Porco

Como fazer joelho de porco

Como fazer joelho de porco
Imagem: revistapepper.com.br/

Delicioso e com um sabor singular, o joelho de porco é um prato que faz lembrar comida de avó, é uma iguaria que exige alguns cuidados específicos para que o preparo possa manter as particularidades da carne fibrosa e garantir o cozimento por igual. Em algumas receitas é possível observar que o joelho de porco pode ser introduzido em alguns pratos salgados, como na feijoada ou outros preparos típicos do norte e nordeste. Mas se você nunca preparou o joelho de porco em casa, vai gostar de saber que dá para fazer na panela de pressão com os temperos e acompanhamentos que você quiser, quer aprender? Então fique atento as dicas aqui em UmComo.com.br!

Mais de 2 horas Dificuldade média
Ingredientes:
Passos a seguir:
1

Sempre tempere o seu joelho de porco com nove horas de antecedência. É que a carne do porco por ser muito fibrosa tem uma absorção mais lenta dos temperos, portanto qualquer que seja o tempero que você optar, comece aplicando-o por igual, de preferência no dia anterior.

2

Sele o joelho de porco já temperado na panela de pressão usando um pouco de óleo. Depois de selado você vai precisar cobri-lo com aproximadamente um litro e meio de água fervente.

3

Você poderá acrescentar legumes ao cozimento, como batatas ou cenouras por exemplo, mas fique atento ao tempo de preparo e a consistência dos legumes. Se você optar por algum tipo de abóbora por exemplo, precisará esperar até que o joelho de porco esteja pronto para só então acrescentar este legume, que é preferível picado em cubos grandes, para evitar que derretam. Você também pode optar por fazer um purê de abobora ou de batatas para servir como acompanhamento, e pode também usar frutas, como o abacaxi, no seu prato!

4

O joelho de porco costuma ser uma carne muito saborosa para ser servida em diversas ocasiões, mas se puder escolha sempre a forma fresca que é mais fácil de preparar e tem um sabor muito mais interessante e suculento. Para o caso de você desejar servi-lo por exemplo, para convidados.

5

Uma outra forma muito interessante e igualmente deliciosa de preparar o joelho de porco, é fazê-lo descansar por 12 horas em uma panela de pressão com aproximadamente um litro de água (ou o suficiente para cobrir) e todos os outros ingredientes do tempero e preparo. Você pode colocar batatas ou cenouras, ou outros legumes que preferir, quando se trata de joelho de porco as cebolas são sempre muito bem vindas e poderão ser igualmente colocadas na água.

6

Tampe e ao final do prazo de doze horas leve tudo ao fogo e cozinhe até a carne ficar a ponto de se desprender do osso.

7

Quando for escolher os temperos para o preparo do joelho, você pode usar a sua criatividade e investir em folhas de louro, noz moscada, alho, sal grosso ou até orégano se preferir. É uma carne muito versátil e a escolha do tempero vai depender do acompanhamento que você decidir servir.

8

De qualquer forma sinta-se à vontade para experimentar o novo, e comece explorando a sua criatividade para em seguida aprimorar as suas técnicas na culinária!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer joelho de porco, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Conselhos
  • Gostou da nossa receita de joelho de porco? Então deixe um comentário contanto para nós a sua opinião!

Escrever comentário

O que você achou da receita?
1 comentário
luiz carlos costa
Gostei muito fantastico
Editor umComo.com.br
Oi Luiz, muito obrigada valeu :) Continue seguindo as nossas novidades ;)
Imagem: revistapepper.com.br/
Como fazer joelho de porco