Refeições saudáveis para as crianças

As melhores verduras para as crianças

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
As melhores verduras para as crianças

Em toda a dieta é importante o consumo de hortaliças e verduras, especialmente na das crianças, por se tratar de alimentos naturais e saudáveis que contribuem com grandes quantidades de nutrientes e beneficiam o nosso bem-estar. Ainda que às vezes não seja fácil conseguir que se sintam atraídos por este tipo de comida, o umComo traz para você este pequeno guia de alimentação com as melhores verduras para as crianças, como a acelga ou a cenoura. Desta forma, conseguirá com que seu filho introduza em sua dieta alimentos saudáveis e imprescindíveis para o corpo humano.

Também lhe pode interessar: Receitas ricas em fibra

Índice

  1. Beterraba
  2. Espinafre e acelga
  3. Berinjelas
  4. Abobrinha e cenoura
  5. Recomendações

Beterraba

Primeiramente, recomendamos o consumo da beterraba que, ainda que não tenha um sabor tão agradável, é uma hortaliça prima da acelga que contém muita energia, que contém basicamente ferro, as vitaminas B e C, potássio e carotenos. Além disso, também tem açúcar, do tipo sacarose. Por tudo isso é recomendada para combater doenças relacionadas com o sangue, bem como a anemia.

As melhores verduras para as crianças - Beterraba

Espinafre e acelga

Em segundo lugar, o espinafre é uma das verduras mais recomendáveis para as crianças, já que pode ser saboreado de deliciosas maneiras. Um exemplo disso são os deliciosos croquetes de espinafre e queijo, que entusiasmarão até as crianças mais reticentes. É que o espinafre contém o maior número de vitaminas e de minerais de entre todas as verduras comestíveis. Entre elas se encontram as vitaminas A, E e C.

A acelga também contribui com estas vitaminas, por isso pode variar os menus de seus filhos com ambos os alimentos. Por exemplo, durante a semana pode preparar um ou dois dias espinafre, e outros dois dias acelga, tendo a garantia de que estão recebendo ótimos valores nutricionais.

Além disso, recomenda-se cozinhar estas verduras e combiná-las com ovos, batatas, legumes ou arroz, e lembre-se que antes de prepará-las deve escorrer corretamente para que os nitritos, substâncias tóxicas que provêm do nitrato, não se acumulem.

As melhores verduras para as crianças - Espinafre e acelga

Berinjelas

As berinjelas podem ser preparadas de muitas maneiras, como empanadas, com mel para adoçar ou recheadas de atum ou frango. Além disso, contêm muita água e potássio, além de magnésio e cálcio, e ainda que não contribuam com uma grande quantidade de energia, também não têm gordura, por isso evitam a obesidade infantil. De modo que são uma opção saudável para crianças e adultos, e em umComo recomendamos a você não retirar a pele, pois tem muita fibra.

As melhores verduras para as crianças - Berinjelas

Abobrinha e cenoura

Rica em água e vitaminas A e B que favorecem o seu crescimento, a abobrinha praticamente não contém gordura. Este vegetal pode ser consumido frito, em purê ou no forno com um pouco de arroz, mas também se podem elaborar bolinhos de abobrinha que satisfarão o paladar das crianças.

No que diz respeito às cenouras, são conhecidas por fortalecer a vista, mas também se caracterizam por sua contribuição de ácido fólico para combater a anemia e por ter uma grande quantidade de água. Se consumida crua fortalece os dentes, por isso é interessante fazer saladas típicas ou de massa com este ingrediente ralado. No entanto, também podem ser assadas, cozidas e fritas, sendo qualquer uma destas opções muito adequadas para apoiar a correta alimentação das crianças.

As melhores verduras para as crianças - Abobrinha e cenoura

Recomendações

Por último, tenha em conta que a melhor forma de preparar verduras para as crianças é acrescentando um pouco de imaginação: simplesmente com um pouco de criatividade em seus pratos poderá conseguir que as crianças se interessem por esta comida saudável. Para isso, não duvide em jogar com as cores e decorar os pratos como se fossem bonitos desenhos de bonecos, porque desta forma se divertirão enquanto comem verduras. Por outro lado, é aconselhável cortar as verduras em pedaços pequenos para seu fácil consumo por parte das crianças; sempre que forem maiores de um ano é preferível não os triturar nem fazer papinha com elas.

Além disso, não se esqueça que cozinhar as verduras ao vapor provoca uma mínima perda de seus nutrientes, e que embora conservem integralmente o sabor destes saudáveis alimentos, sempre pode preparar um delicioso molho bechamel para fazer facilitar o seu consumo por parte das crianças.

As melhores verduras para as crianças - Recomendações

Se pretende ler mais artigos parecidos a As melhores verduras para as crianças, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 6
As melhores verduras para as crianças