Ameixas

Como fazer compota de ameixa

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer compota de ameixa

A compota de ameixa é uma excelente alternativa para aproveitar ao máximo as propriedades desta fruta, além de ser uma sobremesa muito gostosa e simples que podemos preparar em poucos minutos, sem somar muitas calorias à nossa comida. Se além disso tiver em casa um montão de ameixas e não souber o que fazer com elas, esta receita pode ser a melhor solução. Em umComo.com.br explicamos a você como fazer compota de ameixa, deliciosa e simples.

Entre 15 e 30 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Como fazer compota de amoras
Passos a seguir:
1

Para fazer uma deliciosa compota de ameixas de forma rápida, é muito importante que as ameixas escolhidas estejam bem maduras, por isso escolha as mais molinhas, deste modo cozinharão bem mais rápido e o resultado final será mais gostoso.

Como fazer compota de ameixa - Passo 1
2

Depois de escolher, comece lavando bem as ameixas, descasque com um descascador de batata, pique na metade e elimine os caroços. É importante que nenhuma ameixa fique com caroço.

3

Em uma panela suficientemente alta adicione 1/4 de xícara de água, 1/4 de xícara de açúcar, o pau de canela e o rum, caso decida incorporá-lo à sua receita. Coloque a mistura a fogo médio.

4

Quando começar a ferver, acrescente meio quilo de ameixas descascadas e sem caroço e coloque no fogo baixo. Tampe a panela e deixe cozinhar até que amoleçam.

Se as ameixas escolhidas estiverem muito maduras, demorarão ao redor de 5 minutos para cozinhar, caso contrário podem demorar entre 10 e 15 minutos.

5

Se apesar das ameixas estarem moles a mistura ainda estiver muito líquida, deixe cozinhar mais alguns minutos para que o açúcar dê mais corpo à compota de ameixas.

Deixe esfriar e depois misture um pouco com um liquidificador ou vareta elétrica para dar a típica textura de compota. Deixe esfriar na geladeira e sirva sozinha ou acompanhada de qualquer outra sobremesa.

Como fazer compota de ameixa - Passo 5
6

Se gosta de compotas caseiras, veja as nossas outras receitas de compota de laranja, de tomate e de maçã.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer compota de ameixa, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário

O que você achou da receita?
1 de 3
Como fazer compota de ameixa