Acompanhamentos para risoto

Acompanhamentos para risoto

Versátil e um prato ideal para se fazer quando se deseja impressionar alguém na cozinha, o risoto é um prato típico da culinária italiana. Contudo, como vários elementos dessa cozinha, sua origem é bem distante da Península Itálica: na verdade, foram os povos árabes que levaram o arroz, base do risoto, para a Itália no século XIV. A suposta história de origem do prato também é curiosa: um artesão irritado resolveu colocar açafrão demais para estragar o arroz que seria servido em um evento, contudo, o prato acabou se tornando um sucesso[1]. Devido à sua versatilidade, é fácil achar acompanhamentos para risoto. Confira a lista elaborada pelo umCOMO.

O que comer com risoto

É sempre bom ter em mente que o acompanhamento ideal do seu risoto tem que combinar com a base do seu prato: camarões? Alho-poró? Cogumelos? Evidentemente, cada tipo de risoto pede um acompanhamento especial. Confira as nossas opções de acompanhamentos para risoto por tipo de risoto.

Sugestão de acompanhamento para risoto de camarão

Como o camarão possui um sabor intenso, o ideal é deixar o acompanhamento para algo mais leve, como uma salada por exemplo. Por isso, sugerimos como combinação a salada de espinafre com maçã, que traz um toque crocante e agridoce. Confira como fazer acompanhamento para risoto de camarão:

  1. Prepare um molho usando proporções iguais de vinagre balsâmico, mel e mostarda. Agite bem!
  2. Corte a maçã em fatias finas bem na hora de servir, para evitar que escureçam. Você também pode usar peras, se preferir;
  3. Em uma vasilha, rasgue as folhas de alface previamente limpas e misture as fatias de maçã. Adicione um punhado de nozes e tempere com o molho. Sua salada está pronta!

Sugestão de acompanhamento para risoto de palmito

Ao contrário do risoto de camarão, o risoto de palmito é bem leve e, portanto, pode ser servido com algo mais encorpado. O ideal é servir com alguma carne vermelha, como o filé mignon. Veja como fazer:

  1. Escolha uma bela peça de filé mignon e corte em porções para grelhar;
  2. Tempere as porções com sal, mostarda, shoyu e pimenta do reino;
  3. Esquente bem uma frigideira e sele a carne para preservar a suculência. Depois, espere os filés ficarem prontos para servir junto com o risoto de palmito.

Gostou? Veja outras dicas em como fazer risoto fácil.

Sugestão de acompanhamento para risoto de alho-poró

Alho-poró é delicioso, e o risoto mais ainda. Afinal, o que é o melhor para acompanhar o risoto de alho-poró? Linguiça calabresa! Pode parecer inusitado, mas garantimos que o resultado final é incrível. Veja como preparar:

  1. Em uma panela, deixe algumas cebolas em fatias grossas fritando com um pouco de azeite;
  2. Enquanto isso, corte uma quantidade suficiente de linguiça calabresa em fatias para acompanhar seu risoto;
  3. Quando a cebola estiver começando a caramelizar, adicione as fatias de linguiça e mexa cuidadosamente. Deixe fritando em fogo baixo até que elas fiquem prontas. Inusitado e bem brasileiro!

Sugestão de acompanhamento para risoto de cogumelos

Se você está procurando acompanhamento para risoto de cogumelos em geral ou acompanhamento para risoto de funghi, podemos garantir que o medalhão ao molho madeira é imbatível. Você só vai precisar de filé mignon cortado em medalhões, azeite, sal e pimenta. Tempere os filés e, depois, prepare o molho madeira na mesma panela (veja como fazê-lo em nosso artigo sobre como fazer molho de madeira). Ao montar os pratos, sirva o risoto junto com os medalhões e uma generosa quantidade de molho. Imbatível.

O que servir com risoto: sugestão de salada

Sem dúvidas, uma salada leve é uma excelente opção para acompanhar qualquer tipo de risoto, seja como acompanhamento principal ou adicional (afinal, nunca se sabe quando se terá um vegetariano na mesa, ou mesmo alguém com alguma intolerância alimentar). Neste caso, a melhor salada para acompanhar risoto sem dúvidas é a de rúcula. Para prepará-la, você irá precisar de:

  • Rúcula
  • Azeite de oliva
  • Suco de limão fresco
  • Queijo parmesão ralado

Pronto! Basta misturar esses ingredientes e você terá uma deliciosa salada para acompanhar risoto. Outra opção vegetal seria acompanhar o risoto com brócolis cozidos e temperados com sal, alho frito e azeite de oliva. Se quiser deixar ainda mais criativo, adicione um pouco de queijo feta.

O que combina com risoto

Dependendo do tipo de risoto que você fizer, escolha um dos seguintes acompanhamentos, preferencialmente o que mais combine em sabor. Confira nossas dicas:

  • Coxa de frango: seja frita ou assada, a coxa de frango é uma carne muito saborosa. Confira algumas sugestões de molhos para frango para acompanhar a carne e deixar o risoto ainda mais saboroso.
  • Linguiça: assim como no risoto de alho-poró, a linguiça também vai bem como acompanhamento de outros tipos de risoto, preferencialmente os mais leves. Basta fritar um pouco na frigideira e você terá um acompanhamento delicioso.
  • Ratatouille: não estamos falando do filme da Disney, e sim do tradicional prato francês que leva basicamente legumes cortados em rodelas e assados. Um complemento leve e saboroso para o risoto! Se preferir, você também pode fazer legumes na chapa.
  • Aspargos: esse elegante acompanhamento pode com certeza impressionar suas visitas - e a vantagem é que, apesar de parecer pouco amigável, os aspargos ficam prontos bem rápido. Confira nosso artigo sobre como cozinhar aspargos na grelha.
  • Vagem refogada na manteiga: bem leve, esse é um excelente acompanhamento para risoto quente com sabores mais intensos. Veja nosso artigo sobre como fazer vagem refogada. Dica: além da manteiga, você pode usar flocos de alho, suco de limão, queijo parmesão ou cebola cortada bem fininha para temperar. Lascas de amêndoa torrada adicionam crocância e são uma surpresa na boca!

Como vimos, a grande questão de o que servir com risoto é escolher um acompanhamento que não brigue com o sabor do prato principal. Por isso, para risotos mais intensos, escolha acompanhamentos leves, e vice versa. Bom apetite!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Acompanhamentos para risoto, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Referências
  1. STARLING, Valerie. The History of Risotto. Our Everyday Life. Disponível em: <https://oureverydaylife.com/the-history-of-risotto-12212815.html>. Acesso em 05 de agosto de 2021.
Bibliografia
  • OVERHISER, Sonja. 10 Best Sides to Serve with Risotto. A Couple Cooks. Disponível em: <https://www.acouplecooks.com/best-sides-to-serve-with-risotto/>. Acesso em 05 de agosto de 2021.
  • INSANELY GOOD. What to Serve with Risotto: 11 Delightful Sides. Disponível em: <https://insanelygoodrecipes.com/what-to-serve-with-risotto/>. Publicado em 03 de junho de 2021. Acesso em 05 de agosto de 2021.