Partilhar

Como conservar a carne

Por Sara Viega. Atualizado: 7 fevereiro 2017
Como conservar a carne

A carne fresca é um dos produtos que mais atenção devemos prestar na hora de a conservar na nossa geladeira ou refrigerador. Isto deve-se ao fato de se tratar de um alimento rico em proteínas e com um alto conteúdo de água, susceptível de ser contaminada por bactérias como a salmonella ou o e-coli. Também será necessário saber como identificar a carne em mau estado para evitar problemas de intoxicação. É muito importante tomar determinadas medidas de segurança para que a carne mantenha as suas propriedades e se conserve em perfeito estado. Neste artigo de umComo.com.br, explicamos-lhe os passos a seguir para saber como conservar a carne.

Também lhe pode interessar: Como descongelar a carne
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, será necessário que na hora de comprar a carne nos certifiquemos que esta está completamente fresca e em perfeitas condições. Devemos verificar o seu aspecto, assim como também as datas de embalagem e validade, daquela carne que já vem embalada.

2

Desta forma, podemos conservar a carne na geladeira e sem cozinhar durante uns 2 ou 3 dias, no máximo. Também temos de ter em conta que tipo de carne compramos, uma vez que umas aguentam mais que outras.

3

Deve-se destacar que a carne picada deve ser consumida a poucas horas de ter sido comprada, uma vez que é mais propensa a ser atacada por bactérias. Recomenda-se picar a carne na hora de consumo ou quando a comprar, ou seja, não opte por carnes que já tenham sido picadas anteriormente.

4

Ao conservar a carne na nossa geladeira, é necessário retirar os sucos que possa conter, uma vez que é uma fonte de proliferação de bactérias.

5

Também é recomendável conservá-la em recipientes bem limpos e fechados hermeticamente, se a carne que lhe foi vendida tiver sido embrulhada em papel ou plástico, deverá retirá-lo. No caso de ter comprado a carne já embalada numa bandeja, não é necessário retirá-la, uma vez que essa carne se mantém numa atmosfera protetora, ou seja, o ar do interior já foi tratado para evitar as bactérias.

6

Recomenda-se conservar a carne em pedaços grandes e, no caso de ser necessário, corte-la na hora de ser consumida, já que quantos mais cortes tiver, mais facilmente poderá deterior-se.

7

Outra boa opção para manter as propriedades deste alimento durante mais tempo é congelar a carne, desta forma podemos conservá-la até meses. Mesmo assim, é importante prestar atenção na hora de a descongelar, pode encontrar recomendações no nosso artigo sobre como descongelar a carne.

8

Também é necessário saber reconhecer as evidências que apontam para um pedaço de carne em mau estado, para prevenir assim possíveis intoxicações. A cor e o cheiro serão as provas mais claras disto.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como conservar a carne, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Conselhos
  • Tome medidas na hora de guardar e conservar a carne fresca.
  • Não brinque, certifique-se que a carne está em bom estado antes de a consumir.

Escrever comentário sobre Como conservar a carne

O que lhe pareceu o artigo?

Como conservar a carne
Como conservar a carne

Voltar ao topo da página