Como aproveitar a carne do cozido

Como aproveitar a carne do cozido
Imagem: lasdeliciasdeisabel.blogspot.com

Se você é apaixonado por cozinha, deve saber que tudo pode ser utilizado e que nada deve ser descartado. Se você tiver feito um bom estufado ou cozido e sobraram restos da carne, não se preocupe, eles poderão ser reaproveitados em um novo prato que encantará os seus convidados. Em umComo.com.br, explicamos como aproveitar a carne do cozido. Leia atentamente o artigo a seguir e aprenda quais são os tipos de carne que podem ser reutilizados. Além disso, propomos receitas mais fáceis e saborosas para cozinhar a sua carne de cozido.

Aproveitar a carne do cozido: tipos de carne

Os cozidos podem ser feitos com diversos tipos de carne e cada uma delas servirá para uma ou outra receita. Geralmente, a carne de porco e de bovino é a mais utilizada para preparar cozidos. Este tipo de carne pode ser cortado após o cozimento e ser utilizado para rechear canapés, pastéis ou pratos gratinados (lasanha, canelones, berinjelas recheadas...). Além disso, a carne picada também pode ser aproveitada para fazer diferentes molhos para suas massas, como a bolonhesa.

Retire os ossos da carne e aproveite-os para preparar um bom caldo ou outros guisados, aos quais a carne dará mais sabor. Você também pode congelar a carne a mais - após tê-la picado - e preparar as suas receitas a qualquer momento, como acompanhamento de arroz, massas ou outros pratos.

Aproveitar a carne do cozido: croquetes

Para aproveitar 100% de sua carne de cozidos, os croquetes de cozido não falham. É uma receita simples que agradará a qualquer um que seja fã de croquetes caseiros. Tudo uma delícia.

Para fazê-los adequadamente, prepare um bechamel ou velouté suave. Preste atenção: Em uma panela, ferva um litro de caldo e em uma frigideira antiaderente coloque cerca de 100 g de manteiga a temperatura média, acrescente a farinha para peneirar durante 1 minuto e, em seguida, acrescente o caldo fervido. Sem deixar de mexer a mistura, acrescente sal, pimenta branca e um pouco de noz moscada, todas as quantidades a gosto.

Quando a mistura estiver espessa, retire a frigideira do fogo e cubra com papel filme. Em uma frigideira separada, refogue um pouco de cebola picada, até que fique tenra. A seguir, acrescente a carne do cozido picada e tempere-a com o fogo um pouco mais alto. Quando estiver tudo pronto, acrescente o bechamel que tinha sido preparado anteriormente e mexa a massa espessa por cerca de 5 minutos, aproximadamente. Faça-o com o fogo alto.

Passado este tempo, deixe a mistura repousar tampada com papel filme. Não deixe o papel tocar na massa. Quando a mistura esfriar, prepare os croquetes. Em seguida, cubra-os de farinha, ovo batido e pão ralado. Estarão prontos para fritar ou congelar.

Imagem: atodovaroma.com

Aproveitar a carne do cozido: Roupa Velha

Outra receita maravilhosa para aproveitar a carne de cozido é a conhecida e tradicional Roupa Velha. Esta é uma das receitas surgida única e exclusivamente para aproveitar as sobras de cozido. Tome nota.

Em uma frigideira grande, refogue com óleo de oliva, uma cebola e alho picado fino. Pique tudo o que tiver sobrado do cozido, menos os legumes (caso ainda haja alguma sobra). Adicione à frigideira e adicione natas para cozinhar. Mexa pouco a pouco e deixe que repouse em fogo lento por cerca de cinco a dez minutos, aproximadamente. A seguir, pique algumas folhas de hortelã e decore o seu prato. Está pronto para servir e degustar! Com esta receita, você poderá aproveitar suas sobras de cozido e desfrutar da boa comida.

Imagem: cocina.ahoro.net

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aproveitar a carne do cozido, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.