Como comer aveia

Como comer aveia

De todos os cereais, a aveia é um dos mais completos e benéficos para a saúde. Trata-se de uma opção muito baixa em calorias que também contribui com vitaminas A, B, E, e diversos minerais que complementam a nossa alimentação e melhoram o funcionamento do nosso corpo. No entanto, muitas pessoas não sabem como comer aveia, ou pensam que a única forma de a ingerir é quente, por isso no umCOMO vamos lhe dar algumas boas propostas para conseguir incorporar a aveia na sua dieta e aproveitar todos os seus benefícios.

Quente no café da manhã

A forma mais clássica e comum de comer aveia é quente, ao café da manhã. Este prato cheio de energia prepara-se com os seguintes ingredientes:

  • 2 xícaras de leite
  • 6 colheres de sopa de flocos de aveia
  • Canela em pó
  • Açúcar a gosto

Misture todos os ingredientes em uma panela menos a canela em pó, e cozinhe em fogo médio durante pelo menos 10 minutos, mexendo sempre com uma colher de madeira. Passado esse tempo, os flocos deverão estar macios, sinal de que a aveia está pronta. Se não estiver, espere até que fiquem macios. A aveia deve ser servida quente com um pouco de canela polvilhada. Adicione a esta mistura frutos secos, ou frutas frescas como o morango e a banana para tornar ainda mais nutritivo seu prato de aveia.

Bebida de aveia

Outra forma bem mais simples de comer aveia é tomá-la como bebida, uma ótima opção para um lanche, para comer a meio da manhã ou consumir pelo menos uma hora antes de realizar atividades físicas.

No liquidificador, misture um copo de leite de vaca, de soja ou de amêndoas, duas colheres de sopa de aveia, açúcar a gosto e canela. Bata muito bem para que os flocos de aveia se desintegrem o melhor possível. Beba em seguida e desfrute de um sabor refrescante, adocicado e delicioso.

Panquecas de aveia

Outra forma de comer aveia é em forma de panqueca, de certeza que esta receita vai conquistá-lo. Para fazer panquecas de aveia vai precisar de reunir os seguintes ingredientes:

  • 5 claras de ovo
  • 1/2 xícara de aveia
  • 1 banana ou 1 maçã
  • Canela a gosto

Misture tudo no liquidificador e faça as panquecas em uma boa panela que não grude. Desfrute de um café da manhã energético e muito delicioso.

Batido de aveia

Se você gosta de frutas e doces, mas quer uma opção bem mais natural e saudável, pode fazer um batido de aveia. Para isso, deve colocar uma xícara de flocos de aveia de molho em água morna por duas horas, de maneira a que os flocos amoleçam. Coe a mistura e reserve os flocos de aveia. De seguida, corte uma banana madura às rodelas e coloque no liquidificador junto com os flocos de aveia, uma xícara de leite e um iogurte natural. Bata todos os ingredientes até obter uma mistura homogênea. Se desejar, pode adicionar 3 ou 4 colheres de sopa de açúcar e continuar batendo o seu batido. Quando conseguir um creme suave e homogêneo, já tem o seu batido de aveia pronto!

Outras formas de comer aveia

Outra excelente forma de comer aveia é adicioná-la à preparação de diversos pratos. Se você gosta de fazer sobremesas, pode incorporar algumas colheres de de sopa de flocos de aveia na preparação de biscoitos ou cupcakes.

Além disso, pode comer aveia adicionando-a aos seus pratos salgados, por exemplo, moendo os flocos e incorporando em saladas, vegetais ou receitas de carne picada como hambúrgueres ou almôndegas. Assim receberá uma adição benéfica de fibra além de aumentar o poder nutritivo de seus alimentos.

Se gosta de comer seus cereais com leite, adicione um pouco de aveia à sua caneca, desta forma, desfrutará de todos os seus benefícios para o corpo, entre eles seu grande conteúdo de fibra que ajuda a regular os níveis de colesterol do sangue e o trânsito intestinal.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como comer aveia, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.