Como conservar o coentro por mais tempo

Como conservar o coentro por mais tempo

Manter o bom estado dos alimentos é fundamental para aproveitar toda a comida e, independente de qual seja o produto, deve-se conservar em condições adequadas para prolongar o tempo apto de consumo. A preocupação de guardar e de manter em bom estado as sobras dos pratos já preparados e outros alimentos na geladeira e no congelador é muito habitual, mas também é importante conservar ingredientes como os temperos e as ervas.

Para manter as ervas aptas para comer durante muito tempo, como o coentro, já que nem sempre usamos grandes quantidades em uma só vez, você precisar conhecer métodos específicos que te ajudarão a consegui-lo. O coentro é uma erva anual, de talos retos, folhas compostas, flores brancas e frutos aromáticos, de uso comum nas cozinhas latino-americana, europeia e asiática. Todas as partes da planta são comestíveis: as folhas são usadas frescas e as sementes secas. Em alguns países é conhecido como ''salsa chinesa'' ou ''japonesa''.

Se você quer descobrir maneiras adequadas para manter o coentro fresco e as melhores técnicas de armazenamento, continue lendo este artigo do umCOMO em que te explicamos como conservar o coentro por mais tempo.

Vai precisar de:

Como conservar coentro com preservador de ervas

Um preservador de ervas será de grande ajuda em relação a como conservar coentro e deixá-lo fresco por mais tempo. Você pode encontrar este aparato em lojas de ervas aromáticas, grandes magazines e online. Se utilizado corretamente, ele servirá para manter ervas como o coentro, o manjericão e a salsinha durante três semanas. Não como funciona um preservador de ervas? Te explicamos:

  • Contém água na base para manter o coentro verde.
  • Dispõe de uma cápsula transparente para impedir que entre ar e bloquear a entrada de algum elemento contaminante no recipiente.
  • Permite conservar de maneira vertical o coentro e outras ervas sem necessidade de serem amassadas.
  • É necessário trocar a água da base a cada três dias para que funcione corretamente.

Coentro e sal

Se você se pergunta como conservar coentro na geladeira, anote que o sal é uma das melhores alternativas para que ele dure mais tempo. Como conservar coentro com sal? Siga estes passos:

  1. Desinfete e seque a erva com papel de cozinha;
  2. Pique os ramos e as folhas da erva e misture com sal: dois colheres de chá de sal para cada xícara da erva;
  3. Coloque a misture em um recipiente de vidro e tampe-o. Guarde-o na geladeira;
  4. Quando quiser usar o sal de coentro, terá que substituir o sal necessário em qualquer receita por essa mistura. Assim você poderá salgar sua comida com um toque de sabor de coentro.

E, você gosta do sabor do coentro nas comidas, pode ser que você queira ter um pé para chamar de seu. Descubra no umCOMO como plantar coentro.

Como conservar coentro fresco no congelador

Congelar o coentro é uma boa opção para conserva-lo por mais tempo, mas você deve fazer da maneira correta para que não o estrague ao congelar e descongelar. Guardá-lo embalado à vácuo dentro do congelador não costuma ser suficiente para que o processo de descongelamento dê certo. Então, como congelar coentro para conservá-lo? Siga estes passos para fazê-lo corretamente:

  1. Ferva água em uma panela que servirá para escaldar o coentro para que as enzimas de decomposição morram;
  2. Prepare um recipiente com água e gelo;
  3. Quando a água da panela esteja fervendo coloque o coentro durante vários segundos;
  4. Rapidamente, retire as ervas da panela e passe-as para o recipiente com água e gelo. Assim, elimina-se o calor e evita que as folhas cheguem a cozinhar;
  5. Seque o coentro com um papel absorvente ou um pano limpo;
  6. Separe as folhas dos talos para que terminem de secar e para agrupar segundo as suas necessidades para guardar no congelador. Desta maneira, poderá tirar as porções exatas de coentro que necessite em cada receita;
  7. Coloque as folhas em sacos plásticas que fechem hermeticamente e congele-as de maneira horizontal, isto é, que fiquem o mais soltas possível e não se esmaguem. Assim terá o coentro pronto para ser congelado.

Conservar coentro na água

Outro método para que você saiba como conservar o coentro é deixando os raminhos de molho em água. Como conservar coentro na água? Te contamos aqui no umCOMO:

  1. Tire os talos e as folhas danificadas do ramo de coentro e lave bem com água caso haja resto de terra;
  2. Coloque o coentro sobre uma tolha de papel de cozinha para que as folhas sequem;
  3. Encha um recipiente de vidro com água e coloque o coentro, garantindo que os talos fiquem cobertos e, sobretudo, as raízes, caso ainda tenha, porque assim durará mais. As folhas devem ficar para fora da água;
  4. Se você vai utilizar nos próximos dias pode deixar assim no balcão da cozinha mesmo, mas se vai demorar a usar guarde-o na geladeira e troque a água diariamente ou a cada dois dias. Dessa forma o coentro se mantém fresco por duas semanas.

Coentro e cúrcuma

A cúrcuma também ajuda a limpar e conservar o coentro. Para usar este método de como conservar coentro, você deve dispor de um recipiente de vidro, uma colher de cúrcuma em pó, água e, claro, seguir estes passos do umCOMO:

  1. Adicione água a um recipiente e coloque a colherada de cúrcuma;
  2. Coloque o coentro na mistura e deixe repousar por 30 minutos;
  3. Depois deste tempo, enxague as folhas e os talos em água limpa;
  4. Seque com cuidado as ervas com um papel de cozinha;
  5. Guarde na geladeira a erva dentro de um recipiente com água limpa, assegurando-se de que as folhas fiquem para fora, deixando somente os talos submersos.

Com este método de conservar coentro, ele se manterá fresco durante mais de três semanas, o que te permitirá fazer diferentes pratos e disfrutar ao máximo deste tempero!

Coentro em formas de gelo

Outra opção de congelar coentro para que se conserve é usando fôrma de gelo. Da seguinte maneira:

  1. Escalde os talos e as folhas da erva, como explicamos no passo 3 e pique-os;
  2. Coloque um pouco da erva em cada espaço da fôrma;
  3. Encha a forma de água com cuidado para que o coentro não caia;
  4. Coloque a fôrma no congelador e espere que se formem os cubinhos;
  5. Descongele facilmente quando necessite.

Conservar o coentro envolvendo em papel ou pano

Para terminar, te aconselhamos que o conserve de forma mais fácil durante uma semana ou, no máximo, 10 dias. Para isso, você deve envolvê-lo em papel alumínio ou um pano de algodão:

  1. Lave o coentro com água e seque com cuidado com papel de cozinha;
  2. Coloque o ramo sobre um pano limpo ou um pedaço de papel alumínio;
  3. Enrole o pano ou papel verticalmente para que o coentro fique bem coberto;
  4. Caso haja espaço suficiente dobre as pontas para que o coentro não caia e fique mais conservado. Mas, atenção para não dobrar com força e esmagar as folhas e talos.

Com tantas formas de armazenar, não vai faltar coentro para fazer receitas. Que tal aprender a fazer um delicioso molho usando a erva?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como conservar o coentro por mais tempo, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Conselhos
  • Lembre-se que as propriedades do coentro podem ser mantidas nestas condições durante uns 10 dias. Depois disto recomendamos que você não o use mais.