Café da manhã saudável

Como fazer barras energéticas com chocolate

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 27 janeiro 2021
Como fazer barras energéticas com chocolate
Imagem: alimentossaudaveis.net

As barras energéticas são um suplemento perfeito para todas as pessoas que fazem esporte ao ar livre. Possuem um conteúdo nutricional tão elevado que são recomendáveis não apenas para os atletas, mas também para quem deseja seguir uma dieta equilibrada e ter uma vida saudável. Você pode comprá-las prontas em qualquer supermercado ou fazê-las você mesmo em casa. Se gostaria de incluí-las em sua dieta mas não gosta muito do seu sabor, o que acha se colocarmos chocolate na lista de ingredientes? Não perca este artigo de umComo e descubra como fazer barras energéticas com chocolate.

Entre 30 e 45 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Como fazer barra de cereal
Passos a seguir:
1

Preparar suas próprias barras energéticas é muito simples: o primeiro que deve fazer é esquentar em uma panela a fogo baixo, o mel, o açúcar e a manteiga. Se quer fazer as barras ainda mais saudáveis, pode eliminar o açúcar e aumentar a quantidade de mel e manteiga proporcionalmente. Mexa de vez em quando para que se dissolva.

Como fazer barras energéticas com chocolate - Passo 1
Imagem: galeteria.cat
2

Enquanto os ingredientes anteriores se dissolvem, esmague os frutos secos que tiver escolhido. Você pode usar amêndoas, nozes, pinhões, sésamo... o que mais gostar. Além disso, se não gosta dos frutos secos pode substitui-los por frutos vermelhos, como mirtilos, e picar tudo bem pequenininho. Pré-aqueça o forno a 200 ºC.

Como fazer barras energéticas com chocolate - Passo 2
Imagem: biobiochile.cl
3

Quando os ingredientes que tem no fogo tiverem se dissolvido totalmente, incorpore os frutos secos picados, os flocos de aveia, a canela em pó e a pitada de sal. Se quiser, pode usar essência de baunilha ao invés de canela. Você deverá mexer tudo até obter uma massa. Se quiser, pode picar um pouco de chocolate e acrescentar alguns pedacinhos na massa.

4

Pegue uma bandeja de forno e cubra com papel vegetal adequado para isso. Quando a massa estiver pronta, jogue na bandeja deixando uma espessura de três centímetros, mais ou menos. Tente dar forma de quadrado ou retângulo à massa das barras energéticas para que, ao cortar mais para a frente, fiquem todas iguais.

Como fazer barras energéticas com chocolate - Passo 4
Imagem: corroluegoescribo.com
5

Agora, abaixe a temperatura do forno a 190 ºC e asse a barra durante 15 minutos. Enquanto estão no forno, derreta o chocolate. Para derreter você tem várias opções: pode fazer em banho-maria, no microondas ou em uma panela no fogo, como achar mais cômodo.

6

Depois desse tempo no forno, retire a barra do forno e deixe esfriar. Quando estiver fria, já pode cortar as barras com uma faca de serrinha. Agora só falta molhar as barras no chocolate até pela metade e deixar endurecer. Para isso, coloque as barras com a parte do chocolate para cima, caso contrário ficarão grudadas sobre a superfície onde estão. Para acelerar o processo, pode colocá-las na geladeira.

Como fazer barras energéticas com chocolate - Passo 6
Imagem: gawkerassets.com
7

Quando o chocolate tiver solidificado, suas barras energéticas caseiras estarão prontas. Como você pode ver, trata-se de uma receita muito simples e deliciosa, além de saudável. Com estas quantidades você deveria conseguir umas 20 barras, mas isso depende da forma que dê a elas ao cortar.

Como fazer barras energéticas com chocolate - Passo 7
Imagem: nopesoideal.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer barras energéticas com chocolate, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário

O que você achou da receita?
Imagem: alimentossaudaveis.net
Imagem: galeteria.cat
Imagem: biobiochile.cl
Imagem: corroluegoescribo.com
Imagem: gawkerassets.com
Imagem: nopesoideal.com
1 de 6
Como fazer barras energéticas com chocolate