Como conservar o queijo

Como conservar o queijo
Imagem: blogdefarmacia.com

O queijo é um dos alimentos de conservação limitada que se não for tomado dentro desse limite, pode começar a estragar. No entanto, existem algumas técnicas de conservação muito eficazes que permitem manter o queijo em perfeitas condições por mais tempo. Se você tiver comprado uma grande quantidade de queijo e não souber o que fazer com ele é provável que se estrague se não o comer, não se preocupe: você só deve seguir estes simples conselhos. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e descubra como conservar o queijo.

Passos a seguir:
1

As formas de conservação variam em função do tipo de queijo. Os queijos frescos demoram menos para começar a pegar mofo, por isso devemos prestar atenção na forma de guardá-los. Depois de abertos e retirados de sua embalagem, devemos guardá-los em qualquer embalagem com tampa, colocando no fundo da mesma 4 camadas de papel absorvente, como o papel toalha, para que absorva o líquido do queijo. É necessário trocar o papel todos os dias para evitar mau cheiro.

Imagem: quesosdemalaga.es
2

Os queijos moles que vêm em embalagens ou caixas, como o Camembert, são conservados bem melhor em sua embalagem original. Portanto, não a jogue fora e conserve o queijo dentro dela. Depois de aberto, cubra a parte cortada com papel de plástico transparente, guarde o queijo em sua caixa e deixe na geladeira.

Imagem: curd-nerd.com
3

Os queijos moles que não vêm em caixas nem embalagens com fechamento, como o Roquefort ou o Cabrales, devem ser colocados em uma bandeja de isopor. É muito importante que não misture os queijos e conserve cada um de forma individual. Sendo assim, coloque o queijo macio sobre a bandeja e cubra totalmente com papel de plástico transparente. Coloque na geladeira. Geralmente, este tipo de queijos costuma ter um cheiro bem forte que pode impregnar na geladeira toda, para evitar isso coloque a bandeja plastificada em uma embalagem com tampa.

Imagem: elingredientedelafelicidad.com
4

Os queijos duros ou semiduros, sem importar se são suaves, curados ou de meia cura, devem ser conservados embrulhados em papel de plástico depois de abertos. Mas não cubra todo o queijo, apenas tampe com o papel transparente a parte cortada, pois se envolver completamente o queijo não poderá respirar. Reserve na parte mais baixa da geladeira ou dentro de alguma gaveta, afastado do congelador.

Imagem: alimentosdelamancha.es
5

Os queijos moles requerem uma temperatura entre 3 e -7ºC para serem conservados em perfeitas condições, enquanto os duros precisam entre 7º e 12ºC. É por isso que estes últimos devem ser guardados na parte mais baixa da geladeira, afastados do congelador, onde a temperatura é mais alta.

6

Outra forma de conservar os queijos curados e de meia cura é em azeite de oliva virgem. Podemos pegar um recipiente, encher de azeite de oliva, guardar o queijo dentro e, se quiser, acrescentar ervas aromáticas como tomilho, folha-de-louro ou alecrim.

7

Os queijos devem estar à temperatura ambiente para manter sua textura e sabor, portanto retire da geladeira 1 hora antes de seu consumo. É possível que a parte cortada apresente uma leve camada de mofo se estiver há bastante tempo ou se tiver endurecido: não se preocupe por isso, simplesmente corte esta parte fora. O resto estará em perfeitas condições.

8

As queijeiras são, sem dúvida, a melhor forma de conservar qualquer tipo de queijo. Mas é um método caro que nem todo mundo tem acesso. Por isso recomendamos usar os métodos anteriores e conservar seus queijos por mais tempo. E claro, não se esqueça de consultar a data de validade para consumir o produto dentro do prazo.

Imagem: solostocks.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como conservar o queijo, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.