Partilhar

Alternativas naturais ao açúcar

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Alternativas naturais ao açúcar

O açúcar refinado é provavelmente o ingrediente para adoçar mais utilizado; no entanto, seus efeitos sobre a nossa saúde quando o consumimos de forma abusiva não são segredo para ninguém, por isso muitas pessoas decidiram procurar alternativas naturais e não processadas para dar um toque doce aos seus alimentos. Se você também se encontra nesta procura, em umComo.com.br damos a você algumas alternativas naturais ao açúcar que pode experimentar.

Também lhe pode interessar: Como substituir o açúcar por stevia
Passos a seguir:
1

O mel é indubitavelmente uma das alternativas naturais ao açúcar mais simples de conseguir e de utilizar. Trata-se de um alimento cheio de propriedades benéficas para a saúde que pode ser utilizado facilmente na cozinha, pois ao adoçar mais que o açúcar, é necessário uma menor quantidade para obter o mesmo efeito.

No entanto, e assim como ocorre como qualquer outro adoçante, é importante não abusar do seu consumo pois contribui com muitas calorias para o nosso corpo.

Alternativas naturais ao açúcar - Passo 1
2

Se procura uma alternativa natural ao açúcar refinado, então o açúcar mascavo é perfeito para você. Esta opção é extraída da cana de açúcar, mas não está refinada nem processada, sendo uma opção mais natural com um índice glicêmico baixo, o que nos proporcionará energia durante mais tempo, evitando os picos que se produzem quando ingerimos alimentos ricos em açúcar branco.

Também, é um produto muito fácil de conseguir e de usar em qualquer receita, por isso não terá nenhum problema ao utilizá-lo.

3

A stevia converteu-se em uma palavra que escutamos com muita frequência ultimamente, sendo um alimento da moda. Por quê? Pois simplesmente porque é um adoçante natural extremamente potente que não contribui com calorias para o nosso corpo, ou seja, uma alternativa para comer coisas doces com um arrependimento menor.

No entanto, é importante aprender a usá-la na cozinha, pois uma pequena quantidade bastará para adoçar seus pratos de modo que as quantidades devem ser moderadas ao extremo. Em nosso artigo como substituir o açúcar por stevia explicamos a você o modo de fazê-lo e as equivalências entre ambos os produtos.

4

A calda de agave, uma planta similar ao aloe vera originária da América Latina, é também uma alternativa natural ao açúcar, utilizada especialmente no continente americano. Trata-se de uma opção similar ao mel que conta com um alto poder adoçante e um índice glicêmico baixo, por isso pode ser incorporado a bebidas e sobremesas sem problemas; no entanto, convém provar primeiro seu sabor para ver se é agradável.

Imagem: saboridades.net
5

O xarope de ácer, também conhecido como xarope de maple, é uma opção para adoçar muito utilizada no Canadá e nos Estados Unidos, especialmente na hora de servir panquecas. É similar ao mel ou à calda de agave, com um sabor muito particular que nos ajuda a adoçar bebidas e pratos.

É importante ter em conta que o xarope de ácer natural tem um custo elevado e pode ser difícil de encontrar. As versões mais econômicas oferecem uma grande carga de açúcar e não são uma boa opção para substituir o produto refinado.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alternativas naturais ao açúcar, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário sobre Alternativas naturais ao açúcar

Alternativas naturais ao açúcar
Imagem: saboridades.net
1 de 5
Alternativas naturais ao açúcar

Voltar ao topo da página