o trabalho. Por isso te asseguramos que vale a pena aprender!

Fritar batatas ou cozinhá-las no forno é fácil, mas você deve estar de acordo que não todas as batatas fritas são iguais. Cada receita ou cozinheiro tem a sua maneira de fazer as coisas. Inclusive os pratos mais básicos podem ficar espetaculares. Frequentemente, a diferença está nos passos do preparo. Neste artigo do umCOMO te contamos como cortar batata canoa passo a passo para que se cozinhem no ponto perfeito e para que você tenha uma guarnição irresistível. Se você sempre quis saber como fazer essas batatas iguais aos dos restaurantes, continue lendo.

Passos a seguir:
1

Para cortar batata canoa corretamente, o primeiro passo é prestar atenção nas batatas que compramos no mercado. É preciso escolhe-las de forma que não sejam tão grandes e que sejam mais ou menos do mesmo tamanho. Este é um ponto-chave, já que assim ficarão de tamanho similar e, portanto, o sabor e a cocção serão todas por igual. Não acontecerá aquilo de encontrar uma batata crua ou insossa.

2

Como sempre, vamos lavar bem as batatas, usando a bucha, se necessário. O importante é que fique livre de terra ou qualquer resto de sujeira. O melhor é preparar a batata canoa com casca, além de ser mais nutritiva.

3

O primeiro que você deve fazer é cortar a batata na metade fazendo um corte no sentido do comprimento. Desta maneira, as canoas não ficarão tão grossas e terão a forma que buscamos. Além disso, cozinharão melhor e terão mais parte com casca.

4

Logo, corte ambas as metades na metade. Uma vez mais, isso depende do tamanho da batata e se queremos as canoas mais finas ou não.

5

Podemos cozinhar ou fritas as batatas de várias formas. Sem dúvida, este corte de batata ao forno é uma grande escolha. Primeiro porque ao não levar tanto óleo são muito mais saudáveis. Segundo porque ficam muito crocantes! Te presenteamos a seguir com essa receita de batata canoa no forno simples!

Ingredientes

  • 7-10 batatas médias (do tamanho de um punho ou um pouco menores)
  • 5 dentes de alho
  • Alecrim
  • Sal e pimenta
  • Azeite de oliva

Preparação

  1. Pré-aqueça o forno a 180ºC durante 10 minutos.
  2. Unte uma forma com azeite usando pincel ou papel de cozinha.
  3. Corte a batata canoa segundo os passos que te indicamos acima e coloque-as na forma.
  4. Adicione um pouquinho de azeite de oliva. Não precisa que seja muito, basta que todas as batatas tenham um pouquinho. Salpique por cima o alecrim. Se quiser, balance um pouco a forma para que o azeite se reparta por todas as batatas.
  5. Ao forno! Baixe a temperatura um pouco e deixa-as assar por 15 minutos.
  6. Passado esse tempo, você pode mexe-las um pouco usando uma espátula de madeira. Feche o forno e deixa-as gratinar e volte a subir a temperatura.
  7. Um truquinho para o final: rale um pouco de parmesão muito fino por cima da batata canoa antes que esfrie.

Com estas técnicas e truques também poderá fazer deliciosas batatas rústicas. Se você comprou mais batatas do que vai consumir nessa receita, veja também como conservar batatas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cortar batata canoa, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.