13 truques culinários para facilitar sua vida

13 truques culinários para facilitar sua vida

A vida na cozinha não é tão fácil como as pessoas pensam, basta olhar para os "chefs" dos melhores restaurantes que têm de controlar além das pessoas, o inventário dos alimentos, o modo e tempo de preparação, o empratamento entre outros. Em nossa casa não é preciso tanto alarido mas existem alguns truques que podem poupar imenso tempo e trabalho quando confeccionamos a nossa comida. No umComo reunimos alguns desses truques para que o ato de cozinhar e conservar alimentos não se torne uma tarefa demasiado árdua, por isso aqui ficam 13 truques culinários para facilitar a sua vida.

Fatias de pão para um bolo fofo

Muitas vezes o que acontece é que compramos um bolo, cortamos uma outra fatia e o resto fica ali pronto a ser devorado no resto dos dias, o problema é que a parte cortada exposta ao ar acaba por ficar seca e dura. Para evitar isso basta colocar fatias de pão tapando a parte exposta e segurar com palitos. Dessa maneira o pão acaba por proteger o bolo, ficando ele seco e duro.

Pão conservado por mais tempo

Já que falamos de pão e de conservar, existe uma forma bem simples de fazer o pão durar mais tempo. Primeiro deve comprar o pão melhor cozido, em seguida guarde-o dentro de um saco de pano leve e arejado em local seco. Para ajudar a conservar pode colocar dentro do saco um talo de aipo, ou então uma batata com casca bem lavada mas crua. Se quiser saber mais sobre como conservar o pão entre no nosso artigo e descubra.

Mais suco de limão

Uma forma de conseguir que um limão dê mais suco é colocá-lo num recipiente com água quente durante 15 minutos. Quando o for espremer a seguir terá muito mais suco, sensivelmente o dobro. Uma outra forma é aquecê-lo durante 1 minuto, minuto e meio no micro-ondas pra que ele dê mais suco.

Limão para o peixe

Esse truque é para evitar que o peixe fique grudado no grelhador. Em vez de colocar diretamente o peixe, use umas rodelas de limão para ficar entre o grelhador e o peixe. Dessa forma a posta de peixe vai cozinhar com um leve aroma a limão (delicioso) e não vai grudar, ficando inteirinha e sem aqueles pedaços queimados. Se sobrar peixe tem alguns truques de como conservar o peixe neste artigo do umComo.

Ovos por mais tempo

Provavelmente é daqueles que compra muitos ovos de uma vez, porque a família é grande e o consumo é elevado. No entanto existe sempre aquele risco do ovo estragar com o tempo, acumulando gases. Basta untar eles com óleo vegetal e colocar na geladeira. Dessa maneira eles vão durar mais umas semanas.

Ovo podre ou fresco

Todos nós sabemos que ovo podre cheira mal, no entanto há uma forma bem fácil de evitar abrir o ovo e sentir esse fedor. Pegue um recipiente com água, e coloque suavemente o ovo nele. Se afundar é porque o ovo está bom para comer, se pelo contrário ele flutuar então o melhor mesmo é lixo com ele. O melhor será não arriscar porque geralmente ovo antigo/podre provoca intoxicação alimentar e aí nunca se sabe qual a extensão do problema.

Banana por mais tempo

Esse truque é bem simples e uma particularidade incrível. As bananas duram mais tempo sem escurecer e basta utilizar um simples pedaço de película transparente e envolver o talo das bananas. Para saber mais como fazer basta ir nesse artigo de como conservar as bananas por mais tempo.

Manteiga congelada pronta a comer

A manteiga ficou na geladeira durante uns dias e agora está demasiado dura para barrar no pão. Não tem problema nenhum. Basta esquentar um copo e colocar por cima da manteiga. O calor do copo vai fazer a manteiga derreter o suficiente para podermos barrar.

Aromatizando por mais tempo

Estamos falando daquelas ervas aromáticas como o manjericão, a salsinha entre outras. E existe uma maneira bem fácil de as conservar por mais tempo e assim podermos aromatizar os nossos pratos. Colocamos elas dentro de um saco de plástico dentro da geladeira. Estaremos protegendo as ervas de ataques externos, e as suas propriedades próprias irão conservar por mais tempo a planta.

Descascando alho

Um procedimento rápido para descascar o alho. Coloque dentro de um frasco de vidro, feche-o e agite bem forte durante vários segundos. O alho ficará sem casca e praticamente pronto a ser cortado. Se não quiser usar todo de uma vez pode ler esse artigo de como conservar alhos por mais tempo.

Aproveitando mel cristalizado

O mel é provavelmente dos produtos alimentares com maior durabilidade, até já foi encontrado num túmulo egípcio e se acredita que ainda estava bom para comer. No entanto nós preferimos comer ele bem "meloso", só que por vezes acondicionamos ele mal e acaba cristalizado. Não tem problema, coloca o frasco em banho-maria, e ele ficará como novo, sem perder nada.

Limão com sabor a gelo

É uma brincadeira mesmo, mas a verdade é que se for como eu que adoro uma boa Coca-Cola com gelo e limão esse truque vai ser bem bacana de fazer. Basta arranjar daqueles moldes de gelo grandes o suficiente para caber uma rodela de limão e a água para fazer o gelo. Coloca no "freezer" e pronto passado umas horas tem gelo e limão tudo junto.

Cortando batata feito maçã

Esse é daqueles que além de simples é bem divertido. Se por acaso tem em casa daqueles cortadores de maçãs que é só empurrar pra baixo e cortar a maçã quase em palitos perfeitos, então porque não fazer o mesmo com a batata? De uma assentada tem a batata cortada e pronta a colocar na fritadeira, não esquecer de tirar a casca antes.

Se pretende ler mais artigos parecidos a 13 truques culinários para facilitar sua vida, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.