Geleia

Como fazer geleia de ameixa

Como fazer geleia de ameixa
Imagem: bebesencamino.com

As frutas da época oferecem uma variedade de benefícios, entre os quais se destacam seu baixo custo e melhor qualidade. Para consumi-las podemos ingerir duas peças de fruta diárias ou incluí-las em nossas sobremesas favoritas. Outra opção muito saudável e deliciosa é elaborar uma geleia com elas. Uma das geleias mais populares e apreciadas é a de ameixa; quer saber como fazê-la em casa? Tome nota dos ingredientes e ponha mãos à obra! Continue lendo este artigo de umComo e descubra como fazer geleia de ameixa.

Entre 1 e 2 horas Dificuldade baixa

Ingredientes:

Também lhe pode interessar: Como fazer geleia de tangerina

Passos a seguir:

1

Para fazer a geleia de ameixa pode optar por ameixas vermelhas ou verdes, a escolha será em função do seu gosto, já que o processo é o mesmo. Quanto à quantidade de açúcar, se desejar uma geleia mais doce pode acrescentar mais. Se não dispõe de xícaras, é bom saber que duas equivalem a 500 gramas aproximadamente, de maneira que caso queira aumentar o açúcar, pode elevar a quantidade para 800 g.

2

A primeira coisa que vamos fazer para a elaborar nossa geleia caseira é lavar bem as ameixas. Para isso, esfregue com os dedos toda a fruta e utilize bastante água. Uma vez lavadas, abra-as ao meio para retirar os caroços e corte-as em pedaços pequenos sem descascá-las. É aconselhável que os pedaços não sejam grandes para que absorvam melhor o açúcar e cozinhem mais rápido mais à frente.

Como fazer geleia de ameixa - Passo 2
Imagem: cocinaycomparte.com
3

Agora, colocamos as ameixas cortadas diretamente na panela que usaremos para fazer a geleia durante os passos seguintes; acrescentamos o açúcar e o suco de limão espalhando-os por todas as frutas e misturamos bem para distribuir. O mais aconselhável é usar uma panela grande para que as ameixas não fiquem todas agrupadas e a geleia cozinhe melhor. Depois de mexer, tampe a panela e deixe repousar na geladeira por duas horas. Desta forma as ameixas começarão a absorver o açúcar e a soltar seu suco.

Como fazer geleia de ameixa - Passo 3
Imagem: beatriz-misrecetasdecocina.com
4

Passado este tempo, retire a panela da geladeira e ponha-a para esquentar em fogo médio. Você deverá mexer a geleia de ameixa de vez em quando para que não fique grudada no fundo e se queime. Pode demorar por volta de 1 hora para adquirir a consistência adequada de geleia, por isso deverá ter paciência. Se você considerar que está muito espessa, pode acrescentar uma xícara de água.

Como fazer geleia de ameixa - Passo 4
Imagem: mis-recetas.org
5

Você saberá que a geleia de ameixa está pronta quando, ao pegar um pouco com uma colher e deixar cair as gotas, elas caem lentamente e se agrupam. Se, pelo contrário, a textura é muito líquida, precisará de mais alguns minutos de cozimento. Quando estiver pronta, pode deixar como está ou bater para obter uma textura mais lisa e leve.

Como fazer geleia de ameixa - Passo 5
Imagem: gastronomiaycia.com
6

Depois de terminada, reserve-a quente em frascos de vidro previamente esterilizados e tampe-os. Para que se conserve durante mais tempo, deverá fazer um fechamento a vácuo. Para fazê-lo, basta colocar um pano limpo na base de uma panela, ponha os frascos tampados para cima (de pé), cubra-os com água e esquente-os em fogo médio. Quando o água atingir o ponto de ebulição, deixe ferver durante 20-30 minutos e apague o fogo. Deixe que os frascos esfriem; seque-os e reserve em um lugar fresco e sem umidade.

7

Como vê, fazer geleia de ameixa é muito simples. Se você gosta de geleias caseiras, não perca nossas receitas de geleia de morango, geleia de tomate e geleia de laranja. Tenha em conta que as geleias caseiras não duram tanto como as industriais, de maneira que uma vez aberto o frasco, deverá consumir antes das três semanas. Se você as guardar na geladeira, podem durar um pouco mais de tempo.

Como fazer geleia de ameixa - Passo 7
Imagem: laube-sanoyderechupete.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer geleia de ameixa, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário
O que você achou da receita?
5 comentários
A sua avaliação:
Rodrigo de Pierri
Acabei de terminar de fazer a geléia. Poxa, dá um trabalhinho. Prepara as pernas e os braços; mas vale a pena: rendeu dois potes de 550 gramas cada. Usei 1200 gramas de ameixa, pesadas ainda com caroço, e 400 gramas de açucar, pois não gosto muito doce, mas pode colocar mais açucar se quiser pois a fruta é bastante azeda. No meio do processo desliguei o fogo esperei esfriar e bati no mixer para ficar liso. Deixei cozinhar por 1 hora e 10 minutos e no fim mexia sem parar. Coloquei o suco de 1 limão logo apoós desligar o fogo. Ficou 10. Recomendo, mas dá trabalho.
A sua avaliação:
ALESSANDRA ROSSATO GABRIEL
Gostaria de saber se depois que fecho os vidros com a geleia ainda quente posso guardar fora da geladeira?
A sua avaliação:
Luiz Marcos Lira
Ainda não fiz, mas vou fazer brevemente. Um Abraço.
Ana Paula dos Santos Silva
dar p fazer geleia com ameixa argentina tmbm fc gostosa
Laiz
Gostei da receita. Gostei deste site. Gostaria de saber a validade das geleias envasadas antes de serem abertas para consumo. Obrigada Laiz
Imagem: bebesencamino.com
Imagem: cocinaycomparte.com
Imagem: beatriz-misrecetasdecocina.com
Imagem: mis-recetas.org
Imagem: gastronomiaycia.com
Imagem: laube-sanoyderechupete.com
1 de 6
Como fazer geleia de ameixa