Afiar facas

Como afiar uma faca

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como afiar uma faca

A faca é um dos utensílios de cozinha mais usado, já que é necessária para preparar qualquer prato. Apesar disso, é indispensável que as facas estejam bem afiadas para conseguir que cortem perfeitamente. Não devemos temer o fato de uma faca estar muito afiada, já que muitas vezes é mais fácil se cortar ou se machucar com uma faca má afiada porque temos que fazer peripécias para conseguir um bom corte. Existem diferentes formas de afiá-las, mas as mais comuns em casa costumam ser feitas com um amolador chaira ou com uma pedra de afiar. Se as suas facas precisam de uma revisão, não perca este artigo de umComo.com.br sobre como afiar uma faca.

Também lhe pode interessar: Como abrir lata sem abridor

Passos a seguir:

1

Se afiar a faca com a ajuda de uma chaira, deverá colocar a parte larga da faca na parte superior da chaira com uma inclinação de uns 20º.

Como afiar uma faca - Passo 1
2

A seguir, deverá deslizar até à parte inferior tentando que toda a lâmina da faca passe pela lixa em toda a sua superfície.

3

Terá que repetir o procedimento com o outro lado da lâmina, e assim sucessivamente até achar que a faca esteja suficientemente afiada.

4

No caso de afiá-la com uma pedra de afiar, a primeira coisa que deverá fazer será umedecer a pedra.

Como afiar uma faca - Passo 4
5

Para afiar a faca, arraste-a pela pedra no sentido inverso a como o faria para cortar uma fatia de pedra.

6

Deverá repetir esta operação diversas vezes e fazer o mesmo com o outro lado da faca.

7

Tanto se afia a sua faca com a ajuda de uma pedra como se faz isso com uma chaira, é bastante importante que ao finalizar, lave e limpe bem a faca para evitar que fiquem restos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como afiar uma faca, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Conselhos

  • Tenha cuidado para não se cortar ao afiar facas.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como afiar uma faca