9 pratos de bacalhau para a Páscoa

9 pratos de bacalhau para a Páscoa

A Páscoa tem uma série de tradições e hábitos que envolvem toda uma preparação que vai da quaresma até os dias da Semana Santa, chegando ao domingo de Páscoa. Entre os costumes, está a de não comer carne vermelha na Sexta-Feira Santa. O que era para ser uma analogia ao jejum, para muitos se tornou uma tradição e oportunidade de preparar deliciosos pratos com bacalhau. Você também faz parte dessa turma que adora preparar um bom bacalhau na véspera da Páscoa? Para te inspirar, o umCOMO selecionou 9 pratos de bacalhau para a Páscoa!

Passos a seguir:
1

O bacalhau de Páscoa, como o próprio nome condena, é uma receita que foi idealizada especialmente para essa época do ano. Azeitonas, pimentão verde, amarelo e vermelho são os seus ingredientes mais marcantes e dão um colorido incrível à apresentação do prato, as batatas acompanham e o alho, cebola, tomate e muito azeite tomam conta tempero aconchegante. Essa delícia não pode faltar da lista de pratos de bacalhau para a Páscoa!

2

Você é uma daquelas pessoas que acreditam que almoço em família combina com lasanha? Então, que tal uma lasanha de bacalhau para Sexta-Feira Santa? Essa preparação fará com que as lascas de bacalhau fiquem entre generosas camadas de queijo, molho branco, massa para lasanha e tomate. Dá água na boca só de imaginar. A receita você confere aqui.

3

O bacalhau à portuguesa já é um clássico dos cardápios de Natal e Páscoa. Seu diferencial são os ovos cozidos neutralizando o sabor do peixe, um toque de azeitonas pretas, brócolis e batatas cozidas. O tempero fica majoritariamente por conta da cebola, pimentão e pimenta do reino, típicos dos pratos de bacalhau para a Páscoa.

Imagem: receitasrapidasfaceis.wordpress.com
4

Se a sua Sexta-Feira Santa pede um acompanhamento para a cerveja gelada, não hesite em combiná-la com um bolinho de bacalhau quentinho e fresquinho. Essa receita te livra das versões congeladas e não te obriga ir até um boteco para matar essa vontade. Com 100 gramas de bacalhau, uma batata , óleo, farinha de trigo e temperos, você consegue preparar uma porção ideal para ser servida como aperitivo e que certamente agradará toda a família.

5

Entre os pratos de bacalhau para a Páscoa, o bacalhau com natas é um que costuma fazer sucesso. Trata-se do bacalhau gratinado servido de uma maneira bem suculenta com uma base de batata semi-fritas e creme de leite. Existe alguma chance de essa combinação não ficar boa?

O umCOMO tem uma receita especial que você pode conferir neste link.

Imagem: iguaria.com
6

No Brasil é muito comum servir os pratos de bacalhau acompanhados de arroz branco. Quem não dispensa uma boa refeição com arroz pode preparar um arroz de bacalhau. A vantagem dessa receita é quem além de ser fácil de fazer, usar apenas uma panela, ela pode levar mexilhões e outros frutos do mar. O resultado final além de saboroso fica bem colorido e dispensa outros acompanhamentos!

Saiba aqui como fazer arroz de bacalhau.

Imagem: mulherespiedosas.com.br
7

O fato de a sexta-feira ser Santa não te impede de comer deliciosas almôndegas. Sim, você pode inovar e preparar almôndegas de bacalhau. Esse é um daqueles pratos de bacalhau que é muito mais fácil de se fazer do que parece. Batatas, ovos, farinha de rosca, tempero a gosto e - é claro, bacalhau, são os ingredientes básico que você vai precisar para executar essa receita que você encontra aqui.

8

Você pensava que bacalhau só combina com batatas? Que nada! O grão-de-bico é uma combinação super interessante e saudável para esse peixe, devido às suas propriedades nutritivas que vão das proteínas vegetas ao ácido fólico. Para deixar essa combinação perfeita temos uma receita ideal de grão-de-bico com bacalhau.

Se interessou? É só conferir o passo a passo aqui!

Sugestão: Domingo de Páscoa é feriado ou ponto facultativo?

9

A tortilha de bacalhau é uma espécie de omelete que não pode ser deixado de fora da lista de pratos de bacalhau para a Páscoa. Se o bacalhau já está demolhado, a preparação é super simples e rápida. Ideal para impressionar com pouco tempo e poucos ingredientes.

Veja aqui como fazer tortilha de bacalhau para a Semana Santa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a 9 pratos de bacalhau para a Páscoa, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.