Outras receitas de peixe

Como fazer chocos grelhados

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 26 fevereiro 2021
Como fazer chocos grelhados

Os chocos são um dos frutos do mar mais deliciosos. Se você não quer complicar sua vida com uma receita muito elaborada e quiser desfrutar deste típico aperitivo espanhol, recomendamos que continue lendo este artigo.

Os chocos têm um sabor extraordinário e não precisa de muito para ficar excelente, podendo ser servido como entrada, acompanhamento ou prato principal sem problemas. Quer uma receita simples, saudável e deliciosa? No umCOMO vamos explicar como fazer chocos grelhados, para desfrutar de um dos pratos tradicionais da gastronomia espanhola.

Entre 15 e 30 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Como fazer camarão grelhado
Passos a seguir:
1

Fazer chocos grelhados é muito fácil e os ingredientes necessários são muito poucos, além disso o mais provável é que você os tenha à mão e em casa. Em primeiro lugar é fundamental comprar chocos frescos, para que a receita fique perfeita é melhor que não sejam congelados.

Uma vez prontos, recomendamos servir e comer, é um prato muito saboroso recém-preparado, mas quando requentado perde muito.

Como fazer chocos grelhados - Passo 1
2

Para preparar esta receita de chocos grelhados você terá de limpá-los bem antes de cozinhá-los. Esta é a parte mais chata e trabalhosa de toda a preparação, mas é totalmente imprescindível. Limpe todo o interior do choco e elimine a cartilagem branca longitudinal que ele tem. Se não souber bem o processo, no nosso artigo como limpar uma lula explicamos como o fazer passo a passo que é parecido.

Quando estiverem limpos, coloque-os sobre um papel absorvente para eliminar os restos de água e para cozinharem melhor. Isto é muito importante, porque se ficar com água, ao invés de grelhar, acabarão cozinhando.

3

Para que os chocos adquiram um sabor ainda mais intenso, uma boa recomendação é deixá-los descansando com um pouco de sal e alho picado. Enquanto a água é absorvida e os chocos ficam empapadas com o sabor do alho, vale a pena preparar o tempero.

Pegue um recipiente, corte os dentes de alho e esmague-os. Coloque os alhos, a salsa picada, o vinho branco e o óleo e misture bem. Deve ficar com um aspecto de molho com todos os ingredientes muito bem complementados.

Como fazer chocos grelhados - Passo 3
4

Em seguida, coloque a grelha no fogo, seque bem os chocos com papel e faça dois cortes longitudinais para que, ao colocá-los na grelha, eles não fiquem dobrados ou curvos. Quando esquentar bem o azeite, jogue os chocos.

Deve cozinhá-los em fogo alto durante dois minutos. Quando estiverem quase prontos, pegue o tempero previamente preparado e verta em cima dos chocos, deixe cozinhar tudo junto durante mais 1 minuto, no máximo. E já estão prontos para comer e desfrutar. As servi-los, você pode comê-los apenas com o tempero preparado de salsa e, inclusive, acompanhá-los com um delicioso molho de alho e azeite caseiro. Seja como for, são simplesmente deliciosos.

Mas, claro que esta não é a única receita clássica e deliciosa com este alimento, se você gosta de lulas e quer descobrir mais preparos não perca o nosso artigo de como fritar lulas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer chocos grelhados, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário

O que você achou da receita?
1 comentário
A sua avaliação:
António Aires
O que está na foto não é choco mas sim lulas


1 de 3
Como fazer chocos grelhados