Como comer beterraba crua

Como comer beterraba crua

A beterraba é uma raiz muito nutritiva, oferecendo uma grande quantidade de ferro, fibra e vitaminas que beneficiam de forma importante a nossa saúde e organismo. No entanto, em muitas casas não é um alimento muito consumido, por isso às vezes nem sabemos o modo adequado de a ingerir e se é possível comê-la sem cozinhar. Mas sim, ela pode ser ingerida crua, aproveitando ao máximo seus benefícios sem perdê-los durante o cozimento; mas se não souber por onde começar, no umComo.com.br explicamos-lhe como comer beterraba crua e em que casos não é recomendável ingerir este alimento.

Comer beterraba crua em saladas

Uma das formas mais populares de comer beterraba crua é acrescentando-a na salada. Para isso poderá ralar ou servir a beterraba em rodelas muito finas. A beterraba ralada ou em rodelas costuma ser muito boa acompanhada com batata, ovo cozido, alface, tomate e outros vegetais como a cenoura, uma alternativa deliciosa e muito fácil de elaborar.

Este alimento é rico em ferro, perfeito para combater a anemia; em fibra, ideal para melhorar o trânsito intestinal; e em ácido fólico, sendo um bom aliado para as mulheres grávidas.

Consumir beterraba crua em sucos de verduras

Outra forma ideal de incorporar a beterraba crua em sua dieta é ingerindo-a em sucos naturais. Um dos mais populares é o suco de laranja, cenoura e beterraba conhecido como 3 em 1. Graças ao seu alto conteúdo de vitamina C, betacaroteno, ferro e minerais, é ideal para nutrir o nosso corpo.

Para elaborar este suco você precisará de:

  • 1 litro de suco de laranja natural
  • 1 beterraba
  • 1 cenoura

Lave e descasque a cenoura e a beterraba. Pique e acrescente todos os ingredientes em um liquidificador ou processador de alimentos até formar um suco, coe para obter um resultado mais líquido. Se for necessário pode adoçar com uma colherzinha de mel. Beber preferivelmente recém-feito.

Quando não se recomenda comer beterraba

Apesar da beterraba ter muitos benefícios, é importante limitar o seu consumo se:

  • Tiver propensão à formação de cálculos renais, pois este alimento é rico em oxalatos, que contribuem para a formação de pedras nos rins;
  • Tiver gota ou artrite, pois nestes casos o oxalato também pode ser prejudicial;
  • Sofrer de pressão arterial alta ou precisar de uma dieta pobre em sal, pois este alimento é rico em sódio.

Dica: Acesse também esse artigo para saber como cozinhar beterraba de 6 formas práticas!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como comer beterraba crua, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.