Outros Bebidas alcoólicas

Como fazer sagu de vinho

 
Márcio Menino
Por Márcio Menino. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer sagu de vinho

Para aqueles que são gulosos e gostam sempre de comer uma boa sobremesa depois da refeição, essa receita é pra vocês. No sul do Brasil, ali para os lados do Rio Grande do Sul ou Santa Catarina no final da refeição, em qualquer restaurante essa sobremesa vem sempre parar na mesa para adocicar a boca do cliente. Um delicioso sagu de vinho, daqueles feitos na hora nem muito cremoso nem muito líquido. Nesse artigo do umComo vamos ensinar como fazer sagu de vinho lá em casa, a família toda vai adorar, e quem sabe não prepara na próxima vez que for receber uns amigos.

6 convidados Entre 45 e 60 minutos Dificuldade baixa

Ingredientes:

Também lhe pode interessar: Como fazer vinho quente

Passos a seguir:

1

O ideal é colocar o sagu de molho em água por uns quinze minutos, para que ele vá soltando a gosma que tem. Prepare uma panela e coloque ela em lume baixo-médio com quatro xícaras de água, até ferver. Após terminar os quinze minutos, escorra a água do sagu, e coloque o restante na panela ao lume. Mexa muito bem durante dez a quinze minutos até ferver.

Como fazer sagu de vinho - Passo 1
2

Assim que começar a ferver e tiverem passado os tais quinze minutos, ou se notar as bolinhas de sagu ficando transparentes, é altura de escoar novamente o sagu. Para retirar toda a gosma deve passar por água como que lavando. Se prefere um sagu mais consistente não precisa fazer esse passo. Fica ao seu critério, se prefere mais, menos ou no meio termo a viscosidade do sagu de vinho.

3

Numa outra panela coloque em lume médio, as quatro xícaras de vinho tinto, o cravo e a canela a gosto, duas xícaras de água e o açúcar e misture bem para que o açúcar fique diluído. Deixe a mistura ferver, assim que atingir esse ponto coloque o sagu, e deixe cozinhar, sempre nos dez a quinze minutos, até que todas as bolas de sagu fiquem transparentes.

4

Para finalizar, prepare um recipiente para colocar a mistura e deixar arrefecer. Quando estiver à temperatura ambiente coloque na geladeira de um dia para o outro, ou algum tempo no freezer conforme a pressa. Sirva gelado.

Se gostou desta receita de sagu de vinho, então não perca também as nossas receitas de ponche de vinho e de sucupira no vinho.

Como fazer sagu de vinho - Passo 4

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer sagu de vinho, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que você achou da receita?
1 de 3
Como fazer sagu de vinho