8 alimentos para aquecer o corpo no inverno

8 alimentos para aquecer o corpo no inverno

O cardápio dos dias frios é um aliado eficiente para deixar o corpo aquecido. Não é preciso comer demais para tanto, mas sim, optar pelos alimentos saudáveis e calóricos, que oferecem mais energia para o corpo, permitindo que a sua temperatura aumente mais facilmente. Eles também podem ter outra maneira de esquentar o corpo. Para o ajudar a escolher as melhores opções, veja os 8 alimentos para aquecer o corpo no inverno que o umComo.com.br separou para você.

Passos a seguir:
1

Quando se fala em comer algo para esquentar, provavelmente, a primeira receita que vem à mente são as das sopas e caldos. Além de serem deliciosas e saudáveis, as sopas estão no topo da lista dos alimentos para aquecer o corpo no inverno. Essa primeira dica pode ser feita de maneiras incontáveis, sendo que se a ideia é aquecer o bom é que possua ingredientes bem nutritivos. Praticamente todos os legumes podem entrar na receita e para deixá-la mais grossa é possível acrescentar arroz integral ou aveia.

2

Outra combinação infalível para o inverno é a moranga e o milho e quanto aos caldos eles podem ser de feijão branco, grão de bico e ervilha, entre outros sabores. Na segunda posição de alimentos que deixam o corpo quente está o pinhão, uma opção típica do inverno, principalmente, do sul do Brasil, onde as temperaturas baixas combinam com esse tipo de semente que basta cozinhar na água ou aquecer na chapa para degustar. É um alimento rico em carboidrato complexo, por isso, aquece e é muito saudável.

3

As raízes entram na terceira posição dos alimentos para aquecer o corpo no inverno, como a batata, a batata-doce e a mandioca. Com elas é possível fazer uma série de pratos, como a popular vaca atolada em que a mandioca é feita junto com a carne de panela, podendo receber uma versão em que a batata-doce ou mesmo a batata inglesa substituem a mandioca. A batata-doce, aliás, diferente do que se pode imaginar é um alimento com baixo índice glicêmico e, por isso, muito saudável. Mesmo fontes de carboidrato todas essas opções são bastante nutritivas e com moderação devem entrar no cardápio do inverno.

4

Na quarta posição estão as pimentas, que não podem faltar para temperar os mais diversos pratos com muito sabor, além de serem ideais para aquecer nos dias frios. Os tipos são variados e mesmo quem não gosta do sabor bem apimentado pode usá-las, desde que opte pelas menos picantes, como a pimenta do reino e a biquinho. Entre as mais fortes estão o dedo de moça e a malagueta. As pimentas também são alimentos termogênicos, ou seja, depois de ingeridos aceleram o metabolismo do organismo, outros exemplos são a canela e o gengibre e, por isso, a quinta e sexta posição dessa lista perfeita para os dias frios.

5

A canela pode ser colocada em cima de chás, sucos, frutas e iogurtes. O gengibre também combina com chás e sucos, além de poder integrar o tempero de diversos pratos. O sétimo lugar fica para o mingau de aveia, que além de aquecer é um alimento muito saudável. O melhor é prepará-lo em casa e não usar os produtos industrializados. Quem não gosta de leite ou não pode beber pode substitui-lo por outras bebidas, como o leite de soja ou de arroz.

6

Por fim, a oitava posição dos alimentos para aquecer o corpo no inverno é das oleaginosas, ou seja, as nozes, castanhas, pistaches, avelãs e outras. Entre os seus benefícios para a saúde, como a boa gordura que possuem, contam ainda com arginina, um aminoácido que aumenta a vasodilatação, promovendo a circulação sanguínea e, por consequência, a sensação de calor.

Se pretende ler mais artigos parecidos a 8 alimentos para aquecer o corpo no inverno, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.