Como aproveitar resto de bolo

Como aproveitar resto de bolo

Quem tem intimidade com a cozinha e se preocupa com sustentabilidade sabe que cada dia se torna mais inadmissível jogar no lixo comida que ainda poderia ser consumida. Apesar desse sentimento de responsabilidade sustentável, nós nem sempre temos boas ideias do que é possível fazer com cada alimento. O bolo é um desses casos, estamos tão acostumados a consumi-lo da maneira tradicional que acaba rolando um bloqueio criativo na hora de reinventar seu uso. Para te inspirar e não deixar você desperdiçar nunca mais uma migalha, o umCOMO reuniu algumas ideias práticas de como aproveitar resto de bolo. Se ligue!

Torrada de bolo

Bolo torrado é uma das alternativas mais simples e funcionais para não jogar fora aquele resto de bolo que já não está tão fresquinho para ser consumido mas não está estragado. Funciona com qualquer bolo simples, os mais populares são de fubá, cenoura, iogurte e chocolate.

É muito simples preparar torrada de bolo:

  1. Basta cortar o bolo em fatias da sua preferência (sugerimos cubinhos ou pequenas fatias) que não sejas muito pequenas;
  2. Acomodar em uma forma antiaderente ou untada com manteiga ou forrada com papel manteiga e levar ao forno preaquecido a 180º;
  3. Deixar torrar por 15 minutos.
  4. Passado esse tempo, suas torradinhas de bolo estarão prontas e deliciosas para serem consumidas com café, manteiga, geleia, na hora que você quiser!

Cake pops

Os cake pops são bolinhos com cobertura de chocolate endurecido espetados em um palito muito populares em festas de crianças e adultos. A receita tradicional pede que você asse um bolo. Mas, para aproveitar resto de bolo você pode pular essa etapa.

  1. Basta desfazer o bolo e usar a proporção de uma lata de leite condensado para cada caneca de bolo esfarelado.
  2. Dentro dessa proporção você pode misturar ingredientes da sua preferência como coco ralada, canela ou rum.
  3. Misture todos esses ingredientes até obter uma massa homogênea;
  4. Faça bolinhas com a massa;
  5. Resfrie na geladeira ou freezer;
  6. Espete as bolinhas em palitos;
  7. Cubra com chocolate derretido e decore com granulados ou confeitos da sua preferência.

Pavê de bolo ou taça em camadas com creme

Não faltam receitas de pavês, dos mais variados sabores, com todo tipo de ingrediente. Todos são deliciosos! Para aproveitar resto de bolo você pode criar basicamente qualquer tipo de pavê. O segredo é alternar o merengue ou creme do pavê com camadas do bolo desconstruído.

Se você acha que não tem quantidade de resto de bolo suficiente para uma forma, você pode montar em taças individuais. A escolha do creme vai de acordo com o seu gosto e o sabor do bolo. Finalize com confeitos, chantily ou uma fruta que harmonize com o sabor escolhido.

O que o umCOMO sugere que costuma funcionar muito bem é alternar as camadas de bolo com os seguintes tipo de mousse ou creme destes pavês:

  • Mousse de chocolate
  • Pavê de pêssego (substitua as bolachas pelo bolo)
  • Mousse de limão

Brigadeiro de sobras de bolo

Se já existem brigadeiros de todos os sabores com as receitas mais variadas, obviamente existe uma receita com bolo. E ela é bem simples!

Nessa receita, o ideal é que os restos de bolo sejam de chocolate. A preparação é praticamente a mesma do brigadeiro tradicional, a diferença é que ao invés do chocolate em pó você usa as sobras do bolo de chocolate. Da seguinte forma:

  1. Em uma panela em fogo baixo, misture 1 lata de leite condensado com 2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina;
  2. Adicione 2 xícaras de bolo de chocolate picado;
  3. Mexa até que a mistura comece a desgrudar do fundo da panela e então apague o fogo;
  4. Deixe esfriar;
  5. Enrole o brigadeiro e cubra com chocolate granulado.

Aproveitar resto de bolo com sorvete

A combinação de bolo com sorvete não é novidade para ninguém. Acontece que a maioria das receitas utiliza bolo fresquinho e quentinho como petit gateau ou brownie. Mesmo assim, aquele resto de bolo pode ser o acompanhamento que faltava para incrementar o seu sorvete.

Algumas sugestões de uso são:

  • Farelo de bolo sobre o sorvete: despedace o bolo até transformá-lo em uma espécie de farofa e salpique sobre o sorvete na hora de servir.
  • Milk shake com bolo: você pode usar sobras de bolo para bater junto com o leite e o sorvete, dará um sabor especial e uma textura com pedaços. Funciona com qualquer sabor de sorvete, basta combinar com o sabor do bolo.
Imagem: bitememore.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aproveitar resto de bolo, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.