30 acompanhamentos para lasanha

30 acompanhamentos para lasanha

Ai, lasanha. Não foi fácil escrever este post sem salivar e te imaginar toda gostosa e formosa saindo dentro de um forno quentinho, com a sua massa perfeitamente assada pelo molho que te banha, em uma simbiose divina com os recheios que são teu sobrenome, teu gratinado reluzindo tanto quanto ouro.... ops, babei.

Parece uma simples questão, mas pergunte em uma roda de amigos o que combina com lasanha e você verá que as respostas podem ser divergir bastante, da entrada ao refrigerante. Isso porque a lasanha, acredite, está entre os pratos preferidos dos brasileiros, de acordo com pesquisa divulgada em 2011 pela ONG Comitê de Oxford de Combate à Fome (Oxfam) publicada no jornal O Globo.[1]Tamanha popularidade do prato explica a existência de muitas receitas diferentes e, consequentemente, o acompanhamento para lasanha varia bastante. Preparamos este post no umCOMO com 30 acompanhamentos para lasanha para inspirar no almoço e deixar todo mundo mais do que satisfeito.

O que combina com lasanha

Na Itália, onde a lasanha surgiu e até hoje é bem popular, ela costuma ser servida como primeiro prato, logo após os antepastos e antes de outro prato. O acompanhamento para lasanha na Itália costuma ser pão para limpar o molho do prato no final da refeição, além dos pratos que antecedem e procedem.

Assim como no Brasil, a lasanha na Itália costuma ser um 'prato de domingo', daqueles para comer com pessoas queridas. Então, se você pensa em preparar um refeição ao estilo italiano, aposte em um pão bem gostoso e fresquinho para que todos possam limpar o prato com ele. Esse é o acompanhamento mais importante para uma lasanha na Itália, simples e infalível. Agora se você se pergunta qual outro prato que combina com lasanha, nós, a seguir, te damos 30 opções para ninguém botar defeito.

Acompanhamentos para lasanha

Gostamos de fartura. Como não estamos na Itália, sabemos que o nosso almoço com lasanha pede acompanhamentos para garantir a perfeição ao paladar e barriga cheia. Confira as sugestões abaixo para diferentes receitas e ocasiões e decida os acompanhamentos para lasanha:

1. Pão

Pão italiano, baguete, pão de cereais, pão de centeio e até o pão francês podem ser ótimos acompanhamentos para para lasanha, independente da receita e infalíveis. Para que fique impecável, disponibilize azeite para que os convidados possam comer pão com azeite, caso queiram.

2. Crostini

Quase pão. O crostini é uma versão italiana dos canapés, são torradinhas com coberturas variadas que podem ser frios ou quentes. Como acompanhamento para lasanha, o crostini é uma ideia legal para servir logo antes do prato principal e fazer um agradinho para o estômago. Veja como fazer crostini de berinjela.

3. Bruschetta

Esse antepasto italiano também costuma ser bem democrático aos paladares e é uma maneira mais elaboradas de servir o pão como acompanhamento para lasanha de presunto e queijo ou a receita que você preferir. Confira a receita de bruschetta italiana tradicional.

Saladas para comer com lasanha

4. Salada verde

Alface, agrião, rúcula... A receita da salada verde pode até variar em cada família ou de acordo com o que temos na geladeira, mas é consenso de que a sua leveza e frescor acompanha lasanha com maestria, principalmente quando pensamos nela como acompanhamento para lasanha de carne moída.

Quer uma dica de ouro? Tempere com vinagre balsâmico, fica uma delícia.

5. Salada de rúcula

Parece que a rúcula foi criada para servir de acompanhamento para lasanha e outros pratos italianos. É que a amargura suave dela traz um equilíbrio inexplicável ao paladar de quem se aventura a degustá-la ao lado de uma boa lasanha.

6. Salada caprese

Ainda falando sobre saladas, a caprese é infalível. Queijo mussarela, tomate, manjericão e um fio de azeite entram em uma sintonia única e emocionam as papilas gustativas antes da lasanha. A foto abaixo fala por si só.

7. Salada grega

Apesar de ser uma prato de origem italiana, os gregos têm receitas maravilhosas que não perdem em nada para a lasanha, como é o caso da mussaca e do pastitsio, ambos configuram a mesma ideia da lasanha, com alguns processos e ingredientes diferentes. Com eles vem a inspiração da, 100% refrescante, salada grega: tomate, pepino, pimentão, cebola roxa, azeitonas e queijo feta.

8. Salada de grão-de-bico

Se você prefere uma salada com mais sustância, o grão-de-bico é o ingrediente perfeito. Nutricionalmente ele fica ideal se for servido como acompanhamento para lasanha vegetariana devido ao seu índice proteico. Cozinhe-o, tempere com limão, azeite, sal e pimenta e sirva com tomate e cebola picados.

9. Burrata

Em um evento mais intimista, uma boa burrata pode surpreender e agradar muito. Trata-se de uma peça de mussarela com recheio de mussarela fresca. Apoia-se ela sobre o pão, sal, azeite e, ploft, o garfo esmaga o queijo está pronto para vir até a boca com um pedaço dela.

10. Quinoa

Dependendo de como for preparada, a quinoa pode cumprir a função de salada e acompanhamento para lasanha com uma dose de carboidrato. Confira a receita e veja como fazer quinoa com legumes.

11. Couscous marroquino

Pode não parecer, mas a versatilidade do grão do couscous marroquino também tem espaço como acompanhamento para lasanha. Além de ser super rápido de preparar, você pode combiná-lo com os ingredientes que harmonizem melhor com a lasanha que você escolher. Essa é uma excelente sugestão de acompanhamento para lasanha de frango. Confira a receita de couscous marroquino com legumes.

12. Tabule

Outra salada de grãos fresca e complementária à lasanha é o tabule. Apesar de ser uma receita árabe, o frescor dos ingredientes é ótimo para contrabalancear com os ingredientes escaldantes da lasanha. Veja como fazer tabule.

13. Verduras e legumes assados ou na chapa

O que acompanha lasanha bem e é leve e quente são os legumes na chapa, simples, gostosos e econômicos. Veja como fazer legumes na chapa passo a passo. Essa é uma ótima ideia de acompanhamento para lasanha de camarão, por exemplo.

14. Cogumelos salteados

Os cogumelos são uma opção astuta e criativa de acompanhamento para lasanha. Se você sabe que os seus convidados gostam, não hesite em prepará-los. Sugerimos a receita de shitake na manteiga.

15. Cogumelos recheados

Outra opção para servir cogumelos como acompanhamento para lasanha são os cogumelos recheados, que também podem ser servidos como entradinha. Veja como fazer cogumelos Portobello recheados.

Batatas

16. Batata-frita

Demorou, mas ela não poderia faltar. Simples e coringa, a batata-frita dificilmente desagrada e costuma ser uma opção certeira para crianças. Veja como fazer batatas fritas bem crocantes.

17. Batata rústica

Essa é uma variação da batata frita com um pouco mais de charme e toque especial. Pode ser assada e o seu toque especial são os ramos de tomilho, folhinhas de alecrim, alho, sal e pimenta. Veja como fazer uma batata rústica para comer de joelhos.

18. Batata à dorê

Outra alternativa para quem quer servir batata como acompanhamento para lasanha é batata à dorê, com preparo simples, bem crocantinha por fora e suave por dentro. Confira a receita de batata à dorê.

19. Berinjela à milanesa

Berinjela tem tudo a ver com lasanha e a culinária mediterrânea no geral. Uma maneira bem gostosa de servi-la como acompanhamento para lasanha é frita ou à milanesa. Confira o passo a passo da receita de berinjela frita.

Arroz combina com lasanha?

Você se pergunta se arroz combina com lasanha? Nós respondemos: claro que sim! Veja as opções abaixo.

20. Arroz branco

A combinação de dois carboidratos é bem comum em muitos cardápios familiares. O arroz branco, definitivamente, é o mais infalível deles. Para servi-lo em condições perfeitas, recomendamos as dicas do post sobre como fazer um arroz soltinho.

21. Arroz à grega

A apresentação mais alegre do arroz à grega pode deixar a mesa bonita. Essa variação do arroz branco leva cenoura, pimentão, ervilha e uva-passa (opcional). Veja como fazer arroz à grega.

22. Risoto de açafrão

Na Itália, tradicionalmente, não é comum que os dois pratos sejam servidos juntos, mas o risoto de açafrão pode ser uma boa ideia para quem procura um acompanhamento para lasanha que lembre à Itália, mas também cumpre a função do arroz. Confira a receita do risoto milanês.

Carne para acompanhar lasanha

24. Almôndegas (porpetas)

Essas bolinhas de carne podem ser servidas como acompanhamento para lasanha e ainda podem ser feitas em versão vegetariana, com tofu ou soja.

25. Polpetone recheado

Que tal servir com lasanha um polpetone recheado? Essa é uma versão maior e compartilháveis das almôndegas e pode ter queijo, presunto, bacon, dentre outros recheios.

26. Quibe

Assado, frito, de carne ou não. Apesar de não ser uma receita italiana, o quibe acabou se tornando um coringa que agrada a muita gente na mesa da família brasileira. Veja como fazer quibe.

27. Lombo recheado

A carne de porco também harmoniza muito bem com massas e outros pratos que levam outros tipos de carne. Por isso, o lombo recheado é uma opção gostosa e criativa para servir como acompanhamento para lasanha. Veja como fazer lombo recheado.

28. Bife à milanesa

Apesar de não ser um prato tipicamente servido com lasanha, o bife à milanesa também pode entrar no cardápio para complementá-la, tanto na versão de carne, quanto frango. Confira a receita de bife à milanesa.

29. Maminha recheada

Outra opção de carne recheada que pode fazer sucesso como acompanhamento para lasanha é a maminha recheada, bem suculenta. O recheio dela é bem variável, de acordo com cada receita, nesta receita de maminha recheada no forno sugere-se bacon, provolone e azeitona.

30. Salmão grelhado ou assado

A sugestão do salmão é pensada especialmente em quem precisa de ideias para lasanha de camarão, vegetais ou funghi. Embora não haja um consenso sobre a combinação de queijo e peixe, se os convidados comem, não há nenhum problema em servri salmão como acompanhamento para lasanha com molho branco, por exemplo. Confira várias maneiras de fazer salmão no forno.

Qual vinho combina com lasanha?

Na hora de escolher um vinho para acompanhar a lasanha, a sugestão mais básica é apostar nos tintos para molhos vermelhos e brancos ou espumantes para molho branco. Você também pode se basear no vinho pelo acompanhamento, se for uma carne vermelha, um vinho tinto mais encorpado harmoniza muito bem, já no caso do peixe como acompanhamento para lasanha, o branco é infalível. Para deixar a mesa bonita e sem erros, confira as características de uma taça de vinho.

Se pretende ler mais artigos parecidos a 30 acompanhamentos para lasanha, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

ReferĂȘncias
  1. MARINHO, Antônio. O Globo. Lasanha, a preferida do brasileiro. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/sociedade/saude/lasanha-preferida-do-brasileiro-2758551/>. >Acesso em 10 de fevereiro de 2020.