Caranguejo ao vapor

Como cozinhar caranguejo

Como cozinhar caranguejo

Deliciosos caranguejos! Estes crustáceos, sejam de mar ou de rio, são muito saborosos e oferecem um sabor único a qualquer de seus pratos: arroz, caldos, etc. Assim, ainda que à primeira vista possa não parecer, ferver caranguejo não tem nenhum tipo de complicação. Entretanto, se você não sabe os passos a serem seguidos, não se preocupe porque, neste artigo de umCOMO, explicamos em detalhes como cozinhar caranguejo.

Dificuldade baixa

Ingredientes:

Também lhe pode interessar: Como cozinhar lagostins

Passos a seguir:

1

Antes de aprender a cozinhar caranguejo, será necessário ter em conta alguns fatores a respeito deste marisco. Quando o comprar na peixaria ou supermercado, certifique-se de que o caranguejo esteja fresco.

2

Deste modo, quando chegar a casa, não deixe os caranguejo dentro da sacola ou embalagem em que lhe foi vendido. Assim, recomendamos colocá-los em um recipiente com um pouco de água salgada para mantê-lo vivo.

3

Antes de cozinhar o caranguejo é preciso abatê-lo. Para isso, insira uma faca pontiaguda na boca do caranguejo até chegar ao fim do casco. Espere até que ele esteja totalmente abatido. Após este processo, coloque no fogo uma panela suficientemente grande com água; acrescente algumas folhas de louro ou alguma outra erva aromática para dar sabor. Insira os caranguejos dentro da panela.

4

Quanto ao tempo de cozimento dos caranguejos, por serem pequenos, não será necessário que fervam por mais de cinco minutos. Você verá como a água quente mudará de cor e adquirirá um vermelho intenso. Passado este tempo, já poderão ser retirados da água, limpos e usados para a receita que deseja preparar após cozinhar caranguejo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cozinhar caranguejo, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que você achou da receita?
5 comentários
A sua avaliação:
Regina
Muito útil e fácil de fazer!
A sua avaliação:
THALIA
Não se ferve caranguejo vivo. Aliás nenhuma animal deve ser morto desta forma.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Thalia, agradecemos o seu comentário e já fizemos a alteração na receita. Esperamos que você continue nos acompanhando. Um abraço da equipe editorial do umCOMO.
Lindalva Mouta
Desculpe, mas o caranguejo não pode ser posto na panela vivo, tem que ser morto antes ou vai ficar com cheiro a amoníaco, tem que enfiar uma façam pontiaguda no que seria a boca do caranguejo, deste modo ele se mija e morre e nem deve ser posto vivo em água quente, pois desta maneira solta me as patas.
ROBERTO DA SILVA BRANDAO JUNIOR
ACho que vc está bem equivocada. Sempre fiz os caranguejos vivos e não soltam as patas. De onde vc tirou que se cozinhar vivo ficará com cheiro de amoníaco??? Centenas de restaurantes fazem eles vivos.
Verissimo franco
Ela ta certa, nasci na beira do mar e do mangue. Vc ta perturbado isso sim. Não sabe de P N.
Gilton Caminha
Além do mais é muita maldade cozinhar o bicho vivo. Ele morre aos poucos queimado. Melhor matá-lo de uma vez e depois cozinhá-lo.
A sua avaliação:
Elisa
Gostei das dicas muito bom.
Chelle
Mas vem cá, essas fotos que você colocou de ilustração não é caranguejo não colega é siri. A anatomia do corpo do caranguejo é bem diferente de siri rs
MONICA COSTA
Não não, siri tem o casco pontiagudo nas laterais e é achatado.. A ilustração está correta.
Rosana
Moça isso é claramente caranguejo kkkkk não é siri . São tão diferentes
Como cozinhar caranguejo