Como amadurecer um abacate

Como amadurecer um abacate

Você tinha planos de usar abacate e só havia frutos verdes na hora da compra? Pior: você percebeu que o abacate ainda não está maduro somente após abri-lo? Não há motivo para frustração, nem para desistir de preparar aquela guacamole deliciosa. Com alguns truques simples você consegue acelerar o processos de maduração do abacate e consumi-lo quando quiser. Para isso, o umCOMO reuniu diferentes técnicas sobre como amadurecer um abacate.

Passos a seguir:
1

Para saber se é preciso amadurecer um abacate, antes de tudo é preciso identificar se o mesmo está maduro. Se na hora da compra você percebeu que ele ainda não está ideal para ser consumido e não há outra opção, leve-o mesmo assim.

O truque mais conhecido para amadurecer abacate e outros tipos de frutas é a técnica do jornal. Basta embrulhar os frutos em folhas de jornal e preferencialmente mantê-los em um local mais abafado. Em questão de poucos dias os frutos amadurecem. Para não passar do tempo, cheque sempre. Quando estiver macio, já está pronto para ser desfrutado.

2

Se você tem um abacate verde e precisa dele maduro para aquele mesmo dia, opte pelo método do forno e papel alumínio - essa técnica é ideal para frutos bem verdes e duros. Para fazer isso, envolva o abacate com papel alumínio, cubra-o inteiro e aproveite para preaquecer o forno a 200°C enquanto isso. Acomode o abacate em uma assadeira e leve ao forno por até 10 minutos.

Passado o tempo, retire-o do forno e deixe esfriar, e ele estará pronto para ser utilizado da maneira que você preferir.

3

A técnica do forno também pode ser adaptada para micro-ondas e chegar ao ponto em questão de minutos. O único porém desta prática é que pode alterar um pouco o sabor na fruta no quesito "frescor".

Para amadurecer um abacate no micro-ondas, utilize um garfo para fazer furinhos ao redor da casca, acomode-o sobre um recipiente próprio para micro-ondas e cubra com um guardanapo ou tampa de plástico para micro-ondas. Ligue o micro por 30 segundos e depois cheque se o abacate já está molinho, se ainda não, repita a etapa do micro-ondas até que atinja o ponto que você deseja. Deixe esfriar um pouco antes de manusear.

4

Se você não tem tanta pressa, pode experimentar amadurecer um abacate com um saco de papel e outras frutas. Essa técnica, apesar de não ser a mais instantânea, utiliza o gás etileno das outras frutas para madurar e conserva todas as propriedades e o sabor de fruta fresca.

Para colocar em prática, providencie um saco de papel ou papelão (saco de pão funciona) e coloque o abacate junto com alguma outra fruta já madura, maçã, tomate e banana, costumam ser eficientes. Feche o saco e deixe por alguns dias. Acompanhe a fruta diariamente, dentro de poucos dias o abacate estará perfeito para consumo.

5

Percebeu que a fruta ainda está verde só depois que você cortou? Não jogue fora, siga essa técnica de como amadurecer um abacate já cortado. Nesse caso, é importante agir o quanto antes para evitar que a polpa fique marrom.

O principal aliado para retardar esse processo de oxidação da polpa é o limão. Além de combater a oxidação, ele também é eficiente para conservar o abacate maduro por mais tempo.

Com o abacate cortado ao meio, esprema um limão sobre toda a superfície da polpa, reúna as metades com o caroço dentro, embrulhe com plástico-filme e leve à geladeira. Agora é só ir monitorando o abacate com o passar do tempo até que ele fique molinho.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como amadurecer um abacate, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Conselhos
  • A geladeira retarda o processo de amadurecimento do abacate, mas ajuda a conservá-lo por mais tempo quando já está maduro.