Congelar fruta

Como congelar tomates

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 28 março 2023
Como congelar tomates

Não é raro que tenhamos alimentos em nossas cozinhar que estragam bastante rapidamente e que nos obrigam a fazer uso do congelamento para mantê-los comestíveis por mais tempo. Dos alimentos que costumamos congelar, os tomates são muito comuns uma vez que são um produto muito utilizado nas cozinhas mas que não é abundante durante o ano todo, de forma que o único jeito de ter tomate natural durante os meses de escassez é congelá-lo.

Quer saber como congelar os tomates para poder utilizá-los depois, aumentando assim sua durabilidade? Existem várias formas de realizar esse processo e, para saber quais são, leia esse artigo do umCOMO pois em seguida iremos te mostrar algumas delas.

Também lhe pode interessar: Como congelar vagem

Índice

  1. Pode congelar tomate cru?
  2. Congelar tomate em suco
  3. Como congelar tomate em pedaços
  4. Como congelar tomate cereja
  5. Pode congelar o tomate inteiro?
  6. Como descongelar tomate

Pode congelar tomate cru?

O congelamento de alimentos pode ser bastante vantajoso, entretanto, nem sempre pode ser realizado. O primeiro passo antes de congelarmos qualquer alimento, principalmente os naturais como frutas, é descobrirmos que é possível congelá-lo, afinal, alguns como folhas verdes que, quando congelados, perdem completamente a textura e sabor e acabam por se tornar bastante difíceis de se comer.

Quando tratamos de tomates, saiba que sim, é possível congelá-los, inclusive crus, entretanto, saiba também que perderão um pouco da textura e deixarão te ter aparência fresca com a pele lisinha e brilhosa, além disso, o sabor do fruto é também é alterado quando submetido a temperaturas abaixo de 15ºC. O ideal é que congelemos esse fruto caso nossa intenção for de fazer molho de tomate para congelar ou então alguma receita cozida.

Congelar tomate em suco

Dependendo de qual será a utilização futura dos tomates, você poderá congelá-los em suco, mantendo assim seu sabor sem tem que se preocupar com a textura dos frutos, afinal, o usual é que percam o frescor de frutos novos ao serem descongelados, o que pode ser um problema para certas receitas.

Quer saber como congelar tomate desse modo?

  1. Primeiramente corte os tomates em quatro ou oito partes e cozinhe-os em fogo baixo por 5 a 10 minutos, o que será suficiente para que amoleçam.
  2. Fique de olho na evolução do cozimento pois, apesar do tempo recomendado, tudo acabará dependendo da potência do seu fogão e também de outros fatores como a temperatura do ambiente. Em dias frios, o usual é que precisemos de mais tempo para cozinhar alimentos de forma geral. Para saber se os tomates já estão prontos para serem tirados do fogo, é apenas conferir se sua pele está se soltando sozinha.
  3. Assim que os tomar estiverem suficientemente cozidos, passe-os por uma peneira. Se quiser, você pode adicionar uma colher de café de sal por cada 4 xícaras de suco.

Quer saber como fazer molho de tomate para congelar? Siga os passos acima e não se esqueça de temperar o molho quando descongelá-lo para consumo, além disso, veja também como fazer molho de tomate para macarrão.

Dica: para facilitar a peneiração, é ótima ideia remover a pele dos tomates.

Como congelar tomate em pedaços

Pretende utilizar seus tomates para receitas que exigem que os frutos estejam em pedaços? Você pode já congelar os tomates picados e, assim, evitar que seja necessário picá-los depois.

  1. Para congelar tomates em pedaços, limpe-os individualmente debaixo da torneira com água corrente. Retire o talo dos tomates. Encha uma panela com água e ponha a ferver. Mergulhe dois ou três tomates de cada vez na água. Retire os tomates da panela com uma colher quando a pele começar a soltar (mais ou menos 30 segundos, tempo que poderá variar de acordo com seu fogão e temperatura o ambiente). Mergulhe imediatamente os tomates em água gelada para evitar que cozinhem e percam mais pele.
  2. Com os tomates prontos, remova a pele usando uma faca de serrilha para remover qualquer pedaço mais resistente e corte o tomate ao meio. Neste ponto você poderá congelar o tomate cortado ao meio, aos quartos ou inteiro. Ponha os tomates em sacos de plástico limpos e, em seguida, ponha-os no congelador.

Outro fruto bastante congelado é o morango, afinal, quando o congelamos conseguimos aproveitá-lo para fazer recheio de doces, como bolos, e também sucos. Se você se interessa em saber como congelar morangos, clique também nesse link e descubra o que você precisa fazer para mantê-los saborosos.

Dica: quando congelamos tomates, podemos deixá-los por até um ano no freezer sem que estraguem. O problema do longo prazo possível é que pode acontecer de nos esquecermos quando o congelamento foi realizado de forma a não termos mais certeza de que estão bons para consumo. Para evitar esse tipo de problema, coloque um adesivo com a data do congelamento no saco de proteção.

Como congelar tomates - Como congelar tomate em pedaços

Como congelar tomate cereja

O processo para congelar tomate cereja é bem parecido com o tomate normal, já que sua consistência é parecida, o que muda é o tamanho. Por seu tamanho diminuto, o ideal é que sejam congelados inteiros, da seguinte maneira:

  1. Verifique se todos os tomatinhos estão em boas condições;
  2. Lave-os e seque-os bem;
  3. Coloque-os em bolsas herméticas na quantidade que deseja congelar, para evitar que no descongelamento você perca tomates que não vai usar.

Pode congelar o tomate inteiro?

Se você quer congelar tomates inteiros, colocá-los no freezer ainda crus será a melhor opção, além disso, é também a opção mais fácil, tudo dependerá do seu objetivo com o congelamento. Como vimos acima, se você quiser congelar tomates para fazer molho, o ideal é congelá-los em formato de suco, entretanto, se sua intenção for fazer, por exemplo, um quiche de tomate, receita que exige que o fruto esteja em pedaços, congelá-los inteiros pode ser uma boa solução.

Para congelar tomates inteiros, você precisará apenas lavá-los, colocá-los em um saco para evitar que a parte exterior entre em contato com superfícies sujas do interior do freezer e, por fim, colocá-los no freezer para que congelem.

Ainda que congelados crus, os tomates irão cozinhar quando forem colocados em altas temperaturas de molho em água, o que acontecerá durante o processo de descongelamento, sendo assim, saiba que não será possível utilizá-los para receitas mais frescas como saladas sendo, nesses casos, necessário utilizar frutos novos e maduros.

Importante: assim como com outros alimentos, não é indicado congelar os tomates uma vez que já foram congelados previamente.

Como congelar tomates - Pode congelar o tomate inteiro?

Como descongelar tomate

O processo de descongelar tomates é simples. Se você vai utilizá-lo em preparações quentes, como molhos, assados, etc, o ideal é que você os descongele diretamente na preparação.

Agora, caso queira descongelá-lo para usar em uma salada, por exemplo, basta retirá-lo do congelar e esperar que descongele naturalmente. Sempre levando em consideração que, principalmente nesses casos, o tomate perderá muito de sua textura e sabor. Mas é uma opção para não perder o alimento e evitar que ele estrague.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como congelar tomates, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Conselhos

  • Não volte a congelar os tomates depois de terem sido descongelados. Isto porque perdem a sua integridade e não terão o mesmo sabor.
  • Se não cultiva os seus próprios tomates, vá ao mercado onde pode encontrar uma ampla seleção de tomates maduros. Escolha aqueles que têm cores vivas e são tenros.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como congelar tomates