Como abrir lata sem abridor

Como abrir lata sem abridor

Você precisa abrir uma lata, mas não tem um abridor por perto. E agora, o que fazer? Se você já se viu nessa situação, este artigo do umCOMO é perfeito para você.

As latas possuem uma tampa fina de metal que, não se engane, pode ser relativamente simples de remover sem a necessidade de usar um abridor, basta saber empregar a técnica correta. Para fazer isso, você só vai precisar de uma faca, uma colher, uma navalha ou qualquer instrumento similar, além de seguir nosso passo a passo para que você saiba facilmente como abrir lata sem abridor.

Como abrir lata sem abridor e com uma colher

Usar uma colher de metal para abrir uma lata é uma das opções mais práticas caso você não tenha um abridor por perto. Dessa forma, você apenas precisa escolher uma colher resistente e de material forte, para que ela não dobre durante o processo. Para abrir a lata, siga os passos:

  1. Posicione a lata em uma superfície estável.
  2. Segure-a de maneira firme com a mão que você não vai usar a colher.
  3. Com a lata já estabilizada, coloque a colher na borda da tampa, naquela pequena fenda que elas costumam ter. Posicione a ponta da colher em meio a uma inclinação aproximada de 45 graus.
  4. Em seguida, segure o cabo da colher com força e coloque o polegar no dorso da colher para movê-la para frente e para trás, o mais forte possível, de maneira que seja possível cortar o alumínio.
  5. Durante a fricção você vai observar como a lata vai se desgastando e abrindo aos poucos. Assim você vai criar uma pequena abertura, que você pode continuar cortando com a colher em volta de toda a circunferência da tampa.
  6. Levante a tampa e retire o conteúdo de dentro da lata.

Você vai precisar usar de bastante força para que a colher consiga "furar" o alumínio. Se você notar que está machucando as mãos, pode segurar a colher junto com um pano, para que o contato seja mais suave.

Use uma faca

O utensílio mais útil para se abrir uma lata quando não temos um abridor, com certeza é a faca. O método é eficiente, mas você deve tomar bastante cuidado para não se cortar, já que quanto mais afiada for a faca, mais fácil será usá-la para abrir a lata. Para isso, siga os passos indicados a seguir.

  1. Coloque a lata sobre uma superfície estável, como um balcão de cozinha.
  2. Insira a ponta da faca na tampa, na abertura mais próxima da beira da lata.
  3. Segure a faca pelo cabo enquanto fecha o punho com firmeza, mantendo o polegar para cima. Com a palma da mão que ficou livre, você deve bater no cabo da faca até que ela seja inserida na lata. Esse passo é perigoso, então faça-o com cuidado para não perder o controle da faca e acabar se machucando. Como precaução, recomendamos que você use luvas para realizar este processo.
  4. Depois de bater algumas vezes, você verá que a faca vai começar a fazer um pequeno buraco na lata. Depois, mexe a faca alguns centímetros e repita o processo para criar outro buraquinho.
  5. Repita o processo até que toda a borda da lata fique com pequenos orifícios. Nesse momento a tampa estará mais fraca e, assim, você poderá introduzir a faca horizontalmente para levantá-la. Você pode usar uma faca menor para cortar as partes conectadas entre os buracos.

Pronto! Em alguns minutos, a lata estará aberta. Essa opção também vai te ajudar quando você precisar abrir uma lata sem lacre, ou seja, uma lata cujo anel saiu ou quebrou antes dela ser aberta.

Se você tem uma faca grande, daquelas específicas para cozinhar, você pode usar a parte mais afiada da lâmina, que estiver mais próxima do cabo. Essa ponta pode ser usada como abridor de latas, pois serve para cortar todo o alumínio que vida em volta da tampa.

Abrir uma lata com uma navalha

Assim como ocorre com outros utensílios, a navalha é uma ferramenta bastante eficaz para que você possa abrir uma lata sem usar abridor. Você poderá usá-la como uma espécie de alavanca, extraindo o conteúdo da lata de maneira rápida e eficaz, mas desde que o recipiente possua uma tampa mais fina e leve. Você só precisa levar em conta o seguinte:

  1. Posicione a navalha na dobra do lacre da tampa. O ponto exato de contato será a borda da lata.
  2. Depois de inserir a navalha, levante a tampa com cuidado para não se cortar.
  3. Pronto! Remova a tampa com cuidado e descarte-a.

Use um alicate

Se você tem um alicate de ponta em casa, pode também utilizá-lo para abrir uma lata de maneira rápida e fácil. O passo a passo é simples:

  1. Coloque a lata em uma superfície estável e segure-a firmemente com uma mão.
  2. Pegue o alicate e coloque-o sobre a borda da tampa. Procure colocar as pontas dele na dobra do lacre, pois é nesse ponto que você consegue abrir a lata com mais facilidade.
  3. Nessa posição, insira a ponta e gire o alicate. Repita o processo ao redor de toda a tampa, como se ele fosse um abridor de latas.
  4. Assim que terminar de cortar a lata com o alicate, você poderá abri-la pressionando levemente.

Abrir uma lata com tesouras resistentes

Você pode usar uma tesoura resistente, daquelas que se usam para cortar metais ou, então, uma de jardinagem para tentar abrir a lata sem abridor. As pontas das tesouras devem ser afiadas e grossas, para que elas não dobrem enquanto você tentar abrir a lata. Esse é um método fácil e eficiente e, para usá-lo, você só precisa seguir os passos:

  1. Enfie a ponta da tesoura na borda externa da lata até que você abra um orifício no alumínio.
  2. Nesta posição, deslize a tesoura ao redor da lata para abri-la rapidamente.

Abrir uma lata com uma pedra

Se você está fora de casa e não tem nenhum utensílio à mão, não se preocupe, pois há outras maneiras de abrir lata sem abridor. Como? Usando uma pedra e seguindo o passo a passo abaixo:

  1. Localize uma pedra que seja um tanto pontiaguda e com a qual você possa fazer pressão na lata.
  2. Coloque a lata em cima da pedra e segure-a firmemente enquanto esfrega a base da tampa na ponta da pedra. Esse atrito deve ser feito por cerca de 5 minutos, e vai servir para você lixar a borda da lata.
  3. Pressione a lata contra a pedra até você notar que a tampa se desprendeu da borda. Depois disso, pressione com os dedos e veja a tampa se soltando um pouco mais.

Pode ser que a tampa não saia completamente durante o processo, mas depois que ela estiver mais solta e usando um pano para não se cortar, você poderá terminar de abrir a lata completamente.

Abrir uma lata com um tijolo

Outra boa alternativa para abrir uma lata caso você não tenha utensílios de cozinha em mãos é usar um bloco de tijolo ou até mesmo a própria calçada. É um procedimento bem simples, anote:

  1. Vire a lata de cabeça para baixo. A parte da tampa deve estar sobre o tijolo.
  2. Em seguida, pressione a lata no tijolo e esfregue-a vigorosamente para frente e para trás, até que a tampa se desgaste. Essa técnica é semelhante à de abrir a lata com uma pedra.
  3. Depois de desgastar a tampa, você pode abri-la com um pouco de pressão. Se ela não abrir, repita o processo para desgastá-la um pouco mais e tornar a abertura mais fácil.
  4. Por conta da técnica, pode ser que lascas de metal soltem da lata. Procure limpá-las para que não cheguem até o interior da lata e façam com que você perca o conteúdo.

Para outras emergências, sugerimos o vídeo do umCOMO que explica como abrir potes de vidra:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como abrir lata sem abridor, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.