Como conservar o tofu

Como conservar o tofu

Comprou ou fez tofu para cozinhar e não sabe o que fazer com o resto? Quer aproveitar para fazer mais quantidade, mas ignora como conservá-lo? O tofu é um alimento formado por sementes de soja, água e coagulante, é considerado o substituto perfeito da carne pelas suas propriedades e benefícios, por isso, devemos conservá-lo para que não se deteriore em poucos dias e perca as suas propriedades. Em umComo.com.br damos a você alguns conselhos a respeito de como conservar o tofu.

Na geladeira

Conservar o tofu na geladeira é o método mais utilizado e é aconselhável se o consumo for em uma ou duas semanas, no máximo. O primeiro passo a realizar depende de se o tofu foi feito por nós ou, pelo contrário, o compramos e está embalado. Neste último caso, o que devemos fazer é abrir a embalagem, retirá-lo e jogar a água fora. Independentemente de se o tofu é caseiro ou comprado, neste seguinte passo o que vamos fazer é introduzi-lo inteiro ou em pedaços em um recipiente, cobrimos de água e colocamos diretamente na geladeira.

Para manter o tofu úmido e fresco devemos trocar a água a cada 1 ou 2 dias; fazemos isso porque o tofu é muito absorvente e a umidade evita que os sabores de outros alimentos penetrem nele.

No congelador

O tofu congelado pode durar até três meses. Neste caso, o que vamos fazer é cortar o tofu em cubos ou fatias e embrulhá-lo com base no consumo que lhe vamos dar. Na hora de descongelar, devemos fazê-lo na geladeira e antes de cozinhar vamos retirar o excesso de água. Ao congelar o tofu, ainda que as suas propriedades se mantenham intactas, a sua textura muda, é mais porosa e esponjosa, similar à carne.

Há quem veja nesta propriedade um inconveniente e quem aproveite esta particularidade nova para fazer, por exemplo, tofu mexido. Ao congelar, o tofu também adquire uma cor marrom, não devemos confundir com a cor do tofu em mau estado, veremos que ao descongelá-lo a cor marrom desvanece e recupera o tom habitual.

Desidratado

Se uma vez descongelado o tofu queremos que ele dure mais meses, podemos desidratá-lo. Os mofos e bactérias que decompõem os alimentos precisam de água para viver, deste modo, secando-o, os patogênicos não podem sobreviver e asseguramos desta forma a sua preservação. Se temos um desidratador, é recomendável colocá-lo a 60ºC ou na temperatura mínima possível e caso não tenhamos, não há problema, o nosso forno fará a mesma função. Colocamos o tofu em uma bandeja e secamos em fogo muito lento durante horas, até adquirir uma textura similar à pele. Por fim, guardamos em uma bolsa de plástico e quando quisermos consumi-lo, só temos que o reidratar, cobrindo-o com água fria ou cozinhando-o em água ou caldo até conseguir a textura desejada.

Marinado

O marinado é um processo muito similar ao de conservar na geladeira, só que substituindo a água por uma marinada. Ainda que a marinada possa ser feita a nosso gosto, se contiver ácidos, como o vinagre ou limão, pode aumentar a duração do tofu ao mesmo tempo que lhe dá aroma.

Para que o marinado seja melhor absorvido, o tofu deve estar o mais escorrido possível. Podemos eliminar o excesso de umidade envolvendo o tofu em guardanapos de papel limpos e inclusive colocar a embalagem dentro de um pano de cozinha e pôr um peso em cima.

Pode conseguir uma boa marinada para conservar o tofu vertendo suco cítrico, vinho ou vinagre até o cobrir por completo. De seguida, adicione meia xícara de azeite de oliva ou de outro tipo de vegetal e por fim os condimentos ou especiarias. Agite bem, tampe e coloque na geladeira.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como conservar o tofu, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.