Como confeitar um bolo

Como confeitar um bolo

Nos aniversários, casamentos e demais datas comemorativas um personagem que não pode faltar de jeito nenhum é o bolo. Nessas ocasiões, ele recebe uma cobertura grossa que o diferencia de um bolo qualquer. Embora seja comum contratar um profissional para fazer o serviço, é possível aprender a como confeitar um bolo. Saiba tudo sobre isso com as dicas do umComo.com.br.

Passos a seguir:
1

Para confeitar um bolo o primeiro passo é fazer o bolo normal, recheá-lo e nivelá-lo. Depois, chega a hora de fazer o glacê que vai ser a cobertura do bolo. Vale lembrar que o glacê é a camada feita à base de açúcar e clara de ovo, embora em algumas receitas também receba leite, o que vai depender do ponto que se deseja dar à cobertura. Com o leite a cobertura fica menos dura e mais úmida. Além disso, é possível fazer um glacê colorido, para tanto, é preciso acrescentar à receita o corante específico para alimentos da cor desejada.

Aprenda a como fazer fondant de chocolate, seguindo os passos do nosso artigo.

2

O glacê é muito utilizado para decorar bolos e tortas, além de estar presente na cobertura de muitos outros doces. Também é possível enfeitar a cobertura da torta com chantili, que é feito com creme de leite fresco e açúcar, basicamente, podendo receber ainda baunilha, raspas de limão, corante e até licor de amêndoa. Independente da receita que vai cobrir o bolo é importante que se use uma espátula para espalhar a cobertura na parte de cima e nas suas laterais do bolo.

3

Na falta de uma espátula, é possível usar uma faca ou mesmo uma régua. É importante que a cobertura fique uniforme e reta, já nas laterais é melhor colocar menos cobertura para que não escorra. O que ajuda nessa hora é colocar o glacê ou o chantili no meio do bolo, para então, com a espátula, começar a espalhar. Quem possui um prato para bolo giratório pode movimentá-lo na medida em que o cobre, a fim de facilitar o serviço. Uma dica para o resultado ficar mais bonito é esperar a massa do bolo esfriar para iniciar a cobertura.

4

Depois de colocar a cobertura em todo o bolo, chega a hora de enfeitá-lo, e isso pode ser feito de uma imensidade de maneiras, ao desenhar rosas, estrelas e quaisquer outros formatos. Quem possui mais destreza pode experimentar desenhos mais requintados, porém, o resultado fica muito bonito também apenas com listras em alto relevo. Para tanto, é preciso um saco de confeitar com o bico que tenha o formato que deseja.

5

É fácil encontrar em lojas de produtos para confeitaria diferentes bicos de metais diferentes e, assim, ampliar a variedade de enfeites que os seus bolos podem ter. Quem não possui o saco de confeitar pode usar um saco transparente bem limpo e colocar o chantili ou o glacê dentro dele em quantidades pequenas. Uma das pontas do saco deve ser cortada, para que haja um buraco pequeno por onde o seu conteúdo vai sair. Para que o bolo fique bem confeitado é importar manter o saco firme nas mãos na hora de apertá-lo. Saiba como pode fazer um saco de confeiteiro no nosso artigo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como confeitar um bolo, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.