Outros Receitas de macarrão

Como fazer lamen japonês

Márcio Menino
Por Márcio Menino. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer lamen japonês

Desde pequeno que eu vivo admirando a cultura e a história japonesa, desde os tempos da primeira katana, passando pelos samurais e a industrialização do Japão. Pelo meio eles foram recebendo e aprimorando receitas bem fáceis e baratas de fazer, entre elas o lamen. Feito de macarrão e outros tantos ingredientes é neste momento a comida mais famosa do Japão a par do sushi. E por isso nesse artigo do umComo vou explicar como fazer lamen japonês, um shoyu lamen.

1 convidado Entre 15 e 30 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Como fazer sobá caseiro
Passos a seguir:
1

A primeira coisa a fazer é o kaeshi, basicamente é o preparado, o molho que vai dar sabor ao nosso lamen. Para isso vamos juntar o molho shoyu, o açúcar, o mirin e o sake num pequeno tacho em lume médio para não queimar, e vá misturando os ingredientes até ficar com um molho viscoso. Deixe o tacho ferver durante uns 5 a 10 minutos. Se preferir e tiver tempo pode fazer em lume baixo mas vai demorar pelo menos 20 minutos até conseguir o kaeshi.

Como fazer lamen japonês - Passo 1
2

De seguida vamos preparar o nosso caldo de lamen. Para isso colocamos o caldo de frango numa frigideira e 30 gramas de kaeshi, ou duas colheres de sopa. E colocamos a ferver. Numa panela à parte colocamos o nosso macarrão para lamen. Como ele já vem pré-cozido apenas irá demorar um a dois minutos a ficar completamente cozinhado, também pode utilizar macarrão instantâneo. Assim que o caldo ferver desligue a chama e deixe repousar um pouco.

Como fazer lamen japonês - Passo 2
3

O próximo passo é pegar numa tigela e colocar o nosso macarrão, de seguida juntamos o caldo na tigela. Finalizamos o nosso lamen colocando o ovo cozido cortado a meio, a cebolinha, o wakame (alga), o moyashi e o chashu. E pronto, temos o nosso lamen japonês pronto a comer. Pode ir alterando os ingredientes finais conforme o seu gosto, e trocar o caldo de frango por peixe.

E se aprecia a gastronomia japonesa não pode perder também a nossa receita de molho teriyaki e de sashimi.

Como fazer lamen japonês - Passo 3

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer lamen japonês, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário

O que você achou da receita?
1 comentário
A sua avaliação:
bernardo
achei muito bom a receita, RECOMENDO!!!!
1 de 4
Como fazer lamen japonês