Como congelar abobrinha

Como congelar abobrinha

Você tem várias abobrinhas em casa e não sabe o que fazer com elas? Está cansado de comer abobrinhas noite e dia, e que nunca acabam? Entendemos você e sabemos que precisa de uma solução para pôr fim a este problema de acumulação de abobrinhas. Por isso, com este artigo de umComo, queremos explicar com detalhes como congelar abobrinhas para que possa mantê-las em ótimas condições durante muito mais tempo.

Passos a seguir:
1

Sabemos que se você tem abobrinhas semeadas em sua horta ou jardim, é muito provável que disponha de uma quantidade excessiva de abobrinhas em casa no verão, porque por mais que as ingira e as ofereça, chega a um ponto em que já não sabe o que fazer com elas. Por conseguinte, congelar as abobrinhas será uma opção muito recomendável para conservá-las antes de se estragarem.

2

Desta forma, após colhê-las, o primeiro passo será lavar as abobrinhas com água fria para retirar a terra e outras sujeiras que possam ter. Deixe-as drenar ou use um pano limpo para retirar o excesso de água e deixar a pele da abobrinha bem seca.

3

A seguir, corte as abobrinhas da forma que preferir: rodelas, tiras, quadrados... Tudo dependerá do uso que lhe será dado após o congelamento, ou seja, em qual receita será utilizada, para que possa cortá-las de uma ou outra forma para ficarem prontas para serem descongeladas.

4

Dessa forma, será preciso escaldá-las antes do congelamento para eliminar as enzimas que causam a sua deterioração. Portanto, jogue água em uma caçarola suficientemente grande e coloque-a no fogo; quando estiver fervendo, adicione as abobrinhas cortadas. O tempo de permanência na água variará em função do tamanho das peças, ainda que não sejam necessários mais do que alguns minutos. Por exemplo, um minuto será suficiente para escaldar rodelas de abobrinha não muito grossas.

5

Quando apagar o fogo, você deverá retirar as abobrinhas da panela introduzindo-as em uma tigela com água fria e gelo, caso contrário, o calor continuará cozinhando-as e este não é o objetivo na hora de congelá-las. Quando as abobrinhas escaldadas estiverem frias, será necessário colocá-las sobre um papel absorvente para retirar o excesso de água.

6

Para congelá-las, será muito importante que estenda as rodelas ou tiras de abobrinha em uma bandeja ou outro recipiente próprio para o congelador, já que se os colocar todos juntos em um saco, ficarão colados uns aos outros. Após duas horas, as abobrinhas estarão completamente congeladas e já poderão ser colocadas em sacos para congelar ou no sistema utilizado para armazenar os alimentos congelados.

7

Dessa forma, achamos que pode lhe ser útil conhecer a forma de congelamento de outros alimentos para aproveitá-los ao máximo:

  • Como congelar alcachofras
  • Como congelar abóbora
  • Como congelar morangos

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como congelar abobrinha, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.