Como congelar frutas

Como congelar frutas

As frutas são um alimento nutritivo e fresco, que graças ao seu congelamento podem ser saboreadas durante o ano inteiro. Para congelar frutas temos que ter em consideração que devemos selecionar as frutas da temporada mais frescas, não usar frutas muito verdes ou muito maduras já que podem estragar a compota ou a calda. As frutas podem ser congeladas inteiras, cortadas, como purê, em calda, etc. Pensando nas formas anteriores, podemos congelá-las de forma natural, com açúcar ou em seu suco.

Congelar abacates

Esmague a polpa. Não congele o abacate inteiro ou em fatias. Adicione 1/4 de colher de chá de ácido ascórbico por cada 4 canecas de purê.

Imagem: papogula.com.br

Congelar mirtilos

Embalado em calda: 4 canecas de açúcar em 4 canecas de água. Embalado com açúcar: 3/4 de caneca de açúcar para cada 4 canecas de mirtilos inteiros ou 1 caneca de açúcar para cada 4 canecas de mirtilos triturados ou como purê.

Imagem: agrotec.pt

Congelar cerejas

Tire as sementes se quiser. Embalado com açúcar: 2/3 de caneca de açúcar para cada 4 canecas de cerejas, caso sejam usadas para fazer tortas de fruta. Embalado em calda: 7 canecas de açúcar para cada 4 canecas de água, se as cerejas forem usadas sem cozinhar.

Imagem: abraservice.org.br

Congelar Ameixas

Pode fatiar as ameixas grandes e tirar a semente se quiser. Embalado em calda: de 3 a 4 canecas de açúcar para cada 4 canecas de água. As ameixas mais suaves podem ser usadas para fazer purê. Embalado com açúcar: de 1/2 a 1 caneca de açúcar para cada 4 canecas de purê.

Imagem: ideiasdefimdesemana.com

Congelar damascos

Descasque e fatie. Se não descascar, esquente-os em água fervendo por 1/2 minuto para prevenir o endurecimento da casca ao congelar. Deixe esfriar, escorra e trate-os para prevenir a descoloração. Adicione 3/4 de colher de chá de ácido ascórbico por cada 4 canecas de fruta. Embalado em calda: 2 canecas e 3/4 de açúcar em 4 canecas de água. Embalado com açúcar: 1/2 caneca de açúcar para cada 4 canecas de fruta.

Imagem: tabeladecalorias.net

Congelar pêssego

Embalado em calda: 2 canecas e 3/4 de açúcar para cada 4 canecas de água. Embalado com açúcar: 2/3 de caneca de açúcar para cada 4 canecas de pêssegos fatiados ou 1 caneca de açúcar para cada 4 canecas de fruta picada bem fina.

Imagem: revistagloborural.globo.com

Congelar morangos

Embalado em açúcar: fatie os morangos grandes mas deixe os pequenos inteiros. Adicione 3/4 de caneca de açúcar para cada 4 canecas de morangos.

Imagem: saudedica.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como congelar frutas, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Conselhos
  • Para descongelar as frutas podemo deixá-las à temperatura ambiente, demora por volta de 4 horas, ou na geladeira umas 8 horas.