Confeitaria

Como fazer buttermilk

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer buttermilk
Imagem: wikipedia.com

O buttermilk ou soro de leite é um produto que se utiliza, sobretudo, em receitas de confeitaria. Antigamente, este líquido era o resultado que se obtinha da nata batida, mas hoje em dia, o extraímos acrescentando ao leite desnatado ou semidesnatado bactérias de ácido lático. Pode obtê-lo em supermercados ou prepará-lo você mesmo em casa. Fazer é muito simples e bem mais econômico que a primeira opção. Se você quer saber como fazer buttermilk e dar a suas sobremesas um toque mais suculento e esponjoso, continue lendo este artigo de umComo.

Menos de 15 minutos Dificuldade baixa

Ingredientes:

Também lhe pode interessar: Como fazer brigadeirão

Passos a seguir:

1

O primeiro que deve fazer é preparar os ingredientes. Pode utilizar tanto suco de limão quanto vinagre, mas nós aconselhamos que utilize a segunda opção já que o resultado é muito melhor. Pode usar vinagre de sidra, de maçã, etc.

2

Preparar buttermilk é muito fácil, comece esquentando o leite em fogo lento. É importantíssimo que não chegue a ferver, a temperatura ideal você conseguirá quando introduzir um dedo e notar o calor sem chegar a se queimar. Tenha muito cuidado com esta prática.

Como fazer buttermilk - Passo 2
3

Quando o leite atingir a temperatura ideal, acrescente a colher de vinagre ou suco de limão, mexa um pouco e deixe uns segundos para que esquentem os dois ingredientes juntos. Depois, apague o fogo e deixe repousar durante 10-15 minutos.

Como fazer buttermilk - Passo 3
Imagem: mejorconsalud.com
4

Depois desse tempo, quando o leite tiver espessado um pouco, verá que tem um aspecto de leite com café, não se preocupe porque é bem como deve ficar. Agora simplesmente misture um pouco e já pode utilizá-lo para fazer suas receitas. Se quiser, pode coar o buttermilk, mas não é um passo obrigatório.

Como fazer buttermilk - Passo 4
Imagem: magdalenacocina.com
5

Como vê, fazer buttermilk caseiro é muito simples e econômico. Além disso, uma vez que comece a prová-lo em seus cupcakes, por exemplo, bolos ou panquecas, não poderá mais deixar de utilizar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer buttermilk, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário
O que você achou da receita?
Imagem: wikipedia.com
Imagem: mejorconsalud.com
Imagem: magdalenacocina.com
1 de 4
Como fazer buttermilk