Fazer sanduíche

Como fazer sanduíche de mortadela do mercadão

 
Julia Latorre
Por Julia Latorre, Editora. Atualizado: 23 janeiro 2020
Como fazer sanduíche de mortadela do mercadão

O sanduíche de mortadela do mercadão de São Paulo é uma das mais famosas iguarias paulistanas. Pão francês e quantidades generosas (cerca de 300g) de mortadela são a marca registrada das lanchonetes do Mercado Municipal da capital paulista. Se você ficou com vontade de provar e não tem planos de ir ao mercadão tão cedo o umCOMO te dá o passo a passo de como fazer o sanduíche de mortadela do mercadão.

1 convidado Menos de 15 minutos Dificuldade baixa

Ingredientes:

  • Opcional

Vai precisar de:

  • Frigideira ou chapa
Também lhe pode interessar: Como fazer um sanduíche vegetal

Passos a seguir:

1

Corte o pão francês em duas partes, da maneira que se corta quando fazemos sanduíche. Se o pão não estiver fresco (o ideal é que esteja), deixe no forno por alguns minutos, ou passe pela chapa ou frigideira quente somente para esquentar e dar uma textura mais crocante ao pão.

2

Acenda o fogo, coloque a frigideira ou chapa no fogão e jogue um fio de azeite em fogo médio.

Dica: em caso de frigideira antiaderente o fio de azeite é opcional.

Como fazer sanduíche de mortadela do mercadão - Passo 2
3

O segredo do sanduíche de mortadela do mercadão perfeito começa agora: coloque toda a mortadela na frigideira, uma fatia em cima da outra, para esquentar. Não seja ansioso tentando virar a mortadela quando ela ainda não estiver quente.

4

Quando esse lado começar a fritar, mude o lado das fatias de mortadela que entram em contato com a frigideira (aproximadamente 1 minuto). Use uma espátula e tente virar todas as fatias de uma só vez como se elas fossem uma coisa só.

5

Assim que começar a fritar novamente é hora de dobrar essa camada em dois. O círculo de mortadela se tornará um semicírculo ainda mais alto.

6

Coloque o semicírculo de mortadela entre as fatias cortadas de pão francês. Está pronto o seu sanduíche de mortadela do mercadão. Sirva com limão para pingar e mostarda a gosto.

7

Extra: essa é a receita tradicional, mas todas as lanchonetes oferecem versões mais incrementadas do sanduíche que podem ter queijo derretido, ovo frito e até salada. Se você ficar com vontade, basta adicionar esses ingredientes quando a mortadela já estiver quente.

Bom apetite!

Sobrou mortadela? Você pode aproveitar para essas outras receitas deliciosas:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer sanduíche de mortadela do mercadão, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Conselhos

  • Existem variações do sanduíche que levam queijo e mostarda. Se optar por essa receita, adicione o queijo entre as fatias de mortadela e a mostarda antes de fechar o pão.
  • Pimenta e limão são temperos que caem muito bem ao sanduíche e podem ser usados de acordo com o gosto do freguês.
Escrever comentário
O que você achou da receita?
1 de 2
Como fazer sanduíche de mortadela do mercadão