Acompanhamentos para salmão

Acompanhamentos para salmão

O salmão é um dos alimentos mais saborosos, nutritivos e saudáveis do mundo, muito por conta de suas altas concentrações de Ômega 3, vitaminas B6 e B12, proteínas, ácidos graxos essenciais e minerais como o selênio e o magnésio. Por isso, esse peixe não pode faltar nos seus cardápios semanais.

Ao forno, grelhado, em forma de tartar, de filé... as opções para cozinhar salmão e apresentá-lo são infinitas, e no seguinte artigo do umCOMO vamos te dar sugestões de acompanhamentos para salmão para que seus pratos fiquem deliciosos e bonitos em qualquer ocasião. Prepare os ingredientes!

Acompanhamento para salmão com verduras ao forno

Esta sugestão está entre as receitas de salmão mais deliciosas, saudáveis e simples de serem feitas em casa. O preparo não é complicado, e você sempre pode optar pelas verduras que mais gosta, ainda que aqui no umCOMO a gente recomende acompanhar o salmão com cebolinha, tomate, cenouras, pimentão verde ou vermelho e a abobrinha, que você deve cortar em rodelas ou à julienne.

  1. Distribua as verduras na assadeira de modo que elas formem uma cama.
  2. Pré-aqueça seu forno a 180ºC.
  3. Tempere as verduras: você pode adicionar azeite de oliva e um pouco de vinho branco para que fiquem mais saborosas.
  4. Em seguida, leve a bandeja ao forno pré-aquecido durante 20 minutos (em mádia). Se você notar que as verduras ainda não estão prontas, deixe assar por mais alguns minutos.
  5. Depois, adicione o salmão, que deve ser assado por um tempo máximo de 10 minutos, para que não fique seco e sem sabor.

As verduras ao forno, quando usadas como acompanhamento para o salmão, constituem um prato saboroso e bastante equilibrado, com baixas concentrações de gordura e rico em Ômega 3.

Salmão com batatas ao forno

Quer saber com o que acompanhar o salmão para montar um prato gostoso e equilibrado? As batatas ao forno são uma opção que vai agradar a maioria das pessoas, além de serem fonte de carboidratos, o complemento ideal para as proteínas do salmão. Ainda que existam diferentes maneiras de preparar esse prato, recomendamos que você opte por deliciosas batatas assadas junto aos pedaços de salmão, uma receita bastante simples, na qual você terá que prestar atenção apenas ao cozinhar o peixe, para que ele fique tão suculento quanto bem cozido.

  1. As batatas precisam de um tempo de cozimento maior do que o do salmão e, por isso, a receita começa com o preparo delas.
  2. Descasque e corte as batatas em rodelas com uma grossura de aproximadamente meio centímetro. Depois, coloque-as sobre a bandeja para assar.
  3. Para que o prato fique ainda mais saboroso, você pode adicionar alho e cebola picados, salsinha e bastante azeite de oliva. Você também pode adicionar um pouco de vinho branco que, apesar de evaporar após o cozimento, vai promover um sabor extra às batatas.
  4. As batatas devem ficar assando no forno pré-aquecido a 180ºC durante aproximadamente 20 minutos.
  5. Após esse período, será hora de adicionar o salmão à cama de batatas. Deixe cozinhar por 10 minutos.

Essa é a receita perfeita para um jantar rápido, já que possui pouca gordura mas te deixa saciado. Neste outro artigo te explicamos com mais detalhes como fazer salmão ao forno com batatas.

Tartar de salmão com abacate

A combinação entre salmão e abacate é quase uma unanimidade, além de ser uma receita rica em vitaminas A, C, E e B1 e em minerais, como o ferro e o magnésio. Você pode preparar rolinhos de salmão defumado, em forma de torrada, saladas ou fazer um tartar... como preferir

A sugestão do umCOMO é que você dê um toque gourmet para as suas receitas e prepare um belíssimo tartar de salmão:

  1. Corte 400 gramas de salmão defumado em cubos e separe dois abacates. Coloque cada ingrediente em um recipiente distinto.
  2. Triture um punhado de cebolinha (4 o 5 serão suficientes) e adicione uma colher de chá de raspas de limão.
  3. Adicione metade dessa mistura ao recipiente com o salmão, e a outra metade ao recipiente onde estão os abacates descascados.
  4. Em outra tigela, misture 3 colheres de sopa de azeite de oliva e o suco de meio ou um limão inteiro, a seu gosto. Adicione, ainda, 1 dente de alho picado e um pouco de sal e pimenta. Coloque metade dessa mistura no recipiente com o abacate e a outra metade no recipiente com o salmão.
  5. Você vai precisar de um molde para tartar caso queira um resultado mais profissional. Coloque primeiro o abacate, pressione com uma colher para que fique no formato desejado, e depois adicione os cubinhos de salmão sobre a base.
  6. Você pode enfeitar a parte superior do tartar com um pouco de caviar ou maionese. Pronto!

Outra receita que pode ser do seu interesse é a de como fazer tartar de salmão com outros ingredientes.

Salmão com pisto

Quer mais opções de acompanhamentos para salmão? Outra proposta deliciosa e saudável é preparar um pist, prato típico espanhol, de verduras e legumes. Abobrinha, pimentão, cebola e berinjela são ingredientes perfeitos para preparar sua receita.

  1. Corte os legumes em brunoise, ou seja, em cubos pequenos.
  2. Refogue-os na panela com um bom toque de azeite.
  3. Depois, adicione tomate frito e ervas aromáticas para dar mais sabor.
  4. Quando o salmão estiver pronto, adicione essa mistura por cima ou ao lado do peixe, de acordo com a sua preferência.

Pisco como acompanhamento de peixe é uma das melhores opções para ir de um prato simples a um original e criativo, mas igualmente saudável.

Acompanhamento para salmão com laranjas ao forno

A fim de provar uma receita de salmão com laranja, mas não sabe qual a melhor forma de combinar os ingredientes? As frutas cítricas são sempre ótimas alternativas para acompanhar o salmão, e nesse caso decidimos recomendar um clássico praticamente infalível.

  1. Corte a laranja em rodelas finas e coloque-as sobre a assadeira.
  2. Para dar ainda mais sabor, você pode polvilhar algumas folhas de endro nas fatias.
  3. Depois, junte as fatias de salmão às laranjas e coloque tudo junto no forno, que deve ser pré-aquecido a 180ºC. Deixe assar durante 10 ou 15 minutos.
  4. Após esse período, retire a assadeira do forno e sirva o salmão com laranja da maneira que preferir.

Esse é o menu perfeito para surpreender seus convidados com uma mistura de sabores fantástica. Quer um passo a passo ainda mais completo sobre como fazer salmão com laranja? Não deixe de clicar nesse outro artigo.

Salmão com purê de batatas

Dar um toque especial ao seu salmão é bem fácil se você decidir acompanhá-lo com um delicioso purê de batatas, um prato que serva tanto para o almoço quanto para o jantar e ideal, também, para o paladar das crianças. Preparar o purê de batatas caseiro é muito simples, basta seguir as etapas:

  1. Cozinhe as batatas em água até ficarem macias. Isso não deve demorar mais de 25 minutos..
  2. Depois de escorrer e temperar, amasse-as e misture com um pouco de manteiga.
  3. Vá adicionando um pouco de leite à msitura enquanto mexe as batatas. Vá aos poucos para não exagerar na quantidade de leite, lembrando de parar assim que o purê estiver com a textura desejada.
  4. Para que a textura fique ainda mais cremosa, adicione a gema de um ovo e um pouco de queijo parmesão. Vai ficar uma delícia!

O purê pode servir de acompanhamento para salmão tanto assado quanto grelhado, fazendo do peixe uma receita saborosa para qualquer paladar.

Salmão com aspargos verdes

Se você procura por receitas saudáveis, rápidas e deliciosas de salmão, precisa aprender a preparar o peixe com aspargos. O aspargo, inclusive, é uma ótima fonte de fibras, além de possuir vitaminas A, B, C e minerais como fósforo e magnésio.

Para um prato realmente saudável, nada melhor do que preparar os aspargos ao forno, junto com o salmão. Outra opção é refogá-los com alho picado, ou empaná-los com queijo parmesão, dando a eles um toque elegante, diferente e sofisticado. Ninguém vai resistir!

Salmão com alcaparras, abacate e frutas secas

Deliciosa e refrescante, sugerimos também uma salada de alcaparras, manga e abacate que pode acompanhar o seu salmão ao forno. Esse prato, além de possuir alto valor nutricional, vai dar um toque colorido, saboroso e leve para o seu menu, ideal para surpreender seus convidados:

  1. Prepare sua salada com uma base de rúcula e adicione, em seguida, algumas alcaparras.
  2. Adicione abacate cortado em tiras (em bastante quantidade) e algumas frutas secas e/ou frutas silvestres (como amoras e framboesas) para um toque mais azedinho.
  3. Se quiser uma opção com mais ingredientes, adicione também um pouco de queijo de sua preferência à salada.
  4. Coloque azeite e misture bem todos os ingredientes.
  5. Quando terminar de preparar a salada, adicione-a ao prato de salmão assado ao forno, ou corte o salmão em pedaços e misture-o diretamente com a salada.

Salmão com arroz integral, cogumelos e verduras

Além de ser uma das receitas de salmão mais gostosas, o arroz com cogumelos e verduras vai saciar seu apetite e é capaz de virar um dos seus pratos favoritos, seja qual for a sua alimentação. Para preparar corretamente essa receita, siga os passos:

  1. Encha uma panela com água e deixe ferver. Quando atingir o ponto de ebulição, adicione uma pitada de sal e o arroz integral.
  2. Quando estiver cozido, aproximadamente 20 minutos depois, escorra bem o arroz.
  3. Corte os legumes que você escolheu em pedaços pequenos (abobrinha, alho-poró, tomate, etc.) e coloque-os em uma panela grande com um pouco de azeite para que cozinhem bem.
  4. Adicione os cogumelos à panela (em fogo médio, para que todos os legumes cozinhem bem), adicione um pouco de sal e deixe cozinhar lentamente até que os cogumelos liberem a água.
  5. Se quiser, adicione alho picado e salsinha à mistura, assim que não sobrar mais água na panela.
  6. Adicione o arroz enquanto estiver misturando, para que todos os ingredientes fiquem unificados. Mexa para não grudar.

Sirva o arroz integral com cogumelos e verduras ao lado do seu salmão ao forno!

Salmão ao molho de mostarda

Terminamos com uma opção deliciosa, original e fácil de preparar. Você vai precisar apenas de 3 colheres de sopa de mostarda, mel, 1 limão (tanto o suco quanto as raspas), 3 colheres de sopa de azeite, 1 pitada de pimenta e outra pitada de sal.

  1. Rale a casca de meio limão em um recipiente e, logo em seguida, adicione uma quantidade generosa de azeite de oliva, 3 colheres de chá de mel e suco de limão.
  2. Misture esses ingredientes e depois mergulhe o salmão fresco e já temperado com sal e pimenta nessa mistura.
  3. Você terá que cobrir o prato com papel filme e deixá-lo na geladeira durante uma hora e meia.
  4. Com o forno pré-aquecido a 200ºC, coloque uma bandeja contendo os filés de salmão temperados, e cubra-os com o molho de mostarda. Adicione uma pitada de sal.
  5. Deixe cozinhar por 10 minutos e, depois, retire o salmão do forno e sirva-o como preferir.

Se quiser descobrir outras formas de fazer um salmão ao forno, visite este outro artigo do umCOMO!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Acompanhamentos para salmão, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.