Bacalhau

Como preparar o bacalhau

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como preparar o bacalhau
Imagem: lacuinadesempre.cat

Um dos peixes mais versáteis na hora do cozinhar é o bacalhau, já que existem inúmeras receitas para prepará-lo e obter ricos e saborosos pratos. Para algumas destas elaborações, é necessário ferver o bacalhau previamente ou inclusive comê-lo após a fervura. Por isso, em umComo, explicamos com detalhes como preparar o bacalhau.

Menos de 15 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Truques para dessalgar o bacalhau
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, é necessário ressaltar que é muito comum comprar o bacalhau salgado, já que este é um dos métodos de conservação mais comuns deste peixe. Por isso, antes de cozinhar o bacalhau, será necessário dessalgá-lo para tirar o excesso de sal para que a carne não permaneça com sabor salgado.

Deste modo, deverá colocá-lo de molho com água fria e ir trocando a água a cada 8 horas durante no mínimo 2 ou 3 dias. É importante ter em conta que o processo de dessalgar variará em função do tamanho das postas ou pedaços de bacalhau, por isso, explicamos alguns truques para dessalgar o bacalhau.

Como preparar o bacalhau - Passo 1
Imagem: kuinetes.blogspot.com
2

No entanto, também é possível encontrar bacalhau fresco na peixaria ou no supermercado, de maneira que poderá pular a etapa de dessalgar o bacalhau e cozinhá-lo diretamente.

Como preparar o bacalhau - Passo 2
Imagem: gastronomiaycia.com
3

Na hora de cozinhar o bacalhau, você deverá pôr no fogo uma panela ou caçarola com água e, se desejar, pode acrescentar algumas folhas de louro ou alguma outra erva aromática. Deste modo, aromatizará e dará sabor à água de cozimento.

4

Quando a água estiver fervendo, coloque o bacalhau na frigideira e, uma vez que a água volte a ferver, esteja muito atenta ao relógio. O bacalhau é um peixe que requer um curto tempo de cozimento, por isso deverá deixá-lo ferver durante:

  • Postas pequenas: 3 minutos
  • Postas grandes: 5 minutos

Caso deixe o bacalhau cozinhar durante muito tempo, o resultado será postas esmigalhadas e aos pedaços.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como preparar o bacalhau, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário

O que você achou da receita?
Imagem: lacuinadesempre.cat
Imagem: kuinetes.blogspot.com
Imagem: gastronomiaycia.com
1 de 3
Como preparar o bacalhau