Como conservar o pão

Como conservar o pão

O pão é um dos alimentos quase imprescindíveis em muitas casas, já que muitas pessoas o incorporam (por exemplo, na dieta mediterrânea) como um dos principais alimentos de origem vegetal. Serve para acompanhar as refeições ou inclusive como ingrediente de numerosos pratos. É por isso que todos nos vemos com a necessidade de guardá-lo corretamente para que não endureça ou fique mole excessivamente rápido. Por este motivo, em umComo queremos explicar a você algumas recomendações sobre como conservar o pão.

Passos a seguir:
1

Na hora de conservar o pão fresco, o mais recomendável é guardar em uma sacola de tecido - ou de papel se não tiver uma de tecido - para reduzir a perda de umidade, que é o que provoca o endurecimento. Além disso, é importante não conservar em um saco plástico, porque isto acelera o aparecimento de mofo e nos veremos obrigados a jogar o pão fora.

Usando sacos de tecido você também ajuda o meio ambiente, reduzindo os resíduos de forma considerável.

Imagem: lacuevadelmiguel.over-blog.es
2

É importante conservar o pão à temperatura ambiente e não na geladeira, uma vez que este eletrodoméstico absorve a umidade deste alimento provocando o envelhecimento prematuro. Deverá conservar em um lugar fresco e seco, evitando a luz direta.

No caso do pão de forma, seria possível guardar na geladeira sem retirar sua embalagem de plástico original, porque ajuda a reter a umidade.

3

Outra boa opção para conservar o pão durante alguns dias é colocá-lo em um recipiente para guardar pão, enrolado em um pano ou trapo de algodão. Este recipiente destinado exclusivamente à correta manutenção do pão ajudará a preservar a umidade, permitindo ao mesmo tempo que o pão "respire".

Imagem: la-ferreteria.es
4

Caso queira conservar o pão por mais tempo, a melhor opção é congelá-lo. Qualquer tipo de pão pode ser congelado para seu consumo posterior.

5

E mais importante do que congelar bem é descongelar o pão corretamente para que conserve seu sabor e textura original.

Imagem: libertaddigital.com
6

E para as vezes em que o pão sobra e termina ficando duro e impossível de comer mas não queremos jogar fora, contamos a você algumas opções ótimas sobre como aproveitar o pão duro.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como conservar o pão, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.