Como congelar massa de pizza

Como congelar massa de pizza

Há dois eletrodomésticos fundamentais para conservar em bom estado os alimentos que sobraram e cozinhá-los novamente dentro de alguns dias ou, quem sabe, meses. A geladeira e o congelador são esses dois elementos tão importantes na cozinha de qualquer casa, já que refrigerar a maior parte das comidas é essencial para conseguir desfrutar ao máximo o sabor de cada produto. Porém, vira e mexe surgem dúvidas sobre quais alimentos podem ou não ser congelados.

A massa de pizza é um deles, já que muita gente não tem certeza se ela pode ser conservada na geladeira e no congelador, como fazer isso e por quanto tempo. Quer saber como congelar massa de pizza? Continue lendo este artigo do umCOMO, pois vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o tema e ensinar diferentes formas de fazê-lo.

Congelar massa de pizza caseira

Fazer massa de pizza caseira tem um significado bem mais amplo do que o simples ato de preparar a receita: afinal, permite que você se divirta enquanto faz a pizza, principalmente quando está cozinhando em boa companhia. Caso você não calcule as quantidades exatas para consumir a pizza imediatamente, ou se você quiser obter mais massa para fazer pizza em outras ocasiões, vale saber quais são as formas de conservar a massa e consumi-la posteriormente. A geladeira e o congelador vão te ajudar a guardar massa de pizza caseira e mantê-la em bom estado.

Guardar massa de pizza caseira na geladeira

Se você tem um jantar em vista e acha que não vai ter tempo de fazer a pizza por conta do trabalho ou qualquer outro motivo, você pode preparar a massa com antecedência e conservá-la na geladeira. É uma opção perfeita para comer pizza caseira no dia seguinte ou, então, algumas horas após preparar a massa.

Se você não sabe quanto tempo dura uma massa de pizza na geladeira, não se preocupe: ela dura horas sem problemas, mas não se esqueça de que não é recomendável consumi-la após um dia de preparo.

Como congelar massa de pizza caseira

Também é possível congelar a pizza cozida ou fresca para conservar a massa caseira em bom estado e de forma que dure mais tempo, já que essa opção vai permitir que você a consuma após mais tempo do que na geladeira. É uma boa ideia optar por essa alternativa quando quiser fazer uma grande quantidade de massa e guardar os pedaços, que podem se transformar em mini pizzas caseiras ou receitas similares, como a focaccia. Quanto ao congelamento de uma pizza já preparada com todos os ingredientes, seja ela cozida ou crua, também é possível de fazer, mas será necessário levar em consideração o estado e a duração no freezer do restante dos ingredientes - não apenas da massa.

Uma opção saudável e bastante interessante para dietas que possuem algumas restrições é a massa de pizza sem glúten. Ela não contém glúten e satisfaz o desejo de comer pizza na hora! Além disso, você também pode congelar a massa tranquilamente: após assá-la, envolva a pizza com papel filme para congelar a massa, e guarde-a no congelador. Se não for possível armazená-la corretamente, e a pizza acabar ficando deformada com facilidade, mas mesmo assim você queira guardá-la já esticada, recomendamos colocá-la já embrulhada em papel filme sobre um prato, e guardar tudo no freezer. Quando a pizza estiver congelada, você pode remover o prato de baixo dela.

Congelar massa de pizza sem esticar

Você sabia que é possível congelar massa de pizza sem esticar? É um dos métodos através dos quais você pode conservá-la em bom estado e por bastante tempo. No umCOMO te explicamos o passo a passo para isso:

  1. Deixe a massa crescer e, depois que ela dobrar de volume, amasse-a aos poucos. Assim você poderá retirar o gás gerado por ela durante a fermentação.
  2. Corte a massa em várias porções e forme bolinhas com elas.
  3. Envolva as porções em papel filme, no qual você deve colocar um pouco de azeite de oliva previamente, no lado que ficará em contato com a massa.
  4. Coloque as porções no congelador.

Esse é um método bem útil para congelar massa de pizza para quem tem um freezer pequeno, já que a massa ficará dividida em bolinhas, que podem ser guardadas em espaços menores.

Congelando a base da pizza esticada

Outro método que você pode usar para congelar pizza é esticando a massa. Para fazer isso da melhor forma possível, siga os passos para congelar massa de pizza esticada:

  1. Deixe que a massa fermente e dobre de volume.
  2. Amasse bem para tirar o gás e separe-a em diferentes porções do tamanho que for mais prático para você.
  3. Estique a massa com auxílio de um rolinho.
  4. Separe as porções em folhas de papel manteiga untadas com azeite.
  5. Embrulhe as porções, juntas, em papel filme.
  6. Guarde os pedaços de massa no congelador.

Ao contrário do método sem esticar a massa, nesse caso você vai precisar de um freezer grande ou com espaço suficiente para colocar as porções, pois naturalmente elas ocupam mais espaço. Certifique-se de colocá-las em uma área lisa, sem outros alimentos por baixo, para que fiquem o mais planas possível, sem risco de deformação durante o congelamento.

Congelar massa de pizza enrolada

O terceiro método para congelar massa de pizza é enrolando cada uma delas. É um procedimento intermediário em relação aos dois anteriores, pois economiza espaço no freezer e tempo de descongelamento. Para saber como congelar massa de pizza enrolada, crua ou cozida, siga as etapas:

  1. Unte uma folha de papel vegetal com azeite de oliva.
  2. Estique a massa da pizza preparada por cima da folha.
  3. Enrole a massa de modo que o papel fique no meio, para que ela fique separada dele, sem deformar, e ocupe menos espaço.

Por quanto tempo pode congelar massa de pizza

Para aproveitar ao máximo a qualidade de uma massa de pizza feita em casa, você pode deixá-la congelada por um período de 3 ou 4 semanas. Esse é o tempo ideal para que você possa consumi-la sem que perca o sabor e a textura, e isso não precisa ser feito imediatamente.

Ao contrário das pizzas industrializadas, que se conservam durante mais tempo no congelador, as caseiras aguentam bem nesse intervalo de tempo. Também podem ser conservadas por mais semanas, mas o sabor vai acabar ficando menos evidente. Obviamente, a qualidade da massa de pizza caseira congelada será superior à das pizzas industriais já congeladas previamente.

Como descongelar massa de pizza

Se ao longo deste artigo do umCOMO nós te ajudamos a descobrir como congelar massa de pizza para que você tenha quantidades suficientes e consiga usá-la como quiser por algumas semanas, te deixamos com as seguintes dicas para congelar e descongelar massa de pizza:

  • Para descongelar a massa de pizza enrolada, basta retirá-la do freezer e colocá-la na bancada da cozinha por cerca de 30 minutos. Após esse período, você pode esticá-la sem ter medo de quebrar.
  • Divida a massa de acordo com a quantidades de pizza que você deseja fazer nas próximas semanas e, assim, cada fatia formará uma pizza diferente.
  • Para que as bordas da massa fiquem crocantes após o cozimento, pré-aqueça a massa previamente antes de congelar, ou seja, cozinhe parcialmente as porções por 10 minutos no forno e depois, quando elas esfriarem novamente, congele-as. Assim, no dia que quiser comê-las, basta terminar de cozinhá-las e, assim, as bordas ficarão mais saborosas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como congelar massa de pizza, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.