Como aproveitar pernil assado

Como aproveitar pernil assado
Imagem: ideiasedicas.com

O pernil assado é popular nas festas de final de ano mas também é sempre uma boa pedida para reuniões gastronômicas entre familiares e amigos. O sabor especial da carne se dá pelo ritual na hora de prepará-la e todos os seus segredinhos entre temperos e processos. Como existe uma boa quantidade de carne rente ao osso da coxa, nem sempre é possível servir tudo. Mas após tanto trabalho para assar esse pernil (e tanto sabor), nenhum fiapo de carne merece ser desperdiçado. Para te ajudar, o umCOMO reuniu ideias e te ensina como aproveitar pernil assado.

Pernil desfiado

Grande parte das receitas que se pode fazer a partir das sobras de pernil assado pedem que a carne esteja desfiada. Como ela já foi assada, desfiá-la pode até ser mais fácil. Ainda assim, existem algumas técnicas e cuidados que você pode tomar para aproveitá-la 100% e que ela não fique despedaçada ou tenha o sabor alterado.

Como desfiar pernil assado

Para desfiar as sobras do pernil assado, utilize um garfo e puxe a carne sempre no mesmo sentido das fibras. Raspe o osso com o garfo até que todos os pedaços de carne saiam. Se as sobras são em fatias, também vale utilizar o garfo, sempre no sentido das fibras.

Como fazer sanduĂ­che de pernil

Uma das maneiras mais populares para aproveitar pernil assado é com o famoso sanduíche de pernil, ou lanche de pernil, uma receita que já faz a fama de alguns estabelecimentos e festas populares. Cada um tem os seus segredos e preferências na hora de preparar a carne desfiada em molho (alguns chamam de carne louca ou pernil louco) que deve rechear o pão. O umCOMO dá a seguinte sugestão de receita de sanduíche de pernil com sobras de pernil assado:

  1. Refogue as sobras do pernil já desfiado com alho e azeite;
  2. Acrescente fatias de tomate, pimentão, cebola, 1 colher de extrato de tomate, sal e pimenta a gosto;
  3. Refogue tudo isso em um pouco mais de azeite até que chegue a uma consistência de molho. Se sentir necessidade, adicione um pouco de água:
  4. Se você gosta de azeitonas, pode acrescentar um pouco.
  5. O molho está praticamente pronto. Agora, basta rechear um pão francês ou outro da sua preferência. Salada e queijo derretido são complementos opcionais que ficam ótimos para quem gosta!
Imagem: receitasdacoruja.com.br

Receita de pernil ao molho

Outra maneira deliciosa para aproveitar pernil assado é usar as sobras para preparar um pernil ao molho, também conhecido como "surpresa de pernil". Essa receita até já é tradição em algumas famílias na noite seguinte ao Natal ou Ano Novo. O sabor é complexo mas o passo a passo é bem simples. As quantidades desta receita são com base em 500 a 800 g de pernil desfiado, você pode adaptar as proporções para a quantidade que tiver:

Ingredientes

  • 500 a 800 g de pernil assado desfiado
  • 1/2 cebola picada
  • 1 cenoura picada
  • Azeite
  • 4 colheres (sopa) de shoyu
  • 1 caixinha de creme de leite (200g)
  • 25 g de queijo ralado

Como fazer pernil ao molho

  1. Utilize uma panela para refogar 1/2 cebola no azeite e então acrescente a cenoura;
  2. Quando a cebola já estiver quase transparente, junte 2 colheres do pernil desfiado e o molho shoyu;
  3. Quando o shoyu estiver quase desaparecendo, adicione o creme de leite e mexa até que esse molho engrosse;
  4. Acomode o pernil desfiado em uma forma ou refratário e cubra com o molho que você acabou de fazer;
  5. Espalhe o queijo ralado e leve ao forno preaquecido a 180º até que a cobertura fique gratinada.
  6. Uma vez gratinado, seu pernil ao molho estará pronto para ser aproveitado. Combina com salada ou arroz branco como acompanhamentos!

Massas e outras receitas para aproveitar pernil assado

Uma vez que você tenha o pernil desfiado, você pode deixar a sua criatividade fluir. Basta que a carne harmonize com o os outros ingredientes da receita. A carne desfiada e refogada das maneiras ensinadas nos tópicos anteriores funciona muito bem como recheio para massas e pastéis assados. Na dúvida sobre como refogar a as sobras de pernil, aposte sempre na cebola, alho, azeite e tomate. Eles nunca falham.

Aqui vão sugestões do umCOMO de massas que podem ser recheadas com as sobras do pernil assado:

  • Ravióli caseiro: substitua o recheio de ricota pelo pernil desfiado;
  • Tortelini caseiro: troque a carne moída pelo molho de pernil desfiado;
  • Pastel de pernil: basta rechear a massa com o pernil desfiado em molho;

Se você não perde a oportunidade de fazer um risoto, o pernil desfiado também é um ótimo ingrediente para dar um toque especial à receita. Basta adicioná-lo nas etapas finais do cozimento. Alguns risotos que combinam com pernil são:

  • Risoto fácil com queijo parmesão
  • Risoto de verduras

Extra: outra receita que fica deliciosa com as sobras do pernil desfiado e refogado é a polenta. Basta prepará-la e servir acompanhada do pernil desfiado.

Como congelar sobras de pernil assado

Se você quer aproveitar pernil assado mas não está a fim de fazer as receitas naquele momento, existe a possibilidade de congelar a carne mesmo após ela ter sido assada. Você pode congelar fatias ou ela desfiada. O mais importante é que você guarde em porções do tamanho que deseja usar futuramente, já que quando descongeladas, não é recomendado congelá-las novamente.

O prazo de validade ideal é que elas seja utilizada em até 3 meses. Para facilitar a sua vida, coloque uma etiqueta nas porções com a data de quando elas foram congeladas. Todas as receitas sugeridas nesse artigo podem ser feitas com sobras de pernil congeladas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aproveitar pernil assado, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.