Partilhar

Como consumir proteínas

Por Sara Viega. Atualizado: 13 junho 2017
Como consumir proteínas

As proteínas são moléculas imprescindíveis para o desenvolvimento e manutenção de nossos tecidos, sejam os músculos, a pele, as unhas, o cabelo ou nossos órgãos internos, por isso incorporá-las à nossa dieta é essencial, necessário e muito útil. São consideradas uma das substâncias essenciais para o nosso organismo, uma vez que também geram hormônios e nos ajudam a proteger o nosso corpo. Por isso, os alimentos proteicos são imprescindíveis para todos aqueles que realizam exercícios físicos e querem aumentar a sua massa muscular. Se você frequenta academia, deverá começar a aumentar o consumo desses alimentos; por isso em umComo.com.br explicamos a você como consumir proteínas. Escolha os alimentos proteicos que mais se adaptam a você e notará os seus benefícios.

Também lhe pode interessar: Benefícios de comer clara de ovo
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, deve saber que as proteínas são formadas por até 22 tipos de aminoácidos. Ainda que o nosso corpo seja capaz de gerar aminoácidos não essenciais (até 13 diferentes), é necessário o consumo de alimentos proteicos para poder obter os restantes. A falta de ingestão de proteínas pode provocar diferentes deficiências: desde a perda de massa muscular ou o enfraquecimento da pele, unhas e cabelo, até menor resistência e energia ou recuperações lentas perante doenças ou infecções.

Como consumir proteínas - Passo 1
2

Por outro lado, também deve saber que o excesso de proteínas no nosso organismo também pode ser prejudicial. Ainda que estas substâncias sejam essenciais para o desenvolvimento e manutenção de nossos órgãos vitais, consumi-las em excesso pode provocar alterações metabólicas no nosso organismo e influenciar nas funções neuronais, o que pode levar a sofrer de deficiência cardiovascular e respiratória. Por tudo isso, tem que ser consciente de como ingerir proteínas e quais são os melhores alimentos para dar ao nosso organismo essas substâncias de forma equilibrada.

3

Como já referimos anteriormente, se quer ganhar massa muscular ou começou a fazer exercícios físicos, o consumo de proteínas será fundamental e imprescindível. Pode conseguir as proteínas de forma natural, ou seja, através de alimentos como a carne ou o peixe, ou através de produtos químicos, como os shakes, que poderá encontrar em qualquer farmácia.

Dica: Acesse esse artigo e descubra 6 shakes de proteína caseiros para ganhar massa muscular.

4

Optar por consumir proteínas através de produtos naturais é, sem dúvida, a melhor opção. Os melhores alimentos para isso são as carnes, sobretudo de ave e bovina, o peixe, o ovo ou os produtos ricos em lactose. De todas estas opções as mais comuns são consumir soja, soro de leite ou a albumina de ovo. Se aumentar a quantidade de todos estes alimentos em sua dieta, conseguirá aumentar e manter a sua massa corporal, definir, marcar ou tonificar os seus músculos e, ao mesmo tempo, perder gordura. Um luxo!

Como consumir proteínas - Passo 4
5

Entre as opções químicas, encontrará inúmeros pós proteicos ideais para serem consumidos como shakes. Ainda que existam alguns sem sabor, encontrará outros com sabor de morango, baunilha ou chocolate. Informe-se em sua academia, em farmácias ou em lojas de fitness especializadas antes de consumir. Também pode obter mais informação neste outro artigo a respeito de como fazer vitamina de proteínas.

6

Saber como tomar proteínas adequadamente ajudará você a aumentar a sua massa corporal sem exageros. Para isso, deverá fazer um simples cálculo: consumir cerca de 2 gramas de proteínas por quilo de peso corporal. A quantidade total de proteínas deverá ser repartida entre todas as refeições e os possíveis shakes que possa tomar. Lembre-se: esta regra é válida e eficiente para todas aquelas pessoas que tenham 12% de gordura total. Esta regra pode variar dependendo de cada esportista, por isso recomendamos a você entrar em contato com um médico especialista ou um nutricionista para que lhe dê as instruções dietéticas adequadas.

Como consumir proteínas - Passo 6
7

Ainda que pareça tolice, é importante ter em conta os seguintes conselhos se quer que os alimentos proteicos que consumir sejam mais eficientes. Descansar os seus músculos, relaxá-los e dormir bem é ideal se quer que os seus tecidos se recuperem adequadamente, sobretudo após realizar treinamentos intensivos.

8

Além disso, não se esqueça de ter muito cuidado com a sua alimentação e incluir todos aqueles alimentos ricos em proteínas (ovos e carnes em maior medida). Lembre-se também de consumir proteínas mesmo quando não fizer exercícios físicos, só assim será capaz de manter a sua massa muscular. Nos dias que não tiver treino, poderá diminuir o seu consumo de carboidratos e gorduras. Quanto aos shakes, o mais adequado é tomá-los após cada treino, em modo de recuperação.

Como consumir proteínas - Passo 8

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como consumir proteínas, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário sobre Como consumir proteínas

Como consumir proteínas
1 de 5
Como consumir proteínas

Voltar ao topo da página