Licores de frutas

Como fazer licor de maracujá

Como fazer licor de maracujá

O licor de maracujá é, dos licores, o mais conhecido e bebido no Brasil, além disso, é muito fácil fazê-lo; sem contar todos os benefícios nutricionais do maracujá, como a sua riqueza em vitaminas A, complexo B e C, fibras, cálcio, sais minerais e fósforo. Quem já provou sabe que ele é delicioso e deixa aquele sabor marcante no paladar. Neste post do umCOMO explicamos passo a passo como fazer licor de maracujá em casa. Siga as instruções abaixo e bom preparo!

Dificuldade baixa
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Como fazer licor de chocolate
Passos a seguir:
1

Comece por lavar os maracujás e cortá-los ao meio para tirar o miolo e algumas sementes. Não precisa tirar todas, tire apenas o excesso. Separe o que restar.

Como fazer licor de maracujá - Passo 1
2

Junte, numa vasilha, a polpa do maracujá e amasse-a com um garfo até obter uma mistura meio pastosa da fruta.

3

Agora misture a polpa do maracujá com o álcool num pote de vidro, depois disso, feche bem e deixe o pote num local escuro. A mistura não pode entrar em contato com a luz, se preferir, envolva o vidro num papel alumínio, ou faça como antigamente e enterre-o.

4

A mistura do licor de maracujá deve permanecer neste estado de maceração durante duas semanas ou quinze dias, lembrando que ela não pode entrar em contato com a luz. No entanto, você deve agitá-lo uma ou duas vezes por dia, isso ajuda na fermentação.

5

Após o período, coe a mistura com um coador de café ou um pano limpo, para outro recipiente. Deixe este novo recipiente guardado enquanto se faz a calda. Junte a mistura e a calda no mesmo dia em que retirar a mistura do processo de maceração.

6

Para fazer a calda do licor de maracujá, você precisará colocar todo o açúcar numa panela já com a água. Levá-los ao fogo médio/brando durante cerca de 15 minutos, ou até que o açúcar e a água já tenham se tornado uma calda. Não deixe de mexer, o açúcar não deve chegar ao ponto de queimar. Você saberá que está no ponto quando levantar a colher e uma fina camada quase caramelizada escorrer dela de volta para a panela. Retire então do fogo e deixe a mistura esfriar naturalmente.

7

Agora, pegue a mistura de maracujá que foi macerada durante quinze dias e despeje sobre a calda que você acabou de fazer, misture bem, isto é essencial para fazer um bom licor de maracujá. Depois que obter uma mistura moderadamente homogênea, deixe esfriar naturalmente. Neste período, a mistura também irá decantar, portanto, não coloque no congelador ou geladeira.

8

Agora, coe com um coador de café, de papel, para retirar qualquer impureza que tenha restado na mistura e engarrafe-a. Escolha garrafas escuras ou mesmo potes que devem ficar em locais escuros. É importante que o seu licor não esteja em contato com a luz ou o calor, até ser definitivamente servido. Lembrando que esta mistura deve ficar no mínimo 30 dias parada para apurar o sabor do seu licor. Depois, você pode servi-lo naturalmente.

Confira outras receitas de licores:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer licor de maracujá, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Conselhos
  • Você pode acrescentar algumas ervas ou sementes variadas na fabricação do licor para obter sabores mais variados. Alguns exemplos podem ser: folhas de hortelã, raspas de amêndoas, gotas de baunilha, etc., use a sua criatividade!

Escrever comentário

O que você achou da receita?
5 comentários
A sua avaliação:
Fátima Machado Fernandes
Como fazer licor de amarula
A sua avaliação:
Helenice Maria do nascimento
Gostaria de saber mais receitas
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Helenice, tudo bem? Aqui você pode encontrar mais algumas receitas de licor caseiras, como a de abacaxi: https://comida.umcomo.com.br/receita/como-fazer-licor-de-abacaxi-23319.html, a de chocolate: https://comida.umcomo.com.br/receita/como-fazer-licor-de-chocolate-23352.html e a de menta: https://comida.umcomo.com.br/receita/como-fazer-licor-de-menta-23353.html. Esperamos que você goste e continue acompanhando os artigos do umCOMO. Um abraço da equipe editorial!
A sua avaliação:
Ricardo Feiteira LopesAproveitando alguns frutos
Aproveitando alguns frutos dum maracujá existente, decidi aventurar-me na feitura do dito licor e, escolhi entre outros a vossa receita,a qual agradeço.
Tiago Macedo
Qto rende essa receita?
A sua avaliação:
DIVINA VENÂNCIO
Não entendi, no início do texto vc diz que usaremos o maracujá com a casca, mas no "modo de fazer" manda retirar o miolo e um pouco das semente...amassar a polpa com um garfo. O que vou amassar e misturar no álcool são as sementes que retirei? Onde é que utilizo as cascas, como citou acima? Muita dúvida!?!?!?
JM
Onde ele menciona que vai usar a casca?não encontrei. . .
1 de 2
Como fazer licor de maracujá