Acompanhamentos para guacamole

Acompanhamentos para guacamole

Antes mesmo do México existir, o guacamole já era consumida na região onde hoje fica o país pelos seus povos originários, os astecas, que consideram que o abacate (base do guacamole) um alimento com propriedades afrodisíacas[1].

Passado o tempo, o guacamole é um prato que conquistou os brasileiros e mudou nossa forma de comer abacate (tradicionalmente no país o abacate é utilizado em preparações culinárias doces, e não salgadas). A versatilidade desse prato permite que ele possa ser servido tanto como aperitivo (isto é, antes da refeição principal) como quanto um acompanhamento para o prato que você escolher servir. E acredite: o guacamole cai bem com muito mais opções além dos nachos. Confira no umCOMO nossa lista especial de acompanhamentos para guacamole.

O que comer com guacamole

O guacamole é um prato que sem dúvidas se destaca por sua versatilidade. Se você ainda não sabe como prepará-lo, não perca tempo e leia nosso artigo sobre como fazer guacamole e se você não sabe como comer guacamole, confira a seguir algumas sugestões do que comer com essa típica comida mexicana.

Torrada

A crescente popularidade da avocado toast (ou torrada com abacate, em tradução livre) criou uma demanda por outras formas de comer abacate na torrada - e por que não da forma mais gostosa e fácil, ou seja, cobrindo uma fatia de torrada com uma camada de guacamole? Vai bem como brunch, lanche da tarde e lanche da noite. Para mais sabor e crocância, você pode adicionar um pouco de bacon torrado à sua torrada com guacamole. Um pouco de queijo parmesão ralado também dá um sabor especial.

Sanduíche

Você se pergunta: guacamole combina com o que? Pois saiba que ele pode ser um excelente complemento para sanduíche e ainda tem a função de manter os ingredientes "grudados" uns nos outros, assim como a maionese ou outros patês. Experimente adicionar um pouco do guacamole que sobrou do jantar mexicano no sanduíche que você vai levar para o trabalho! Com certeza o pão, queijo, tomate e alface vão ganhar um belo upgrade. Você também pode fazer um misto quente de queijo com bacon e guacamole. Exótico e delicioso. Por que não aproveitar a onda mexicana e colocar também pimentas jalapeño?

Ovo cozido recheado

Nada melhor do que tornar um prato simples em algo especial, não é mesmo? Nos casos dos ovos cozidos, isso pode ser feito cozinhando-os até ficarem bem firmes e, posteriormente, tirando a casca e cortando-os na vertical. Tire as gemas e preencha com guacamole ou, se preferir, misture o guacamole com as gemas numa vasilha à parte e depois, com uma colher, vá recheando as claras. Esse prato é chamado de devilled eggs.

Molho para salada

Neste caso, você vai precisar reduzir um pouco a consistência do guacamole. Por isso, adicione mais suco de limão, azeite de oliva e ajuste o sal. É importante misturar bem para conseguir um molho mais leve e menos denso que o guacamole normal - perfeito para saladas com folhas frescas.

Peixe frito

Iscas de peixe frito vão muito bem como um acompanhamento para guacamole fresco e azedinho, e são um excelente aperitivo para os dias quentes de verão. Para além disso, a combinação do peixe com guacamole é rica em nutrientes e gorduras boas para o organismo. Confira nosso artigo sobre como fritar peixe.

Palitos de vegetais e/ou pão pita

A guacamole pode ser comida com palitos de vegetais ou com pedaço de pão pita, assim como o homus. Para isso, basta preparar uma bela porção de guacamole, cortar seus vegetais favoritos em palito (em geral se usa cenoura, pepino, aipo, etc, isto é, vegetais mais firmes e que possam ser comidos crus) e deixar um prato com pão pita à mão. Você tem um snack saudável e perfeito para uma dia assistindo esportes com a família ou amigos, por exemplo!

Batata frita

Batata frita como acompanhamento de guacamole? Sim! Esqueça o ketchup e a mostarda e dê uma chance a ele quando o assunto for batata frita. Basta mergulhar as batatinhas crocantes em uma porção de guacamole e se deliciar. Dica: a batata doce frita fica mais gostosa de se comer com guacamole do que a tradicional batata inglesa, então por que não se soltar ainda mais e fazer algo diferente na cozinha?

Burrito

Também típicos da cozinha mexicana, os burritos são enroladinhos de tortillas recheadas com carne. Você pode levar seus burritos para um outro nível se adicionar uma boa dose de guacamole ao recheio! Coloque também algumas folhas de alface americana para deixar mais crocante ou algum salgadinho do tipo Doritos triturado. Com certeza vai ficar muito bom!

Bruschetta

Ok, pode ser que você ache que estamos indo longe demais, mas saiba que bruschetta com guacamole é muito bom. Esqueça a torradinha básica com queijo, tomate e manjericão e dê espaço a algo mais intenso e saboroso. Confira como preparar a seguir:

  1. Corte pães do tipo francês na horizontal, formando pequenos discos;
  2. Regue as fatias com um fio de azeite e leve-as ao forno até atingirem o ponto de torrada;
  3. Retire do forno e espere esfriar para que as torradas fiquem crocantes;
  4. Distribua uma camada de guacamole em cima de cada torrada de forma uniforme;
  5. Adicione manjericão fresco, sal, pimenta e um pouco de vinagre balsâmico;
  6. Pronto! Sua bruschetta com guacamole está perfeita para ser servida.

Como você pode ver, o guacamole vai bem em diversas preparações gastronômicas diferentes - basta ter um pouco de criatividade e você encontrará boas opções de acompanhamentos para guacamole. Alguns outros ingredientes que podem ser usados para adicionar sabor a depender da preparação são bacon, nachos triturados, cebola roxa picada, pimenta jalapeño e queijo parmesão ralado.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Acompanhamentos para guacamole, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

ReferĂȘncias
  1. FOOD ORIGINS. Guacamole. Disponível em: <https://tenochtitlan.omeka.net/exhibits/show/guacamole>. Acesso em 03 de agosto de 2021.
Bibliografia
  • DONNELLY, Kristin. 9 Ways to Use Guacamole. Food & Wine. Disponível em: <https://www.foodandwine.com/appetizers/dips/guacamole/9-ways-use-guacamole>. Publicado em 23 de maio de 2017. Acesso em 03 de agosto de 2021.
  • MAHER, Hailey. 15 Creative Ways to Eat Guacamole That Don’t Involve Chips. Spoon University. Disponível em: <https://spoonuniversity.com/lifestyle/5-creative-ways-to-save-your-produce>. Acesso em 03 de agosto de 2021.
  • YOUR CUP OF CAKE. 10 Ways to Eat Guacamole. Disponível em: <https://www.yourcupofcake.com/10-ways-eat-guacamole>. Publicado em 30 de janeiro de 2018. Acesso em 03 de agosto de 2021.