Características de uma taça de vinho

Características de uma taça de vinho

Cada vinho tem algumas características organolépticas que o tornam único, um vinho tem um RG próprio que faz com que seja igual e intransferível. Por esta razão, cada vinho deve ser servido em um recipiente apropriado, capaz de exaltar suas condições, olfativas, gustativas e visuais. Às vezes esquecemos que é importantíssimo não modificar as propriedades do vinho e não levamos em conta o recipiente onde tomamos o vinho, a taça. No seguinte artigo vamos explicar quais devem ser as características para que uma taça de vinho seja apropriada para fazer uma prova ou simplesmente, para saborear mais e melhor um bom vinho.

Tamanho de uma taça de vinho

A seguir explicamos quais são as medidas adequadas para que a taça de vinho seja apropriada para desfrutar desta magnífica bebida alcoólica:

  • Altura do balão: 100 mm Altura da base ao pé: 55 mm
  • Diâmetro na parte mais larga, mínimo: 65 mm
  • Diâmetro na borda superior: de 46 mm.
  • Diâmetro da base: 65 mm Espessura da bola: 0,8 mm
  • Espessura do pé: 9 mm Capacidade: 215 cc.

Material de uma taça de vinho

A forma de cristal ajuda um vinho a se expressar melhor e todos os vidros em geral são o resultado de estudos específicos e investigações, tanto na percepção organoléptica dos aromas e sabores, como nas características e condições físicas que favorecem sua percepção.

Material: cristal transparente e incolor, com uma porcentagem máxima de chumbo de 12%. Altura total: 155 mm Além de ser fabricada com cristal, a taça deve ter a borda ligeiramente dobrada para dentro, de maneira que o cheiro se mantenha.

Dimensões e forma da taça de vinho

As taças de vinho são produzidas em diferentes formas e características, às vezes considera-se como "extremo" como alguns produtores que tendem a fazer formas e estilos concretos, não só para determinados vinhos, mas também para os vinhos de uvas específicas certas ou procedentes de determinadas zonas.

Outro aspecto importante é que a taça de vinho ideal deve ter uma capacidade mínima de 150 cc. 8 Quando servir dois vinhos ao mesmo tempo, coloque a taça maior para o vinho tinto, e a menor para o branco.

A taça adequada para vinhos brancos e rosados

  • Os vinhos brancos jovens e agulha (A) - A principal característica deste vidro é a forma da abertura que tende a aumentar em relação ao corpo. Quando um vinho é introduzido na boca, esta forma particular dirige o líquido principalmente à ponta da língua, mais sensível à doçura, e portanto aos lados da língua, mais sensível à acidez.
  • Vinhos brancos com corpo e com criação (B) - O corpo maior e uma maior abertura permitirá uma melhor percepção de aromas complexos dos vinhos brancos com criação.
  • Vinhos Rose Jovens e agulha (C) - a abertura ampliada dirige o vinho à ponta da língua, mais sensível à doçura, para fazer com que o vinho pareça mais equilibrado.
  • Vinhos com corpo de Rose e criação (D) - A forma maior do corpo permite uma adequada oxigenação do vinho, bem como o desenvolvimento de aromas.

A taça adequada para vinhos tintos

  • Vinhos tintos jovens (A) - Este tipo de vinho, que tem taninos mais bem agressivos, quando estão presentes, deve estimular principalmente as partes internas da boca, evitando-as ao mesmo tempo, ao menos na fase inicial quando o vinho é introduzido na boca, e evitando também uma sensação desagradável. O corpo da taça também deve ser grande para permitir uma oxigenação adequada e o desenvolvimento de aromas.
  • Vinhos tinto com corpo ou criação (B) - Diferentemente, as taças devem ser seguradas na altura e na largura da taça, neste caso maior, bem como a abertura que é mais estreita com o fim de concentrar aromas complexos, originados pelo envelhecimento do vinho tanto na garrafa e no barril, até o nariz.
  • Vinhos tinto com corpo e reservas (C) - Tem um corpo bastante amplo para permitir uma correta oxigenação dos vinhos tintos envelhecidos durante um longo tempo em garrafa e com taninos mais suaves, que atingiram seu estado redondo.
  • Vinhos tinto com corpo e grandes reservas (D) - Esta taça representa uma variante da anterior e a diferença encontra-se em sua abertura que tende a aumentar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Características de uma taça de vinho, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.